5 jogadores que o Liverpool deve mirar nesta janela de transferências de verão
Depois de concluir a contratação de Alexis Mac Allister na semana passada, os negócios de transferência de verão do Liverpool começaram de maneira impressionante, especialmente considerando a taxa inicial de £ 35 milhões para o vencedor da Copa do Mundo.
As qualidades de Mac Allister significam que ele pode desempenhar várias funções no meio-campo, desde o atacante nº 10, que foi utilizado recentemente sob o comando de Roberto De Zerbi, até um papel mais profundo que ocupou anteriormente em Brighton, e um papel mais amplo que desempenhou na Argentina.
Dado que o Liverpool precisa de mais de uma adição no meio-campo neste verão, é uma pena que eles não pudessem ter clonado Mac Allister.
Jurgen Klopp havia falado sobre seu desejo de fechar negócios com antecedência, de preferência antes do início da pré-temporada no início de julho, com a pré-temporada mal planejada do verão passado (parte do motivo de uma campanha tão miserável depois disso.
O novo diretor esportivo Jorge Schmadtke agora tem a tarefa de adicionar mais jogadores em posições que precisam ser fortalecidas neste verão (https://www.fourfourtwo.com/features/ranked-every-position-liverpool-need-to-strengthen-in-this- verão).
Vamos dar uma olhada em cinco jogadores, realisticamente, os Reds devem estar mirando neste verão.
1. Khephren Thuram (meio-campista central, Nice)
O meio-campo continua sendo a principal necessidade do Liverpool, apesar da chegada de Mac Allister. O novo número 10 dos Reds se encaixaria muito bem na esquerda do novo meio-campo do Liverpool, mas há a necessidade de um meio-campista direito; um para substituir Jordan Henderson.
Khephren Thuram, filho de Lilian, está fortemente ligado e o francês de 6’3” certamente adicionaria alguma fisicalidade muito necessária na sala de máquinas do Liverpool.
Klopp aparentemente se afastou dos meio-campistas físicos, agressivos e comandantes em favor de outros mais técnicos nos últimos tempos, mas Thuram seria um retorno bem-vindo a uma figura imponente no meio.
Excelente em carregar a bola, Thuram é mais um meio-campista cheio de ação, muito mais móvel do que algumas das opções do Liverpool na última temporada.
O jogador de 22 anos ainda é um trabalho em andamento e precisa melhorar certas áreas de seu jogo, além da eterna questão de ser capaz de produzir de forma consistente em um clube tão grande, mas se o Liverpool pode contratá-lo para o preço relatado de semelhante ao Mac Allister, eles estarão a caminho neste verão.
2. Micky van de Ven (zagueiro, Wolfsburg)
Quando Schmadtke foi contratado pelo Liverpool, afirmou-se que o alemão se concentraria nos talentos de sua terra natal. Onde melhor começar seu negócio do que em seu antigo clube, Wolfsburg, onde Micky van de Ven tem chamado a atenção.
O Liverpool, se quiser, ao que parece, continuar com a nova forma de 3-2-2-3, poderia muito bem usar um novo zagueiro-esquerdo, alguém mais parecido com Nathan Ake no Man City.
Isso não significa que Andy Robertson nunca jogaria, mas daria uma nova opção e poderia até prolongar a carreira de Robertson. “Robbo e Trent, eles não podem jogar jogos de 50 e poucos anos – isso limitaria suas carreiras”, disse Klopp em 2020, com os dois laterais tendo jogado bem mais de 50 jogos por temporada desde então.
Robertson completa 30 anos nesta temporada, seu estilo saqueador de lateral-esquerdo é fisicamente exigente, jogar menos com ele e ter uma opção que se encaixe mais na defesa de três homens seria sensato.
Van de Ven chama a atenção por vários motivos. Em primeiro lugar, ele tem 6’4′ – mas em segundo lugar, ele é excepcionalmente rápido; marcando a velocidade mais rápida da Bundesliga na última temporada.
