Alunos de Timóteo são premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática
Alunos do Instituto Municipal de Educação Técnica de Timóteo (IMETT) e da Escola Municipal de Timóteo estão na lista de premiados da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), edição 2023, projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras.
A premiação foi realizada na tarde desta terça-feira (28), na Escola Batista de Acesita, em evento promovido pela Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, que abrange 43 municípios em sua jurisdição.
A Subsecretária de Educação, Simone Bicalho, falou sobre o orgulho de ter sete alunos da rede pública de ensino do município que se destacaram na OBMEP. “São cinco alunos do IMETT e dois da Escola Municipal de Timóteo que receberam prêmios. Estamos vibrando com o resultado”, contou Simone. Durante a cerimônia de entrega de medalhas foram agraciados os medalhistas e toda a comunidade escolar pelo comprometimento e empenho em prol de uma educação de qualidade.
Os estudantes do IMETT premiados na modalidade regional e suas respectivas medalhas foram: Davi Damasceno Lima Andrade (Prata) e Gabriel Coelho de Paula (Bronze) no Nível I ; Lorena Alves Almeida (Prata), Mirella Alves Almeida (Bronze) e Gustavo Vieira Gonçalves Silveira (Bronze), no Nivel 2. Já, os estudantes da Escola Municipal de Timóteo foram: Pyetro Luccas Ferreira de Almeida (Ouro) no Nível II e Raul Alves Brito (Bronze) no Nível I.
A Olimpíada Brasileira de Matemática é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática e promovida com recursos do Ministério da Educação e Cultura e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem entre seus objetivos, estimular e promover o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidade nas áreas científicas e incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas. O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio.