A OMS rotula oficialmente XBB.1.16 como uma ‘variante de interesse’ do COVID
24 de abril de 2023 – A nova subvariante do COVID-19, XBB.1.16, está avançando tão rapidamente em todo o mundo que a Organização Mundial da Saúde adicionou oficialmente a cepa à sua lista de “variantes de interesse”.
Embora não seja oficialmente nomeado, o XBB.1.16 está sendo referido como “Arcturus”. Ele cresceu exponencialmente desde que apareceu na Índia em janeiro e agora representa 4,2% dos casos globais e 9,6% dos casos nos EUA. O CDC não emitiu uma designação de lista de vigilância oficial para Arcturus.
A última OMS resumo destacou as “características de escape imunológico” do XBB.1.16, prevendo que continuará a ser responsável por mais e mais casos. No entanto, “não há sinal precoce de aumento da gravidade”, concluiu a OMS.
Relatos anedóticos de profissionais médicos indicam que Arcturus pode causar sintomas de conjuntivite em alguns casos, inclusive em crianças.
Tanto o CDC quanto a OMS relataram no final da semana passada que as métricas do COVID continuaram diminuindo. Mas a OMS alertou que os números gerais não fornecem uma imagem precisa do estado do COVID no mundo.
“Ao contrário da tendência geral, aumentos importantes nos casos e mortes relatados continuaram a ser observados nas regiões do Sudeste Asiático e do Mediterrâneo Oriental e em vários países individuais em outros lugares”, disse o relatório da OMS.
Os casos na região sudeste da OMS aumentaram 654% e na região leste do Mediterrâneo, 96%. As mortes também estão aumentando. A região sudeste da OMS inclui Índia, Nepal, Coréia e outros oito países. A região do Mediterrâneo Oriental inclui Irã, Egito, Paquistão e outros 18 países.
Mundialmente e também nos Estados Unidos, a cepa predominante continua sendo a XBB.1.5. A OMS diz que representa 51% dos casos em todo o mundo, e o CDC atribui a 79% dos casos nos EUA. XBB.1.5 foi a cepa mais comum nos EUA durante todo o ano de 2023.