35 anos de risos e terror

35 anos de risos e terror

Palhaços são assustadores? Eu conheci algumas pessoas que certamente pensam que são. Mesmo quando criança, porém, eu encontrei Palhaços Assassinos do Espaço Sideral mais intrigante do que assustador. Cada exibição me oferecia algo mais que eu havia perdido antes, outra cena para rir ou comentar. Desde aquela primeira exibição fatídica na TV, eu sabia que isso era um clássico.

Killer Klowns from Outer Space provavelmente não parece muito para os não iniciados, e não vai atrair aqueles que não são fãs dos festivais de filmes B dos anos 80. Ainda assim, ninguém pode acusá-lo de não cumprir exatamente o que o título prometia. Embora o filme não foi um sucesso financeiro no inícioainda vive na mente de muitos que abraçaram esses estranhos alienígenas.

Stephen, Charles e Edward Chiodo – conhecidos coletivamente como os irmãos Chiodo – são gurus de monstros e magos de efeitos especiais responsáveis ​​por banquetes visuais como Critters, Pee-wee’s Big Adventure, Team America: World Police e, mais recentemente, Marcel the Shell com sapatos. O trio é mestre no ofício e decidiu fazer tudo de uma vez, atuando como diretor, roteirista e produtor.

Os Chiodos trouxeram equipes que eles sabiam que eram bons no que faziam e basearam a maioria dos personagens em amigos de infância e outros conhecidos – brincando sobre matá-los todos no processo. Killer Klowns foi uma peça de paixão criada a partir de ideias simples de medos ridículos. Stephen Chiodo disse que este não era um filme feito como sátira ou paródia, mas apenas algo que ele e seus irmãos fariam. querem ver na tela grande eles mesmos.

“Você não vai fazer de mim um idiota.”

Venha para o que diz no título, o maravilhosamente berrante palhaços assassinos, mas fique com os efeitos, cores, algumas linhas inteligentes e alguns prenúncios deliciosos. Mike Tobacco (Grant Cramer) e Debbie Stone (Suzanne Snyder) estão em um encontro quando veem algo estranho, mas o que eles encontram é de outro mundo, palhaços alienígenas transformando pessoas da cidade de Crescent Cove em casulos de algodão doce com a intenção de para tomá-los como petiscos depois de liquefeitos. Eles encontram ajuda na forma do antigo namorado de Debbie, Dave Hanson ( John Allen Nelson ), cujo distintivo às vezes tem erros ortográficos. O grupo tem dificuldade em convencer Curtis Mooney (John Vernon) de que a ameaça é real, mesmo quando uma horda de palhaços destrói os moradores desavisados ​​com carisma e humor.

Eu amo a ideia dessas criaturas selvagens não quebrando seu tema de palhaço. Trajes, armas, veículos – todos parecem ter saído da grande tenda. Isso lhes dá uma qualidade desarmante, mas quando eles finalmente mostram os dentes, é ainda mais satisfatório. Os eventos do filme não são assustadores, a menos que alguém assistindo sofra de Coulrofobia, mas há momentos que definem bem o tom. O título era originalmente apenas Killer Klowns, mas havia preocupações de que soaria mais como um slasher tradicional; o “From Outer Space” foi adicionado para dar uma sensação mais de ficção científica.

(embed)https://www.youtube.com/watch?v=cZ_YJaniCXs(/embed)

Os personagens ajudam a tornar este filme cativante. Cada membro do elenco incorpora o arquétipo de seu personagem, o que ajuda o roteiro exagerado a parecer mais humano. Os Chiodos queriam transformar alguns tropos clássicos em suas cabeças, como não ter Debbie como a loira burra e deixar Dave ser o parceiro corajoso em vez de um ex ciumento e antagonista. Os irmãos Terenzi são os idiotas e quase demais, mas assim que eles se tornam irritantes, o par desaparece por um tempo – pensei que não teria me importado se eles desaparecessem para sempre.

O final original pois o filme teria visto Dave morrer como um herói, permitindo que os outros escapassem, mas o público de teste não estava sentindo isso e queria uma despedida mais otimista. Essa é uma noção estranha, visto que apenas Debbie é resgatada, mas a maior parte da cidade é massacrada (mesmo que Dave quisesse tentar libertar outros). A contagem de corpos é alta para um filme sem muito sangue ou sangue coagulado.

Há também algumas músicas excelentes aqui. O filme recebeu um tema de The Dickies, que não sabia nada sobre o filme além do título quando escreveram a música. John Massari elaborou a trilha para Killer Klowns – uma composição maravilhosa com alguns riffs de guitarra cativantes – mas uma das músicas era na verdade destinado à sexta-feira 13º franquia de filmes. O trabalho de áudio é sólido no geral, mas um aceno especial deve ir para a ‘linguagem’ dos palhaços e como eles soam ao falar, dando-lhes uma sensação alienígena ainda mais incrível.

(embed)https://www.youtube.com/watch?v=tGVX033PiDA(/embed)

Os efeitos são a outra parte encantadora do filme — mesmo quando falham, como o acidente de carro na ponte. Muito desse trabalho criativo também foi feito de forma prática, com itens fáceis de obter. Alguns adereços foram construídos para funcionar, como a pistola de pipoca, que supostamente custou cerca de US$ 7.000 para criar. Existem vários zíperes para localizar ou adereços mestres vistos no fundo, mas isso quase acrescenta algo a um projeto como este.

Killer Klowns from Outer Space é um verdadeiro clássico cult

O legado de Killer Klowns é espetacular, considerando que ainda estamos esperando uma continuação e nunca conseguimos o desenho animado proposto. Isso é uma tragédia legítima. Os Chiodos tiveram alguns problemas com sua distribuidora, a Trans World Entertainment, fazendo com que ela não fosse a muitos cinemas e tivesse problemas de marketing. Felizmente, Killer Klowns encontrou um lar em lugares como HBO e USA Up All Night – onde o vi pela primeira vez graças a Rhonda Shear. Além disso, o projeto de paixão de baixo orçamento foi recebido de braços abertos em VHS nas locadoras. Isso igualou o sucesso na linha.

As estrelas do filme não são apenas um sucesso nas convenções, mas os palhaços titulares se espalharam pela cultura pop e conseguiram resistir. Nada mostra isso mais do que algumas falas do filme sendo usado em canções Insane Clown Posse. Os irmãos desembarcaram vários acordos estelares de merchandisingcomo vimos figuras de ação vendidos, fantasias para os personagens que aparecem nas lojas Spirit Halloween, um novo curta-metragem para promover sua corrida no Universal Studios Halloween Horror Nightse até um videogame moderno. Atire no nariz deles o quanto quiser, esses palhaços não parecem estar mortos.

Este filme é um verdadeiro clássico cult e pode ser meu filme favorito sob essa designação. Não é uma grande obra de arte que todo mundo tem que ver, mas Killer Klowns from Outer Space é puro entretenimento com alma. Todos deveriam tentar pelo menos, e sou grato por, mesmo 35 anos depois, ainda me divertir tanto com esse conceito bem executado, simples e ridículo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *