Alagoas tem pelo menos 22 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas por causa de temporal
Pelo menos 22 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas por causa das fortes chuvas que atingem o estado de Alagoas desde a última sexta-feira, 7. Neste domingo, 9, o governo federal reconheceu que 29 municípios do estado estão em situação de emergência, conforme publicado em edição extra do Diário Oficial da União.
O governador Paulo Dantas (MDB) visitou ao longo do dia os municípios de São Miguel dos Campos e Marechal Deodoro, na região sul de Alagoas, e pediu para o governo federal homologar outras duas cidades em situação de emergência. O reconhecimento por decreto visa facilitar a liberação de verba para a compra de cestas básicas, água, colchões e outros mantimentos para as famílias atingidas.
“Queremos convidar, inclusive, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), para que a gente encontre formas de sofrer menos quando vier um volume maior de chuva”, disse Dantas. “Muitos rios que banham Alagoas nascem em Pernambuco, e precisamos encontrar alternativas para reduzir o impacto das enchentes aqui no estado”.
Em Marechal Deodoro, a equipe precisou vistoriar os bairros a bordo de uma canoa, devido ao estrago feito pelas chuvas. “A situação aqui é muito crítica. Pedi ao governador ajuda para alimentação e água potável para as famílias”, afirmou o prefeito Cláudio Filho.
Veja abaixo a lista dos 29 municípios de Alagoas que estão em situação de emergência já reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Atalaia
Barra de São Miguel
Branquinha
Cajueiro
capela
Colônia Leopoldina
Coqueiro Seco
Flexeiras
Prepare-os
Jacuípe
Joaquim Gomes
Maragogi
Marechal Deodoro
Matriz de Camaragibe
Murici
Paulo Jacinto
Paripueira
Penedo
Pilar
Quebrangulo
Rio longo
São José da Laje
São Miguel dos Campos
Santana do Mundaú
São Luís do Quitunde
São Miguel dos Milagres
Satuba
União dos Palmares
Viçosa
Compartilhe: