“Acreditar que ia dar certo“, diz aluna com nota máxima em redação do Enem

“Acreditar que ia dar certo“, diz aluna com nota máxima em redação do Enem

Seu consultor Origo energia é Anderson Freitas – 031.97149.7294

A jovem Letícia Vicente, de 17 anos, estudante do Colégio Diocesano de Mossoró, no Rio Grande do Norte, foi uma das 60 pessoas que conseguiram a nota 1000 na redação do Enem 2023. As notas do Exame Nacional do Ensino Médio foram divulgadas hoje pelo Ministério da Educação.

Com a nota 1000 no Enem, Letícia se credencia para tentar o curso que ela almeja para sua carreira: Medicina. “O curso que eu estou pensando é Medicina, na UERN, mas eu também tenho outras opções, a minha segunda no momento é Direito.”

Em conversa com a CNN, a estudante detalhou como ela se preparou para a prova. “Esse foi o ano que eu mais me preparei, mas nos outros anos de ensino médio eu vinha estudando bastante também. Só que aí, esse ano, além da escola, eu fiz um curso online, que é a mentoria do colégio. E eles são próprios para medicina, então eles me ajudaram bastante na minha preparação. Eu estudava toda semana. De manhã eu ia para a escola, e à tarde eu estudava, à noite também. Nos finais de semana eu gostava muito de estudar no domingo. Gostava também de estudar de madrugada, porque era um horário que eu tinha muita energia”, disse a jovem.

A nota máxima na redação não foi mero acaso. Letícia se preparou e elaborou técnicas para treinar a escrita de seus textos. “Em relação à redação, desde o início do ano eu fazia uma por semana. Aí na semana do Enem, eu dei uma folga, fui lendo só as redações que eu já tinha feito. E relembrando repertórios e argumentos e tudo mais. Acho que o que me ajudou mais no ano inteiro foi ficar tranquila.”

Ela ressaltou, ainda, que um dos pontos mais importantes para ela se sair bem na prova foi cuidar da saúde mental. “Acho que o que deu mais certo para mim esse ano foi ficar muito tranquila e cuidar bastante da minha cabeça, da minha saúde mental e acreditar que uma hora ia dar certo. Porque já é um ano muito difícil, é um processo muito longo, mas se você tiver bem, mentalmente, se você estiver tranquila, que você consegue alguma hora dará certo.”

Mesmo com 17 anos, Letícia já tem experiência em enfrentar a pressão com as provas. Em 2023 ela fez o Enem pela terceira vez. Para os alunos que vão fazer o concurso em 2024, ela deixa um conselho. “Fiz o Enem em 2021 e 2022 como treineira, foram os meus dois primeiros anos de ensino médio e agora em 2023 foi o meu primeiro ano valendo mesmo para entrar na faculdade. Então essa é a minha dica, é ficar tranquilo e acreditar.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *