A única mudança de regra que viu o nascimento de atacantes de 40 gols por temporada como Dixie Dean, Guy Whittingham e Aleksandar Mitrovic
O ímpeto de marcar gols surgiu no verão de 1925 com uma revisão da Lei 11 das Leis do Jogo: a regra do impedimento. Antes disso, sempre tinha que haver três zagueiros entre o atacante e o gol quando a bola chegava a eles.
Este regulamento foi impiedosamente explorado pelos defensores após a Primeira Guerra Mundial; mais notavelmente, Bill McCracken, um zagueiro da Irlanda do Norte do Newcastle, aperfeiçoou uma armadilha de impedimento que prendia para a frente como uma teia pegando moscas.
Inúmeras defesas logo copiaram seu exemplo. Os gols diminuíram, o público caiu, as autoridades do futebol entraram em pânico e a nova lei – apenas dois defensores entre o atacante e o gol – entrou em vigor na temporada 1925-26.
A mudança foi instantânea e dramática. Os gols na primeira divisão inglesa aumentaram de 1.192 em 1924-25 para 1.703 uma temporada depois; de uma média de 2,58 por partida para uma multidão de 3,89.
Até então, a maior marca em uma temporada do campeonato inglês havia sido de 39 gols de David Brown, do Darlington, da Escócia. Esses totais de repente se tornaram comuns no período. Os atacantes da temporada de 40 gols chegaram.
De fato, na década após a tão necessária mudança na regra do impedimento, 21 jogadores marcaram 40 gols em 23 ocasiões nas três principais divisões da Inglaterra, começando com Ted Harper no Blackburn Rovers em 1926. Também incluído nessa lista está Dixie Dean, que aparece duas vezes depois de marcar 60 gols na primeira divisão pelo Everton em 1927/28, antes de marcar 44 quatro temporadas depois.
No total, 40 gols foram alcançados 41 vezes, embora apenas duas vezes no último meio século. Guy Whittingham conseguiu 42 pelo Portsmouth em 1993, com os 43 gols de Aleksandar Mitrovic pelo Fulham no campeonato da última temporada sendo a ocorrência mais recente.
Erling Haaland, atualmente com 35 gols na Premier League com um jogo fora de casa contra o Brentford ainda por vir, tem que marcar sete gols no domingo para ingressar no clube exclusivo dos quarenta. Certamente não está além dos reinos das possibilidades.