Amamentação ligada a pontuações de testes acadêmicos moderadamente melhores

Amamentação ligada a pontuações de testes acadêmicos moderadamente melhores

6 de maio de 2023 – A amamentação na infância pode ter um efeito nas pontuações dos testes acadêmicos mais tarde na vida de uma criança, sugere um novo estudo.

A pesquisa realizada no Reino Unido foi publicada no Registros de doença na infância. Ele acompanhou 5.000 crianças desde a infância no início dos anos 2000 até o ensino médio. Eles foram divididos em três grupos – não amamentados; amamentou alguns meses; e amamentado por mais de 12 meses. Os pesquisadores verificaram os resultados das crianças no teste do Certificado Geral de Ensino Secundário.

Os pesquisadores descobriram que a amamentação mais longa “estava associada a ganhos modestos nos resultados acadêmicos”, escreveram eles. Crianças amamentadas por pelo menos um ano tiveram 39% mais chances de se sair melhor em exames de matemática e inglês do que aquelas que não foram amamentadas e tiveram mais de 20% menos chances de reprovar em um teste de inglês.

Os resultados não significam que todas as crianças devam ser amamentadas, disse o principal autor do estudo, Reneé Pereyra-Elías, MD, estudante de doutorado e pesquisador da Unidade Nacional de Epidemiologia Perinatal da Universidade de Oxford.

Ele disse CNN.com nem sempre é possível amamentar e que ninguém deve se preocupar em colocar uma criança em desvantagem.

Kevin McConway, professor emérito de estatística aplicada na Open University, na Inglaterra, disse que a pesquisa mostra apenas uma correlação, não causalidade.

“Não é possível ter certeza sobre o que está causando o quê”, disse McConway, que não participou da pesquisa.

Mães britânicas mais ricas são mais propensas a amamentar, e seus filhos tendem a se sair bem na escola, disse ele. “Isso não significa que é a amamentação que faz com que as crianças tenham um bom desempenho na escola – obviamente pode ser algum outro aspecto do fato de que sua família está relativamente bem.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *