Acidente aéreo em Bragança pode ter sido causado por pouso malsucedido, diz especialista

Acidente aéreo em Bragança pode ter sido causado por pouso malsucedido, diz especialista

A queda de um hidroavião no município de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, neste domingo (30), deixou ao menos dois mortos, de acordo com a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP).

O acidente foi registrado em área próxima à Marina Estância Confiança. A empresa informou que o impacto ocorreu por volta das 14h10 e que os bombeiros chegaram ao local às 15h.

Em entrevista à CNNo especialista em segurança aérea Lito Sousa afirmou que o incidente pode ter sido causado por um pouso malsucedido.

“Essas imagens mostram a ocorrência de um pouso malsucedido, muito mais do que uma queda de uma aeronave. Obviamente, com essa gravação à distância, não é possível definir exatamente o que ocorreu. Mas é possível afirmar que esta é uma aeronave anfíbia, ela tanto pousa na água quanto na terra”, explica.

“O que é perceptível, quando a gente aproxima o momento do pouso é que a parte traseira do flutuador toca muito forte na água e o flutuador tem uma inclinação para frente. E, quando a parte da frente do flutuador encosta na água, o avião ‘pilona’ – na aviação esse movimento de ‘cambalhota’ é chamado de pilonar”, prossegue.

aviao_pp_nik_02-e1682904699741 Acidente aéreo em Bragança pode ter sido causado por pouso malsucedido, diz especialista
Modelo de hidroavião PP Nik, semelhante ao que caiu em represa de Bragança Paulista no interior de São Paulo (SP) / Daniel Popinga

O especialista compara o ocorrido com a freada brusca de uma bicicleta com o uso somente dos freios dianteiros.

“Seria o equivalente a você frear bruscamente a bicicleta usando apenas o freio dianteiro, o movimento traseiro da bicicleta vai fazer você cair”, detalha.

(Publicado por Lucas Rocha)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *