A escassez de suprimentos da Wegovy nos EUA ataca novamente
5 de maio de 2023 – A saga intermitente dos problemas de abastecimento de Wegovy para pacientes dos EUA que procuram perder peso está de volta.
A Novo Nordisk, empresa que fabrica e comercializa semaglutida para perda de peso como Wegovy e para tratamento de diabetes tipo 2 como Ozempic, anunciado Na quinta-feira, a empresa só poderá “fornecer quantidades limitadas de 0,25 mg, 0,5 mg e 1 mg (de Wegovy) a atacadistas para distribuição em farmácias de varejo” nos Estados Unidos. Isso significa que o suprimento esperado “não atenderá à demanda antecipada de pacientes”, situação que a empresa espera que continue “até setembro”.
A atualização acrescentou que o gargalo é causado pelo fato de o suprimento não atender à demanda dos EUA, embora o anúncio também tenha garantido aos pacientes que já usam o medicamento e tomam doses semanais mais altas que seu suprimento não deve ser afetado.
“Atualmente, não prevemos interrupções no fornecimento das dosagens de 1,7 mg e 2,4 mg de Wegovy”, disse o anúncio.
Déjà Vu de novo
Se essa escassez de oferta parece um déjà vu, é porque o fornecimento de Wegovy nos EUA também ficou aquém durante grande parte de 2022. No entanto, em dezembro de 2022 e até fevereiro de 2023, declarações da Novo Nordisk fez parecer que a escassez de suprimentos estava chegando ao fim. O anúncio da empresa hoje mostra que o otimismo foi equivocado.
A escassez de doses de 0,25 mg, 0,5 mg e 1 mg afetará principalmente as pessoas que iniciam o tratamento com Wegovy. Para evitar ou minimizar os efeitos colaterais, especialmente os gastrointestinais, quando os pacientes iniciam o tratamento com semaglutida ou qualquer outro medicamento similar, eles começam com a menor dose e aumentam gradualmente até uma dose de manutenção, que para Wegovy pode ser de até 2,4 mg/semana.
O anúncio da empresa reconheceu esse impacto, dizendo que os profissionais de saúde devem “levar em consideração o fornecimento limitado das dosagens de 0,25 mg, 0,5 mg e 1 mg de Wegovy como parte de sua tomada de decisão ao iniciar novos pacientes em terapia, reconhecendo a possibilidade de interrupção do atendimento”.
O anúncio da Novo Nordisk também instou os fornecedores e pacientes a evitar o uso da formulação de semaglutida projetada para o tratamento de diabetes tipo 2, Ozempic, como solução alternativa. A declaração destacou que Wegovy e Ozempic “não são intercambiáveis”.
Esse redux de escassez de Wegovy pode levar a um retorno às soluções alternativas criadas pelos EUA clínicas de perda de peso no ano passado.
Uma dessas soluções alternativas envolve iniciar os pacientes com um medicamento diferente para perda de peso, como liraglutida (Saxenda), e depois passar o paciente para uma formulação disponível de dose mais alta de Wegovy quando a fase inicial estiver concluída.