A hipnose pode ser uma terapia poderosa – mas funcionará para você?
16 de maio de 2023 – Você deve conhecer a hipnose como um ato de palco cafona. Mas nas últimas 3 décadas, as evidências têm se acumulado de que a hipnose – ou hipnoterapia – pode ser um tratamento poderoso para problemas médicos como dor crônica, ondas de calor e ansiedade, e até mesmo ajudar a perder peso.
A hipnose “aproveita o poder das palavras para transformar vidas”, disse Steven Jay Lynn, PhD, professor de psicologia na Binghamton University, em Binghamton, NY. “Com sugestões que você dá a uma pessoa receptiva, você pode modificar seus pensamentos, seus sentimentos, seu comportamento.”
A pergunta é: a hipnose funcionaria para você?
Em breve, um simples teste de sangue ou saliva poderá dizer – graças aos pesquisadores da Universidade de Stanford que desenvolveram recentemente um dispositivo, pequeno o suficiente para caber na sua mão, que analisa o DNA em busca de um gene relacionado à hipnose em apenas alguns minutos.
Pessoas, especialmente mulheres, com variações desse gene – chamado catecol-o-metiltransferase (COMT) – eram mais propensas do que outras a responder à hipnoterapia para dor, descobriram os pesquisadores.
O gene ajuda a produzir uma enzima que regula o metabolismo da dopamina no cérebro – um processo ligado à atenção.
“A hipnose é um estado de atenção altamente focado”, disse a autora do estudo Dana Cortade, PhD, ex-aluna de doutorado em Stanford. “E as vias de dopamina que regulam a atenção são afetadas pela COMT quando ela vai para o córtex pré-frontal.”
Em pesquisas anteriores, pessoas com diferentes variações ou níveis de COMT usaram diferentes caminhos cerebrais quando solicitados a fazer um teste. Isso sugere que o gene está ligado à capacidade de atenção, que pode se traduzir na capacidade de ser hipnotizado.
O teste de Stanford ainda não está disponível comercialmente, mas algum dia os profissionais de saúde poderão usá-lo para rastrear pacientes quanto à “hipnotização” – por exemplo, antes de uma cirurgia para ver se a hipnose pode ajudar a reduzir a dor do paciente, disse Cortade.
Um teste que você pode tentar agora mesmo
Você poderia agendar uma triagem formal para ver se a hipnose funcionaria para você. O testador pode incentivá-lo a, digamos, levantar o braço para ver como você responde à sugestão ou tentar hipnotizá-lo e perguntar o que você lembra. Os insights são classificados em uma escala que classifica sua capacidade de hipnotização. O problema é que testadores treinados podem ser difíceis de encontrar, observa o estudo de Stanford.
Para um teste DIY, tente esta visualização: Imagine que você está caminhando por um jardim de rosas, cercado por flores vibrantes. Você pode ouvir o chilrear dos pássaros e o zumbido das abelhas? Você pode sentir o cheiro do ar floral?
Se assim for, é provável que você seja mais hipnotizável, disse Gary Elkins, PhD, professor de psicologia e neurociência na Baylor University em Waco, TX. “Algumas pessoas dizem, ‘Eu posso ouvir você, e eu não experimentei nada.’ Outras pessoas: ‘Eu realmente poderia imaginar isso.’ E depois há os que relatam: ‘Posso até sentir o cheiro da rosa, o aroma. Eu me senti como se estivesse no jardim de flores.’”
Cerca de 10% a 15% das pessoas são muito hipnotizáveis, enquanto 15% a 20% lutam para serem hipnotizadas, e todos os outros ficam no meio. Ainda assim, a hipnotização pode ser aprendida, disse Elkins.
Ele “opera de forma semelhante à inteligência”, disse ele. “Se uma pessoa está na faixa alta de hipnotizabilidade, provavelmente notará os benefícios mais rapidamente. Se uma pessoa estiver em uma faixa inferior, ela pode ter que praticar por 2 ou 3 semanas.”
Mas a pesquisa de Elkins sugere que quase todos podem alcançar uma “redução clinicamente significativa dos sintomas” com a hipnose, independentemente de sua capacidade de hipnotizar.
Os aplicativos são uma maneira fácil e barata de praticar. Elkins trabalha com uma empresa chamada Mentalidade Saúde, que oferece aplicativos de hipnoterapia para dormir, síndrome do intestino irritável, ondas de calor e parar de fumar. Há também Voltardesenvolvido pelo psiquiatra de Stanford e pesquisador de hipnose David Spiegel, MD, (também co-autor do estudo de Stanford mencionado acima).
Como funciona a hipnose
A hipnose é um estado de concentração e relaxamento ao mesmo tempo. Como Spiegel descreveu, é como ser pego em um bom filme. Você está tão absorto na história que “entra em um mundo imaginário” e seu ambiente físico desaparece.
