A psoríase e as alergias estão ligadas?

A psoríase e as alergias estão ligadas?

Se você tem psoríase e alergias, talvez tenha se perguntado se as crises de alergia pioram a condição da sua pele.

Não é preciso adivinhar: médicos e pesquisadores não encontraram ligações entre os dois problemas. Aqui, quatro especialistas detalham as duas condições e explicam o que pode desencadeá-las.

Embora a psoríase e as alergias envolvam o sistema imunológico, as causas não estão relacionadas.

A psoríase é uma doença autoimune. Isso significa que o sistema imunológico do seu corpo ataca erroneamente algumas de suas próprias células saudáveis.

Uma alergia acontece quando seu sistema imunológico tem uma reação severa a algo que a maioria das pessoas não tem problema, como pólenpêlos de animais ou certos alimentos.

Algumas pessoas confundem psoríase com alergias antes de irem ao médico, porque ambas as condições podem causar coceira e vermelhidão na pele.

“Muitas pessoas chegam pensando que têm problemas alérgicos de pele e, quando os vejo, eles têm psoríase”, diz Clifford Bassett, MD, alergista e imunologista na cidade de Nova York. “Se você suspeita que é uma coisa, pode ser outra.”

Portanto, consulte um dermatologista se sua pele coçar ou descama, diz ele.

Se você tem psoríase, o estresse pode ser parcialmente culpado quando a doença aparece pela primeira vez e quando ela se agrava. O estresse também pode causar alergias.

“Quando você está tendo uma reação alérgica, seu corpo está trabalhando duro”, diz a dermatologista de Nashville Julie Pena, MD. “É tentar lutar contra alguma coisa. Quando seu corpo está passando por eventos estressantes, ele altera o sistema imunológico. Sabemos que o estresse pode causar o agravamento da psoríase, (até mesmo) o estresse interno pelo qual seu corpo está passando”.

Os médicos notaram que os medicamentos usados ​​para tratar alergias podem fazer com que a psoríase melhore ou piore, embora isso não aconteça com frequência.

Às vezes, os médicos tratam as alergias com esteróides como a prednisona, diz o dermatologista Jeffrey Benabio, MD, de San Diego. “Sabemos que quando a prednisona para, a psoríase pode piorar.”

O contrário também pode acontecer.

A psoríase de algumas pessoas supostamente melhora quando elas são tratadas para a febre do feno, diz Abby S. Van Voorhees, MD, diretora do Centro de Tratamento de Psoríase e Fototerapia do Hospital da Universidade da Pensilvânia. “É difícil saber, foi apenas uma coincidência?”

Além disso, as pessoas que tomam medicamentos para a psoríase que diminuem o sistema imunológico podem descobrir que têm menos alergias, “mas isso não está comprovado”, diz Pena.

Alguns médicos dizem que as pessoas que têm psoríase e alergias às vezes podem ter crises de ambas em épocas semelhantes do ano. Mas eles permitem que seus pacientes saibam que as estações ou o clima, não as condições de saúde em si, são os culpados.

As temperaturas do inverno ou o ar seco podem piorar as alergias de algumas pessoas, e esse tipo de clima também pode piorar a psoríase, diz Benabio.

A psoríase não pode piorar as alergias e vice-versa. Mas você pode diminuir suas chances de um surto de qualquer um se evitar problemas que afetam ambos:

  • Aliviar o estresse. Pode afetar ambas as condições, diz Bassett. Tente relaxar ou evitar dramas em casa ou no trabalho.
  • Gerenciar comichão na pele. A psoríase pode surgir em locais onde a pele está danificada. Se você tiver urticária ou uma reação alérgica e coçar muito esse ponto, o dano que suas unhas causam pode piorar sua psoríase. Experimente um creme de cortisona vendido sem receita ou peça ao seu médico para prescrever uma versão mais forte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *