AC Milan x Inter de Milão: todas as estatísticas que você precisa saber antes da semifinal da Liga dos Campeões
AC Milan x Inter de Milão é uma das maiores rivalidades do futebol mundial, até porque eles dividem o icônico San Siro, e os dois grandes italianos se enfrentam nas semifinais da Liga dos Campeões para uma chance em outro troféu europeu na final.
O Derby della Madonnina aconteceu pela primeira vez em janeiro de 1909, com o AC Milan vencendo por 3 a 2, e nos 114 anos desde então, houve 235 encontros competitivos entre os dois.
Apropriadamente, o recorde entre AC e Inter é bastante dividido, com o primeiro levando a melhor em 79 ocasiões, contra 87 do último. No total, eles empataram 69 jogos também.
A maioria de seus confrontos ocorreu, naturalmente, na Série A da Itália, com 178 confrontos entre eles na primeira divisão. Embora ambos tenham 19 títulos da liga em seu nome – tornando-os o segundo clube mais bem-sucedido do país, atrás da Juventus -, na verdade, é a Inter que é superior quando se trata de jogos no clássico de Milão.
O Inter venceu 68 jogos da Série A contra o AC, com 56 empates e apenas 54 vitórias do AC.
No entanto, é uma história diferente em seu pequeno número de partidas da Liga dos Campeões. Embora tenham se enfrentado apenas quatro vezes nas competições europeias, em duas partidas, o AC Milan venceu duas e conseguiu dois empates, deixando o Inter sem vitórias contra seus adversários.
Nas semifinais da Liga dos Campeões de 2002/03, os dois jogos terminaram empatados. A primeira mão terminou 0-0, com a segunda mão 1-1. Devido à regra dos gols fora de casa ainda em uso na época, o AC Milan avançou para a final como visitante na segunda partida, apesar de ambas as mãos terem sido disputadas em San Siro.
A Inter não precisou esperar muito para se vingar na Europa, a dupla se enfrentando nas quartas de final da Liga dos Campeões de 2004/05. A vingança nunca se materializou, no entanto.
O AC Milan vencia por 2 a 0 na primeira mão, com Shevchenko somando o terceiro no placar agregado na primeira metade da segunda mão. Infelizmente, a segunda mão foi abandonada aos 74 minutos, depois que os torcedores do Inter acertaram o goleiro Dida com um sinalizador: o Milan, confortavelmente à frente de qualquer maneira, conquistou a vitória e todos nós ganhamos que ótima foto entre Rui Costa e Marco Materazzi.
Estranhamente, uma vez na história, os times se enfrentaram em uma grande final, com o AC Milan vencendo a Copa da Itália de 1977.