Agressivo, bom em bolas longas, Van de Ven melhoraria enormemente a linha defensiva alta do Liverpool, com capacidade de recuperação atrás.
3. Ron-Robert Zieler (goleiro, Hannover 96)
Com Alisson Becker e Caoimhin Kelleher, você pensaria que o Liverpool não precisa de um goleiro na próxima década. Mas Kelleher é simplesmente bom demais para permanecer como segunda escolha, especialmente quando Klopp nem o joga na Copa da Inglaterra.
Permitindo que Kelleher saia, de preferência com uma cláusula de recompra para quando Alisson sair, o Liverpool precisaria de um novo número dois.
Eles têm uma perspectiva muito boa em Marcelo Pitaluga, outro brasileiro, que desfrutou de um empréstimo impressionante em Macclesfield na última temporada, mas seria corajoso e possivelmente tolo promover o jovem de 20 anos ao segundo lugar ainda.
É aí que um goleiro reserva que não afeta a cota caseira ajudaria – e onde Ron-Robert Zieler parece uma solução estranha. O alemão, ainda titular do Hannover 96 aos 34 anos, se qualifica como caseiro devido à sua juventude no Man United.
Alisson, Zieler, Pitaluga e Adrian seriam então os quatro goleiros do Liverpool.
4. Nicolo Barella (meio-campista, Inter de Milão)
Mesmo que Thuram chegue, o Liverpool ainda precisa de mais no meio-campo. Três novas adições são necessárias, especialmente quando você considera Thiago quase certamente saindo no término de seu contrato no próximo verão e Henderson completando 33 anos este mês.
O meio-campo do Liverpool na última temporada consistia em jovens jogadores de potencial, veja Harvey Elliott e Curtis Jones, então veteranos como Thiago, Henderson e James Milner.
A área que eles estão perdendo são os jogadores em seus primeiros anos. Mac Allister está entrando em seu auge aos 24 anos, mas outro jogador que o Liverpool olhou é Nicolo Barcella, que aos 26 anos está perfeitamente no auge.
O italiano é um jogador que Klopp gosta “muito”, elogiando no ano passado: “Ele tem tudo que você quer de um meio-campista; ele é agressivo, ele é técnico, ele pode correr por muito tempo… um jogador de primeira classe.”
Barella custaria mais do que jogadores como Thuram, Manu Kone e Gabri Veiga – os outros meio-campistas aparentemente na lista de finalistas do Liverpool – mas ele seria o jogador absolutamente perfeito para o papel de meio-campo lateral direito e faria justiça à camisa nº 8 do Anfield.
5. Romeo Lavia (meio-campista defensivo, Southampton)
Se a contratação de Barella resolve o meio-campo agora, e Thuram é uma opção para nutrir o futuro como um meio-campo versátil, a outra área de necessidade é um meio-campista mais defensivo, já que a forma de Fabinho caiu de um precipício na última temporada.
Fabinho completa 30 anos nesta temporada, mas jogou muito futebol no exigente sistema de Klopp nos últimos cinco anos. Talvez suas pernas ainda não tenham desaparecido e veremos uma melhora na forma após uma preparação completa no verão, mas de qualquer forma o Liverpool precisa de seu substituto de longo prazo.
Mudar para o Southampton rebaixado dificilmente é onde você pensaria inicialmente, mas o Liverpool a) teve muita alegria comprando do Southampton no passado e b) não teve vergonha de contratar jogadores rebaixados que acabaram sendo compras astutas; veja Andy Robertson (Hull), Gini Wijnaldum (Newcastle) e Xherdan Shaqiri (Stoke).
Lavia se juntou ao Southampton vindo do Man City no verão passado e a equipe de Pep Guardiola tem uma cláusula de recompra a partir do próximo verão, então o Liverpool pode se mover para vencer seus rivais.
Observar Lavia é como assistir Fabinho no auge; dominando o meio-campo, fazendo interceptações, vencendo duelos e preparando o jogo para a frente do meio-campo.
O maior problema aqui será a demanda do internacional belga, com praticamente todos os principais clubes da Premier League mostrando interesse.