A vida da cantora em fotos
Tony Bennett teve uma longa e bem-sucedida carreira como artista de jazz – mas o cantor de “ Because of You” começou com origens humildes.
O vencedor de 19 prêmios Grammy (nome verdadeiro Anthony Dominick Benedetto) nasceu em Queens, Nova York, em 1926, em uma família de baixa renda. Seu pai, Giovanni “John” Benedetto, era merceeiro e sua mãe, Anna Maria Suraci, costureira. A Grande Depressão atingiu fortemente a família quando a saúde de John piorou. Ele morreu quando Bennett tinha 10 anos.
O nativo de Nova York começou a cantar muito jovem e praticava enquanto servia mesas para ajudar sua família financeiramente. “Comecei quando tinha cerca de 6 anos. Nunca conheci uma família de ascendência italiana na América que não fosse musical”, disse Bennett em entrevista ao Jazz Professional em 1966.
O artista “I Left My Heart in San Francisco” teve sua grande chance em 1949, quando a cantora de vaudeville Pearl Bailey o convidou para abrir sua série de concertos em Greenwich Village. O animador Bob Hope compareceu a uma das apresentações e ofereceu a Bennett uma vaga em seu show no Paramount Theatre. Na época, Bennett usava o nome artístico de Joe Bari e foi Hope quem sugeriu que ele mudasse para Tony Bennett.
Um ano depois, o cantor assinou com a Columbia Records e lançou canções que chegaram ao topo das paradas, incluindo ” Because of You ” e ” Blue Velvet “. Ele ganhou seu primeiro Grammy em 1962 por sua gravação de “I Left My Heart in San Francisco” e continuaria a coletar um total de 19 vitórias com 41 indicações.
Bennett permaneceu no centro das atenções ao longo das décadas, ganhando popularidade com um público mais jovem, mesmo quando a música pop começou a mudar e mudar nos anos 90. Sua aparição em 1994 no MTV Unplugged resultou em um álbum de platina e uma vitória no Grammy de Álbum do Ano.
Bennett continuou a alcançar grande sucesso e reconhecimento ao longo dos anos 2000, inclusive sendo homenageado com o Grammy Lifetime Achievement Award em 2001 e recebendo o Kennedy Center Honors Award quatro anos depois. Foi em 2011 que ele começou uma grande amizade com Lady Gagaque se tornaria um colaborador frequente na década seguinte.
Bennett e o artista de “Just Dance” lançaram o álbum vencedor do Grammy Cara a cara em 2014, ao mesmo tempo que rendeu a Bennett – que tinha 88 anos na época – um Recorde Mundial do Guinness para “a pessoa mais velha a alcançar o primeiro lugar na parada de álbuns dos EUA com um álbum recém-gravado”. A dupla também lançou um show especial, Tony Bennett e Lady Gaga: Cheek to Cheek Live!, em comemoração à popularidade do disco. O último álbum de Bennett foi lançado em setembro de 2021, e foi outro esforço colaborativo com Gaga, este intitulado Amor a venda.
Um mês antes, Bennett anunciou sua aposentadoria em meio ao diagnóstico de Alzheimer. Suas últimas apresentações ao vivo e gravadas com o artista “Shallow” foram transformadas em especial de TV, Uma última vez: uma noite com Tony Bennett e Lady Gagaque estreou em novembro daquele ano.
Ao longo do enorme sucesso da carreira do cantor de “Love For Sale”, ele também encontrou o amor inúmeras vezes. Bennett se casou com sua primeira esposa, Patrícia Faiaem 1952 e juntos deram as boas-vindas a dois filhos, Danny e Dae, antes de finalizar o divórcio em 1971. Bennett deu as boas-vindas à sua primeira filha, Joanna, em 1970, com sua segunda esposa, Sandra Grant, com quem se casou após o divórcio de Beech. O casal teve outra filha, Antônia. A dupla se separou em 2007 e Bennett se casou com sua terceira esposa, Susan Crownesse mesmo ano.
Bennett morreu em 21 de julho de 2023, semanas antes de seu 97º aniversário.
Inscreva-se no boletim informativo diário gratuito da Us Weekly e nunca perca as últimas notícias ou histórias exclusivas sobre suas celebridades favoritas, programas de TV e muito mais!
Continue rolando para ver a vida e a carreira de Bennett em fotos: