Além dos logs de leitura e níveis de Lexile: apoiando a vida de leitura multifacetada dos alunos
Os textos devem variar em dificuldade e extensão, disse Parker, retirando do trabalho do pesquisador de alfabetização Tim Shanahan. “O nível de dificuldade deve subir e descer”, disse ela. “Mas a dificuldade média ao longo do tempo deve subir.” Quando os níveis de texto variam, todas as crianças se beneficiam de materiais de leitura desafiadores e é menos provável que os alunos pensem que seus professores têm baixas expectativas de suas habilidades. “Os alunos tendem a viver de acordo com as profecias autorrealizáveis que seus professores estabelecem para eles. Portanto, se não pensarmos que eles serão leitores ou que podem ler ou que devem ler livros que tratam de textos diversos em todos os níveis, então não o farão”, disse Parker.
Dá aos alunos tempo para ler os livros que escolherem
A leitura independente durante o dia escolar dá aos alunos a oportunidade de fortalecer suas habilidades de leitura com pressão mínima. Fornecer tempo de leitura regular pode parecer simples, mas pesquisa mostra que muitos programas básicos de leitura incluem apenas sete a 15 minutos de leitura real. Quando ela era professora de sala de aula, Parker dedicava os primeiros 20 minutos de cada aula para os alunos lerem os livros de sua escolha. “Foi um momento protegido para ajudá-los a desenvolver o amor pela leitura”, disse Parker. Ela recomendou que os professores de todas as séries estabeleçam uma rotina de tempo de leitura independente para seus alunos. “A leitura independente desenvolve a fluência, constrói o vocabulário e o conhecimento das estruturas do texto e oferece aos leitores as experiências de que precisam para ler e construir significados”, disse ela.
Mesmo quando as escolas exigem textos específicos no currículo, Parker disse que todos os outros livros que os alunos leem ao longo do ano devem ser “auto-selecionados e de grande interesse para o leitor”. A pesquisa mostra que quando os alunos podem escolher seus livros, o engajamento na leitura aumenta.
Ela incentivou os professores a serem “detetives de livros” e usar pesquisas de interesse para descobrir quais tópicos capturam o interesse de seus alunos. professor de artes Donalyn Miller sugere questões de pesquisa como “Qual é a sua primeira escolha sobre o que fazer quando você tem tempo livre em casa?” e “Que tipo de coisas você colecionou?” identificar os temas e interesses que motivam os alunos que podem não se ver como leitores.
Reconhecer que os alunos já são leitores
As crianças leem o tempo todo, mesmo que não seja algo que os adultos considerem valioso, disse Parker. “Eles podem estar lendo, por exemplo, anime ou mangá. Eles podem estar lendo histórias em quadrinhos. Eles podem estar lendo postagens de blog, postagens do Instagram e outras coisas no TikTok.” Ela incentiva professores e pais a trabalhar com as crianças e não contra elas quando se trata de escolher materiais de leitura. “O texto deve ser amplamente visto para incluir mídia impressa, digital e visual”, disse ela.
Dar às crianças acesso a uma ampla variedade de textos em diferentes formatos pode ajudar a atrair leitores relutantes. Antes de desencorajar certos textos, professores e pais podem fazer uma pausa para se perguntar o que está orientando sua decisão de afastar uma criança desse texto específico. “Porque você nunca sabe qual livro vai transformar uma criança em uma leitora”, disse Parker.