A ascensão do Parma da Série B a campeão europeu – onde o goleiro reserva Marco Ballotta conduziria o ônibus da equipe
O Parma subiu da Série B para campeão da Copa da UEFA em apenas cinco anos na década de 1990, antes de erguer o mesmo troféu pela segunda vez em 1999, embora ainda levasse algum tempo para se estabelecer na primeira divisão da Itália e da Europa.
Conquistando uma promoção histórica à Série A em 1990 – a primeira na história do clube – o Parma entrou na temporada 1990/91 com Nevio Scala no comando e simplesmente mirando para evitar o rebaixamento. Eles conseguiram isso devidamente, terminando em sexto em sua campanha de estreia na Serie A para se qualificar para a Copa UEFA.
Na estreia europeia, no entanto, a inexperiência do Parma contou, e eles foram eliminados na primeira rodada por um gol do CSKA Sofia aos 89 minutos. A preparação do jogo permaneceu improvisada durante grande parte dos anos 90. O goleiro reserva Marco Ballotta frequentemente se via dirigindo o ônibus do time para o treinamento… onde quer que fosse todos os dias.
“Não tínhamos um centro de treinamento – todas as manhãs, não sabíamos onde iríamos treinar”, disse o ex-jogador da seleção sueca e do Parma Tomas Brolin QuatroQuatroDois.
“Mudávamos no estádio, depois viajávamos de microônibus para este ou aquele campo, quase um diferente a cada dia durante o inverno. Mas Parma estava quieto. Você poderia viver perto de uma vida normal.”
Luigi Apolloni, que jogou pelo Parma entre 1987 e 2000, acredita que grande parte do sucesso se deve à união entre jogadores e torcedores.
“Éramos um grupo muito unido e, de alguma forma, devíamos esse troféu à cidade e aos nossos fãs”, explica ele. “Quando perdemos para o CSKA Sofia na Europa foi difícil de engolir, mas nossos torcedores ficaram para trás e cantaram por nós naquela noite, para mostrar sua gratidão. Treinávamos em um parque público no centro da cidade e conversávamos com torcedores idosos. As famílias também viriam. Tínhamos um vínculo muito forte com a cidade.”
Para um clube que nunca havia jogado na Série A antes da década de 1990, foi além de seus sonhos mais loucos. Poucas histórias capturaram a imaginação como a ascensão do Parma aos escalões superiores do futebol europeu.
Para uma geração de fãs em todo o continente, foi criada uma equipe cult que viverá para sempre. Uma infinidade de jogadores de futebol de alto nível jogou pelo Parma em algum momento durante a década, tornando seu sucesso viável, mas não menos impressionante.
“O Parma foi algo especial. Oito troféus em 10 anos: duas Taças UEFA, a Supertaça Europeia, uma Taça das Taças, três vezes a Taça de Itália e uma Supercopa da Itália. Que período foi esse ”, diz Alberto Di Chiara, ex-astro do Parma.