A maioria das sessões começa com uma “indução hipnótica”: você é solicitado a sentar-se confortavelmente e focar em um objeto ou ponto na parede, disse Elkins. O hipnotizador tentará fazer você relaxar e induzir um estado hipnótico. Depois que você afunda, eles podem descrever “imagens mentais agradáveis” ou “metáforas ou histórias positivas” e sugerir maneiras de atingir seus objetivos, disse ele. É tudo destinado a ajudar a mudar o seu pensamento, sentimentos e comportamentos.
Apesar do crescente interesse pela hipnoterapia, pouco se sabe sobre o que acontece no cérebro durante esse estado. Mas pesquisa de Stanford sugere que algumas coisas estão acontecendo.
Primeiro, a atividade diminui no córtex cingulado dorsal anterior (ligado ao controle da atenção), reduzindo o ruído e a distração do que está acontecendo ao seu redor. Em seguida, os circuitos se acendem entre a ínsula e o córtex pré-frontal dorsolateral, áreas ligado ao controle do corpo e função executiva, respectivamente, reforçando a conexão corpo-cérebro. Ao mesmo tempo, há menos atividade entre o córtex pré-frontal dorsolateral e a rede de modo padrão (envolvida no processamento autorreferencial), ajudando você a se sentir menos autoconsciente.
Juntas, essas mudanças podem ajudá-lo a deixar de lado o que está ao seu redor e se concentrar no controle corporal e emocional.
O que a hipnose pode tratar?
Os cientistas ainda estão investigando todas as maneiras pelas quais a hipnose pode ajudar sua saúde, mas muitos dados a respaldam para uma variedade de usos.
“O rigor científico, a qualidade dos ensaios clínicos randomizados e da pesquisa realmente aumentaram em relação à pesquisa da hipnose nos últimos 20 anos ou mais”, disse Elkins.
Aqui está o que pesquisas recentes mostram:
- Dor crônica: Oito ou mais sessões de hipnose podem reduzir a dor musculoesquelética ou neuropática, de acordo com um revisão do estudo. E os sobreviventes de câncer que ouviram gravações de hipnose diariamente por 28 dias viram reduções na dor e na ansiedade, Pesquisadores da Universidade de Washington encontrado.
- Dor aguda de procedimentos médicos: A hipnose pode reduzir a dor de extrações dentárias e outras cirurgias dentárias, de acordo com um revisão do estudo. E em um ensaio clínicopacientes com câncer de mama que foram hipnotizadas antes da mastectomia apresentaram menor intensidade de dor do que aquelas que não fizeram hipnose, e a dor interferiu menos no sono e na vida diária.
- Ansiedade: em um análise de 15 estudos, os pesquisadores da Universidade de Connecticut concluíram que a hipnose funciona muito bem no tratamento da ansiedade, especialmente quando combinada com outras terapias.
- Síndrome do intestino irritável (SII): A hipnoterapia “dirigida pelo intestino” pode reduzir a dor abdominal em pacientes com SII em 57% após 3 meses, relatório pesquisadores na Austrália. (As pessoas no estudo usaram o aplicativo Mindset Health Nervia.)
- Ondas de calor: A hipnose ajudou mulheres na pós-menopausa têm menos ondas de calorindependentemente de eles esperarem que funcione.
- Perda de peso: Pessoas em um programa de educação em saúde que fizeram hipnoterapia uma vez por mês durante 3 meses perderam quase 5% do peso corporal – cerca de 1,5% a mais do que aqueles que pularam a hipnoterapia. Aqueles que também praticaram auto-hipnose em seu próprio tempo perderam ainda mais (6% do peso corporal).
- Parar de fumar: Alguns pequenos estudos sugerem que a hipnose poderia ajudar a conter os desejos e reduzir o número de cigarros as pessoas fumam enquanto tentam parar. Mas mais pesquisas são necessárias, de acordo com uma revisão Cochrane. Uma vantagem: sem efeitos colaterais significativos.
- Dormir: As evidências ainda são muito escassas para saber se a hipnose pode ajudar a aliviar a insônia, pesquisadores na França concluíram. Ainda assim, pode valer a pena tentar. Elkins e colegas descobriram que mulheres na pós-menopausa que praticaram auto-hipnose relataram tempos de sono mais longos e sono de melhor qualidade.
Interessado em ver um hipnotizador?
O primeiro passo é conversar com seu médico de cuidados primários, que pode sugerir outras intervenções primeiro. A hipnose “raramente é um tratamento autônomo”, disse Lynn, e é “combinada, idealmente, com uma intervenção empiricamente bem estabelecida para um problema específico”.
Procure um profissional qualificado, de preferência um que também seja terapeuta, assistente social ou profissional de saúde licenciado. A Sociedade Americana de Hipnose Clínica tem um diretório on-linee a Society for Clinical and Experimental Hypnosis mantém um lista de profissionais certificados. teleterapia hipnose pode ser feito.
Uma sessão dura cerca de 45 minutos, disse Elkins. Você provavelmente verá resultados após duas ou três sessões semanais. Mas para obter todos os benefícios, você pode precisar de até oito sessões. Para aumentar seus resultados, seu médico pode fornecer gravações de áudio para que você possa praticar em casa.