‘Anders Limpar me deu um soco na lateral da cabeça e fugiu’: Brian McClair relembra a briga de 20 homens entre Manchester United e Arsenal em 1990
Quando o Manchester United deu as boas-vindas ao Arsenal em Old Trafford para um jogo da Primeira Divisão em outubro de 1990, a FA deu o passo sem precedentes de deduzir pontos da liga dos dois clubes depois que uma grande briga estourou no segundo tempo.
O Arsenal perdeu dois pontos, depois de se envolver em situação semelhante contra o Norwich City um ano antes, enquanto o United perdeu um ponto.
Brian McClair jogou pelo Manchester United naquele dia e se lembra de QuatroQuatroDois estando no meio da ação enquanto os jogadores se aproximavam do incidente. O goleiro do Arsenal, David Seaman, continuou sendo o único jogador em campo não envolvido, embora McClair revele que isso não é estritamente verdade.
“Às vezes, os jogadores entram em uma zona vermelha e fazem coisas idiotas. Foi uma entrada ruim de Nigel (Winterburn) em Denis Irwin – ele poderia ter causado muito mais danos do que causou – e eu fui para a zona vermelha.
“Nigel e eu tínhamos uma história. Tudo começou quando perdi um pênalti em Highbury e Nigel estava gritando na minha cara. Então houve um jogo em que eu o sacudia para cima e para baixo e ele fingia estar nocauteado. Desta vez, porque foi ele, porque foi um desarme ruim, você faz alguma coisa e acabou em… bem, só descobri depois que foi uma briga de 20 homens.
“Eu pensei que eram 21 até que Clayton Blackmore disse recentemente, ‘Não, eu não me envolvi.’ Eu pensei, ‘Oh, isso é bom saber. Encantador. Isso é bom de você…'”
De alguma forma, o árbitro Keith Hackett apenas puniu Limpar e Winterburn por seu envolvimento com um cartão amarelo, com todos os jogadores do Manchester United escapando de um cartão amarelo.
“Fergie costumava nos dizer: ‘Você deveria estar feliz por ele estar jogando, e ele está jogando – se algo acontecer, ele será seu ombro’, e esse era o caso. Foi o mesmo para o Arsenal: eles estavam defendendo seu companheiro de equipe”, diz McClair.
“Nunca fui expulso em nenhum nível e pensei: ‘Bem, sou eu agora – estou sendo expulso. Você não pode fazer isso em um campo de futebol’. Então Keith Hackett aparece, registra Nigel Winterburn continua. Eu pensei: ‘Isso é impossível…’
“Anders Limpar me deu um soco na lateral da cabeça por trás e depois fugiu como um colegial, então pode ter havido alguns expulsos – não só eu. Posteriormente, houve uma redução de dois pontos para o Arsenal e um para o United. Mesmo assim, a FA poderia ter tomado uma atitude. Não sei como consegui me safar disso; você teria uma suspensão bastante razoável por isso agora.”
Apesar da redução de dois pontos, o Arsenal conquistou o título da Primeira Divisão naquela temporada. O Manchester United os enfrentou em Highbury depois de já terem sido confirmados como campeões, embora McClair revele que alguns pontos positivos podem ser retirados do dia.
“Não muito tempo depois, tivemos o desprazer de visitar Highbury e dar-lhes uma guarda de honra, pois haviam vencido o campeonato.
“Fui até Nigel e disse: ‘Temos que acabar com isso antes que alguém se machuque.’ Apertamos as mãos e foi isso, não tenho nada contra ele – ele esteve no meu podcast e foi bom, embora pareça não se lembrar de tantas coisas quanto eu.
“Ele disse que não tinha assistido desde então; eu disse: ‘Bem, deixe-me dizer a você, Nigel: eu chutei você duas vezes, mas não chutei com força suficiente…'”