11 possíveis sintomas cardíacos que você não deve ignorar
Se algo desse errado com seu coração, você saberia?
Nem todos os problemas cardíacos vêm com sinais de alerta claros. Nem sempre há um aperto no peito alarmante seguido de uma queda no chão como você vê nos filmes. Alguns sintomas cardíacos nem acontecem no peito, e nem sempre é fácil saber o que está acontecendo.
“Se você não tem certeza, faça um check-out”, diz Charles Chambers, MD, diretor do Laboratório de Cateterismo Cardíaco do Penn State Hershey Heart and Vascular Institute.
Isso é especialmente verdadeiro se você tem 60 anos ou mais, está acima do peso ou tem diabetes, colesterol alto ou pressão alta, diz Vincent Bufalino, MD, porta-voz da American Heart Association. “Quanto mais fatores de risco você tiver”, diz ele, “mais você deve se preocupar com qualquer coisa que possa estar relacionada ao coração”.
Fique especialmente atento a estes problemas:
1. Desconforto no peito
É o sinal mais comum de perigo cardíaco. Se você tiver uma artéria bloqueada ou estiver tendo um ataque cardíaco, poderá sentir dor, aperto ou pressão no peito.
“Todo mundo tem uma palavra diferente para esse sentimento”, diz Chambers. “Algumas pessoas dizem que é como se um elefante estivesse sentado nelas. Outras pessoas dizem que é como um beliscão ou queimação.”
A sensação geralmente dura mais do que alguns minutos. Pode acontecer quando você está em repouso ou quando está fazendo algo físico.
Se for apenas uma dor muito breve – ou se for um ponto que dói mais quando você o toca ou empurra – provavelmente não é o seu coração, diz Chambers. Você ainda deve fazer o check-out por um médico. Se os sintomas forem mais graves e não desaparecerem após alguns minutos, você deve ligue 911.
Além disso, lembre-se de que você pode ter problemas cardíacos – até mesmo um ataque cardíaco – sem dor no peito. Isso é particularmente comum entre as mulheres.
2. Náusea, indigestão, azia ou dor de estômago
Algumas pessoas apresentam esses sintomas durante um ataque cardíaco. Eles podem até vomitar, diz Chambers.
As mulheres são mais propensas a relatar esse tipo de sintoma do que os homens.
Claro, você pode ter uma dor de estômago por muitas razões que não têm nada a ver com o seu coração. Afinal, pode ser apenas algo que você comeu. Mas você precisa estar ciente de que isso também pode acontecer durante um ataque cardíaco.
Portanto, se você se sente assim e corre o risco de ter problemas cardíacos, deixe um médico descobrir o que está acontecendo, especialmente se você também tiver algum dos outros sintomas desta lista.
3. Dor que se espalha para o braço
Outro sintoma clássico de ataque cardíaco é a dor que se irradia para o lado esquerdo do corpo.
“Quase sempre começa no peito e se move para fora”, diz Chambers. “Mas eu tive alguns pacientes que tinham principalmente dores no braço que acabaram sendo ataques cardíacos.”
4. Você se sente tonto ou tonto
Muitas coisas podem fazer você perder o equilíbrio ou sentir-se fraco por um momento. Talvez você não tenha comido ou bebido o suficiente, ou tenha se levantado rápido demais.
Mas se de repente você se sentir instável e também sentir desconforto no peito ou falta de ar, procure ajuda médica imediatamente.
“Isso pode significar que sua pressão arterial caiu porque seu coração não consegue bombear como deveria”, diz Bufalino.
5. Dor de Garganta ou Mandíbula
Por si só, a dor na garganta ou na mandíbula provavelmente não está relacionada ao coração. Mais provavelmente, é causado por um problema muscular, um resfriado ou um problema de sinusite.
Mas se você tiver dor ou pressão no centro do peito que se espalha para a garganta ou mandíbula, pode ser um sinal de ataque cardíaco. Ligue 911 e procure atendimento médico para garantir que está tudo bem.
6. Você se cansa facilmente
Se de repente você se sentir cansado ou sem fôlego depois de fazer algo que não teve nenhum problema em fazer no passado – como subir as escadas ou carregar mantimentos do carro – marque uma consulta com seu médico imediatamente.
“Esses tipos de mudanças significativas são mais importantes para nós do que qualquer pequena dor que você possa estar sentindo”, diz Bufalino.
Exaustão extrema ou fraqueza inexplicável, às vezes por dias seguidos, pode ser um sintoma de doença cardíaca, especialmente para as mulheres.
7. Ronco
É normal roncar um pouco durante a soneca. Mas o ronco incomumente alto que soa como um suspiro ou engasgo pode ser um sinal de apneia do sono. É quando você para de respirar por breves momentos várias vezes durante a noite enquanto ainda está dormindo. Isso coloca estresse extra em seu coração.
Seu médico pode verificar se você precisa de um estudo do sono para ver se você tem essa condição. Se o fizer, você pode precisar de uma máquina CPAP para suavizar sua respiração enquanto dorme.
8. Suando
Começar a suar frio sem motivo aparente pode sinalizar um ataque cardíaco. Se isso acontecer junto com qualquer um desses outros sintomas, ligue 911 para chegar a um hospital imediatamente. Não tente dirigir sozinho.
9. Uma tosse que não para
Na maioria dos casos, isso não é um sinal de problema cardíaco. Mas se você tem uma doença cardíaca ou sabe que está em risco, preste atenção especial à possibilidade.
Se você tiver uma tosse de longa duração que produz um muco branco ou rosa, pode ser um sinal de insuficiência cardíaca. Isso acontece quando o coração não consegue atender às demandas do corpo, fazendo com que o sangue volte para os pulmões.
Peça ao seu médico para verificar o que está causando sua tosse.
10. Suas pernas, pés e tornozelos estão inchados
Isso pode ser um sinal de que seu coração não bombeia o sangue com a eficiência que deveria.
Quando o coração não consegue bombear rápido o suficiente, o sangue se acumula nas veias e causa inchaço.
A insuficiência cardíaca também pode tornar mais difícil para os rins remover água e sódio extras do corpo, o que pode levar ao inchaço.
11. Batimento cardíaco irregular
Pode ser normal que seu coração acelere quando você está nervoso ou excitado, ou que pule ou adicione uma batida de vez em quando.
Mas se você começou a sentir palpitações, consulte seu médico. Ligue para o 911 se tiver palpitações ou batimentos cardíacos irregulares persistentes ou se também tiver dor ou pressão no peito, tontura ou falta de ar.
“Na maioria dos casos, é causado por algo fácil de resolver, como excesso de cafeína ou falta de sono”, diz Bufalino. Mas, ocasionalmente, pode sinalizar uma condição chamada fibrilação atrial que precisa de tratamento. Portanto, pergunte ao seu médico para verificar isso.