A treinadora principal feminina do Canadá vem de uma pequena cidade no Condado de Durham… e, estranhamente, a seleção masculina também.
Não é incomum ver um estrangeiro no comando de uma seleção. De Sarina Wiegmann a Fabio Capello, os fãs de futebol ingleses não são estranhos ao fenômeno.
Mas os torcedores canadenses de futebol têm todo o direito de ver Bev Priestman – o técnico principal do time feminino – e John Herdman – o masculino – como nomes bizarros de sua própria federação. Não porque Priestman e Herdman não sejam excelentes treinadores. Nem por serem ambos ingleses… mas pelo fato de virem do mesma pequena cidade.
“Não sei qual é a população de Consett, mas sei que todo mundo conhece todo mundo, então definitivamente não é tão grande!” ri Priestman antes da Copa do Mundo Feminina. “Então, acho que o fato de o técnico do time masculino canadense e do time feminino canadense virem da mesma pequena cidade em Durham é bastante notável.”
Ainda mais estranho é que Priestman foi treinado por Herdman como um jovem jogador de futebol.
“Naquela época, quando menina, você acabava jogando muito futebol de rua – os meninos batiam na porta, você colocava os saltadores como traves da baliza e ia embora”, lembra ela a FFT. “John Herdman realmente me treinou. Ele tinha uma escolinha de futebol brasileira e eu ia lá e jogava todas as noites, ou sempre que tinha oportunidade. De lá, fui para a John Moores University e me formei em ciência do futebol antes de me envolver com o Everton.
O Canadá inicia sua campanha na Copa do Mundo na sexta-feira, 21 de julho, contra a Nigéria, às 3h30 BST.
Mais histórias da Copa do Mundo Feminina 2023
Obtenha seu gráfico de parede gratuito da Copa do Mundo aqui
técnico da Inglaterra Sarina Wiegman implementou alguns métodos de união para a equipe da Inglaterra que se mostraram fundamentais no sucesso das Lionesses no Euro 2022.
Georgia Stanway reconhece que as Leoas são um animal diferente em relação ao ano passado, sugerindo “a dinâmica mudou, mas ainda somos um plantel inacreditável”.
Enquanto isso, o colunista da FFT Jules Breach diz que Inglaterra ainda pode vencer a Copa do Mundo, apesar da perda de experiência no lado.
Nós também compilamos tudo que você precisa saber antes da Copa do Mundo em um especial centro de torneio.