A corrida pelo título da Premier League, a luta pela Europa e a batalha pelo rebaixamento: todos os clubes ainda jogam por algo nesta temporada
A fase final da temporada 2022/23 da Premier League está chegando, com cada ponto mais importante do que nunca para times que lutam por algo, seja o título, a Europa ou simplesmente a permanência na divisão.
Para outros, eles podem se dar ao luxo de tirar o pé do acelerador e entrar no velho clichê de “estar na praia”. Por QuatroQuatroDois calculando, há pelo menos seis lados, possivelmente sete contenciosos, que atualmente se encontram nesta situação – um bônus para alguns; um desastre para os outros.
No entanto, é nos clubes que ainda têm algo a jogar que estamos focando aqui, começando com o título da Premier League e trabalhando para chegar à Europa, e para quem podemos nos despedir ao concluir a campanha.
A corrida pelo título da Premier League
Após a goleada de 4 a 1 do Manchester City sobre o Arsenal no Etihad Stadium, você seria perdoado por pensar que os homens de Pep Guardiola conquistaram seu quinto título da liga em seis temporadas com isso.
No entanto, o Arsenal segue na liderança da tabela, ainda que com o City a apenas dois pontos e dois jogos a menos, e Mikel Arteta certamente não deixará sua equipe abrir mão do título que parecia destinado aos Emirados sem luta.
Os Gunners ainda têm o potencial de acumular impressionantes 90 pontos nesta campanha, o que certamente destaca como a jovem equipe avançou aos trancos e barrancos em apenas 12 meses. O Manchester City é imperioso, porém, e com Kevin De Bruyne dando a partida para Erling Haaland, é inevitável que eles marquem muitos gols até o último dia, em 28 de maio.
Dito isto, o título da Premier League ainda está por disputar, e os jogos de futebol não são ganhos no papel. O City ainda enfrenta viagens para Everton, Brentford e Brighton, ameaçados de rebaixamento, entre agora e o final da temporada, e todos os três podem fazer com que eles escorreguem.
Lados que lutam pela Europa
A corrida pelas vagas europeias está esquentando, com cinco vagas disponíveis – depois que Manchester City e Arsenal forem eliminados da equação – para seis clubes: Brighton e Hove Albion, Liverpool, Tottenham Hotspur, Aston Villa, Manchester United e Newcastle United.
No entanto, se o West Ham United vencer a Europa Conference League, apenas os seis primeiros times da tabela da Premier League ganharão o futebol europeu, com o sexto lugar se tornando uma vaga na terceira competição da Europa.
Exceto por grandes desastres, Manchester United e Newcastle devem ter as duas últimas vagas na Liga dos Campeões garantidas, considerando a diferença de pontos para o pelotão de perseguidores. O primeiro está seis pontos à frente do Spurs em quinto lugar com dois jogos a menos, enquanto o Newcastle tem uma vantagem de oito pontos e uma partida extra para jogar também.
Portanto, a disputa pelas (atuais) duas vagas na Europa League e pela única vaga na Europa Conference League parece intrigante.
Tanto o Liverpool quanto o Aston Villa atingiram uma forma encorajadora nas últimas semanas, enquanto Spurs e Brighton gaguejaram com alguma forma inconsistente. Os Spurs atualmente ocupam o quinto lugar e uma vaga garantida na Liga Europa para a próxima temporada, mas o Aston Villa está empatado e atrás apenas no saldo de gols.
O Liverpool está um ponto atrás, mas tem um jogo a menos, o que o coloca no comando, enquanto o Brighton ainda tem oito partidas pela frente na temporada, contra cinco do Tottenham e do Aston Villa. A equipa de Roberto De Zerbi está a cinco pontos da Liga Europa.
Aqueles desesperados para evitar o rebaixamento para o Campeonato
Enquanto West Ham, Bournemouth, Wolves, Crystal Palace e Chelsea ainda não atingiram a cobiçada marca de 40 pontos nesta temporada, todos parecem relativamente seguros do rebaixamento. O West Ham poderia, indiscutivelmente, ainda ser arrastado para trás, considerando que eles têm apenas 34 pontos, embora isso pareça improvável quando se leva em consideração o buffer que eles têm nas laterais inferiores.
De fato, há uma diferença de quatro pontos entre o West Ham em 15º e o Leeds United em 16º, com Nottingham Forest, Leicester City, Everton e Southampton os times restantes lutando contra a zona de rebaixamento.
O Southampton parece condenado ao campeonato na próxima temporada, após a derrota em casa para o Bournemouth, o Saints a seis pontos da segurança com apenas cinco jogos restantes. Um jogo crucial fora de casa contra o Nottingham Forest em 8 de maio pode determinar seu destino de uma forma ou de outra.
Depois disso, ninguém sabe, com quaisquer dois dos outros quatro lados mencionados em posições precárias.
O Everton está em 19º, mas a apenas dois pontos do Leeds e do Forest em 16º e 17º, enquanto o Leicester ocupa a última vaga de rebaixamento. Cada equipe tem apenas cinco jogos para disputar, também, com Leicester e Everton se enfrentando no King Power Stadium, a escolha dos jogos.