Adeus corridas pelo título da Premier League? Como o Manchester City poderia ficar ainda mais rico, revelado
O Manchester City tem potencial para se tornar o primeiro clube de futebol da história a atingir um faturamento de £ 1 bilhão se conseguir capitalizar o que sua base de fãs global deseja, de acordo com um importante especialista em dados e insights.
Enquanto o clube enfrenta atualmente 115 acusações de supostas violações das regras financeiras da Premier League, a empresa de dados e insights Grupo CLVacredita que existe um mercado inexplorado que o Manchester City deve procurar explorar para aumentar a receita e se tornar o primeiro clube da história a faturar £ 1 bilhão em um único ano.
A Deloitte colocou o City no topo da Money League de 2022 com receita de £ 731 milhões, seguido pelo Real Madrid com £ 714 milhões, mas o CLV Group sugeriu que há grandes oportunidades para se envolver com os fãs e, por sua vez, aumentar o dinheiro.
“As plataformas digitais oferecem uma excelente oportunidade para o Man City se envolver com seus fãs globais e gerar receita adicional”, explicou Neil Joyce, CEO do CLV Group.
“O clube deve aproveitar as plataformas de mídia social, criar conteúdo mais exclusivo e construir uma comunidade online vibrante. Ao oferecer assinaturas premium ou acesso exclusivo a conteúdo de bastidores, partidas ao vivo ou experiências interativas, o clube pode atrair novos seguidores leais e gerar receita recorrente. Acho que eles podem ser o primeiro clube de futebol a faturar £ 1 bilhão nos próximos 3 a 5 anos ”
Joyce acredita que, embora existam maiores oportunidades de se envolver com uma base de fãs global, devido aos avanços tecnológicos e às mídias sociais, a maioria dos clubes importantes ainda se concentra em grupos centrais em áreas locais. O Manchester City, diz ele, é um deles, embora haja uma mudança acontecendo que eles poderiam e deveriam capitalizar.
Apontando para os rivais do City, o Manchester United, Joyce destaca que a pesquisa conduzida pelo CLV Group sugere que o United entende menos de cinco por cento de seus 1,1 bilhão de torcedores.
“Desbloquear o potencial da base de fãs global desconhecida de 95% pode colher enormes benefícios em termos de aumento de receita, o que, por sua vez, pode aumentar a avaliação futura do clube em £ 1 bilhão a £ 2 bilhões”, disse ele.
“Muitos grandes clubes de futebol já têm um enorme alcance global, mas a maioria desses torcedores nunca chegará a um jogo. Na maioria dos casos, alguns fãs – se tiverem sorte – poderão assistir a um jogo da turnê de pré-temporada ou a um encontro em um shopping center.
“Há uma oportunidade real de revolucionar a lealdade e recompensar os torcedores com o que eles querem, aumentando a receita no processo, mas os clubes precisam acelerar o ritmo de como investem e mobilizam essas oportunidades”.
A Web 3.0 também é apontada como um fluxo de receita. O Manchester City fez parceria com a exchange de criptomoedas OKX em 2022, destacando sua abertura para mergulhar em fluxos de receita emergentes.
“A Web 3.0 e, em particular, as associações baseadas em tokens, têm o potencial de formar a espinha dorsal dos esquemas de fidelidade da próxima geração, semelhantes aos de varejistas e companhias aéreas, onde os torcedores obtêm os benefícios que desejam, em um ecossistema que valorizam, enquanto os clubes capturam primeiro dados de terceiros e gerar novos fluxos de receita”, acrescentou Joyce.