A turbulência do Tottenham continua com o diretor-gerente atingido pela proibição mundial pela FIFA
O Tottenham Hotspur está enfrentando ainda mais polêmica depois que a Fifa estendeu a proibição inicial do diretor-gerente de futebol Fabio Paratici na Itália para entrar em vigor em todo o mundo.
A FIFA baniu Paratici do futebol na Itália por 30 meses em janeiro de 2023, depois de considerar seu ex-clube, a Juventus – para quem trabalhou como diretor esportivo e, posteriormente, diretor administrativo entre 2018 e 2021 – culpado de contabilidade falsa.
A Juventus também perdeu 15 pontos para a Federação Italiana de Futebol (FIGC) na Série A nesta temporada como resultado da punição, mas até agora Paratici foi autorizado a continuar trabalhando no Tottenham.
“A Fifa pode confirmar que, após um pedido da FIGC, o presidente do comitê disciplinar da Fifa decidiu estender as sanções impostas pela FIGC a vários dirigentes do futebol para ter efeito mundial”, diz um comunicado do órgão regulador do futebol mundial.
Paratici e Juventus recorreram da decisão.
Enquanto isso, porém, Paratici não pode trabalhar para os Spurs, o que significa que os londrinos do norte estão sem um diretor administrativo de futebol e um gerente permanente.
De fato, a extensão da proibição coincide com a busca do Tottenham por um novo técnico depois que Antonio Conte foi demitido no domingo. Son Heung-min expressou sua decepção e pediu desculpas ao técnico italiano após a notícia de sua demissão.
Em um comunicado do clube na terça-feira, Paratici disse que ele e o clube estavam “focados” em seguir em frente e encontrar um substituto, um processo do qual agora não fará parte.
“Não falamos de outros treinadores nem acompanhamos as especulações da mídia porque são apenas especulações”, disse Paratici. “Estamos focados. Agora estamos concentrados em ajudar Cristian (Stellini) e ajudar a equipe, Ryan (Mason), os jogadores.”
Atualmente em quarto lugar na Premier League, mas apenas dois pontos à frente do quinto colocado Newcastle United, tendo disputado mais duas partidas, o Tottenham espera garantir uma vaga na Liga dos Campeões no final da temporada.
Eles não têm outras competições para se concentrar, depois de terem sido eliminados da Copa da Inglaterra e da Liga dos Campeões nas últimas semanas.