A ligação entre gota e depressão: o que saber

A ligação entre gota e depressão: o que saber

20 de julho de 2023 – Gota é uma forma de artrite que causa dor intensa, vermelhidão e inchaço das articulações e extremidades. Complicações físicas da gota, se não for tratada, pode incluir pressão alta, ataques cardíacos, diabetes, problemas renais e obesidade. Agora, os pesquisadores estão analisando mais de perto outro difícil desafio de saúde relacionado à gota: depressão.

Um recente estudar da University of British Columbia encontraram um aumento significativo em pacientes com gota que também têm o transtorno de humor. Seu estudo analisou 157.426 pacientes e descobriu que cerca de 13 pacientes em cada 1.000 pessoas-ano receberam diagnóstico de gota e depressão, em comparação com 11 pacientes (1,1%) por 1.000 pessoas-ano que não tiveram gota, mas tiveram depressão. (Pessoas-anos é um tipo de medida que leva em consideração o número de pacientes no estudo e quanto tempo dura o estudo. Nesse caso, significa que havia 13 pacientes com gota e depressão em cada 1.000 pacientes ao longo de 1 ano do estudo.)

Mas os pesquisadores acreditam que é possível que esse número seja maior. Isso ocorre porque os homens – que são mais propensos a ter gota do que as mulheres – não procuram tratamento para sintomas psicológicos com frequência como as mulheres, portanto, são menos propensos a receber um diagnóstico oficial de depressão.

Anterior pesquisar por membros desta equipe descobriram que pacientes com gota tinham um risco 29% maior de depressão, dependendo de quão bem controlada é sua condição. Isso é importante, disseram os pesquisadores, porque a carga psicológica da dor física intensa não pode ser subestimado.

Existem outros fatores em jogo também.

“As ligações entre gota e depressão são complicadas e não totalmente compreendidas”, disse Stephanie Collier, MD, MPH , diretor de educação da Divisão de Psiquiatria Geriátrica do McLean Hospital em Belmont, MA, que também é instrutor de psiquiatria na Harvard Medical School. “Uma hipótese é que tanto a depressão quanto a gota estão relacionadas inflamação. Existem também alguns fatores de risco – obesidade e dieta – que são compartilhados em pessoas com gota e em pessoas com depressão. Medicamentos usados ​​para tratar episódios agudos de gota, como esteroides, também podem contribuir ou causar sintomas depressivos.”

A maneira como a gota ocorre também é um fator importante. Ácido úrico é um produto residual que é criado quando seu corpo decompõe produtos químicos chamados purinas.

“Na gota, o ácido úrico se forma em cristais nas articulações”, disse Nilanjana Bose, MDum reumatologista certificado em Houston e porta-voz do American College of Rheumatology.

pesquisadores coreanos examinaram recentemente como o ácido úrico, que causa gota quando produzido em quantidades excessivas pelo corpo, pode acabar no sangue e causar inflamação de baixo grau.

Mas há outras razões pelas quais a gota e a depressão podem estar ligadas.

“Pensa-se que altos níveis de ácido úrico no sangue podem afetar os neurotransmissores cerebrais, o que pode contribuir para a depressão”, disse Collier. “No entanto, nem todas as pessoas com níveis elevados de ácido úrico no sangue desenvolvem gota. Pode haver associações genéticas ou metabólicas comuns entre gota e depressão”.

Continue lendo para ver mais de perto a possível conexão entre gota e depressão – e como encontrar o tratamento certo.

Quais são os sintomas da gota?

Sinais de gota podem também incluem:

  • O início rápido da dor nas articulações, mais frequentemente no dedão do pé, mas também nos joelhos, pulsos, tornozelos, dedos ou cotovelos
  • Dor que não passa. Um surto de gota piora dentro de 4 a 12 horas após o início, mas a dor pode durar de dias a semanas.
  • Movimento limitado. A dor e o inchaço da gota podem restringir o movimento das articulações.

Quais são os sintomas da depressão?

Sinais de depressão pode incluir:

  • Sentir-se triste, ansioso, vazio, sem esperança, pessimista, irritadiço, frustrado, inquieto, culpado, sem valor ou desamparado
  • Perda de interesse em coisas que você gosta de fazer
  • Fadiga, baixa energia ou sensação de que está “desacelerado”
  • Problemas de concentração ou memória
  • Alterações no sono, apetite ou peso
  • Cãibras, dores de cabeça ou dores e dores ou problemas de estômago sem causa física
  • Pensamentos suicidas ou pensamentos de morte

Quais tratamentos podem ajudar?

Visitar o médico regularmente para check-ups e para medir o ácido úrico no sangue pode ser útil. Alguns médicos podem querer que os níveis de ácido úrico permaneçam abaixo de 6,0 miligramas por decilitro (mg/dl), de acordo com o Fundo Americano do Rim.

E é importante certificar-se de que seus rins estão funcionando bem: um pequeno estudo chinês achar algo durante um surto agudo de gota, a micção frequente ajudou a diminuir a quantidade de ácido úrico no corpo.

Mesmo com os níveis de ácido úrico sob controle, pode haver outras causas que ligam a gota à depressão. As pessoas com gota devem observar quaisquer mudanças notáveis ​​de humor.

“Os pacientes devem informar seus médicos se estiverem se sentindo para baixo ou deprimidos por mais de 2 semanas, ou se perderem a capacidade de sentir prazer ou prazer nas atividades”, disse Collier. “Se os pacientes desenvolverem pensamentos sobre querer acabar com sua vida, eles devem informar seu médico imediatamente.”

Antidepressivos pode ser prescrito juntamente com remédio para gotae podem fazer uma enorme diferença na sua qualidade de vida.

Os pacientes também devem certificar-se de tomar a medicação para a gota exatamente como indicado.

“Como as crises de gota podem ser debilitantes e a dor e o funcionamento prejudicado podem limitar as atividades, os medicamentos que previnem as crises de gota também podem reduzir os episódios de depressão”, disse Collier. E gerenciar quaisquer fatores de risco cardíaco que um paciente possa ter é importante. Exercitar-se regularmente – conforme recomendado por um médico – limitar o consumo de álcool e comer bem pode não apenas ajudar a saúde do coração, mas também prevenir surtos de gota e, potencialmente, problemas de humor relacionados a eles.

“Flares podem ser desencadeados por alimentos processados, cerveja e carne vermelha”, disse Bose. “Uma boa dieta e um estilo de vida saudável em geral podem realmente ajudar com a gota e a depressão.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *