As crianças pequenas podem aprender com aplicativos educacionais?
Pesquisar também sugere que aplicativos interativos podem estar ligados a habilidades motoras aprimoradas. Especificamente, crianças que são expostas a telas sensíveis ao toque em idades mais jovens têm habilidades motoras finas mais avançadas. No entanto, esse efeito foi encontrado apenas para crianças que interagiam ativamente com a tela sensível ao toque, não apenas assistindo a vídeos. Nenhuma relação, positiva ou negativa, foi encontrada entre o uso da tela sensível ao toque e o desenvolvimento motor grosso ou da linguagem.
As crianças transferem o aprendizado dos aplicativos para o mundo real?
Embora tenhamos evidências consistentes de que crianças pequenas podem aprender com aplicativos, ainda não está claro até que ponto elas podem transferir esse conhecimento para o mundo real. Está bem documentado que crianças pequenas (especialmente crianças com menos de 3 anos) não aprendem tão bem com vídeos quanto com interações da vida real e não transferem o aprendizado do vídeo para a vida real, o que é chamado de “O vídeo falha.” No entanto, há alguma evidência de que as crianças pode aprendizagem de transferência quando o tempo de tela é mais interativo, como no FaceTime ou no bate-papo por vídeo. Isso aumenta a possibilidade de que as crianças mais novas tenham maior probabilidade de transferir o aprendizado dos aplicativos para o mundo real (supondo que o aplicativo tenha um recurso interativo).
Pesquisar descobre que crianças de 15 meses podem aprender a fazer uma tarefa simples em um aplicativo interativo, mas têm dificuldade em transferir esse aprendizado para o mundo real. Eles também têm dificuldade em aplicar o que aprenderam no mundo real a um aplicativo. Mais pesquisa descobriram que mesmo crianças de 2,5 a 3 anos não transferem o aprendizado de um aplicativo para o mundo real (ou do mundo real para um aplicativo). outro estudo descobriram que crianças de 4 a 6 anos, mas não de 3 anos, transferiam o aprendizado sobre tarefas de resolução de problemas de um aplicativo para a vida real e aprendiam tão bem com um aplicativo quanto com uma demonstração física.
No entanto, a pesquisa descobriu que as crianças mais novas podem transferir o aprendizado de um aplicativo quando um adulto se envolve no aplicativo com elas e fornece ajuda e suporte conforme necessário. Por exemplo, quando a tarefa com crianças de 15 meses foi repetida com a ajuda de um adulto, o pesquisadores descobriu que as crianças mostraram uma melhor transferência de aprendizagem e foram 19 vezes mais propensos a transferir o aprendizado se um pai usasse “alta qualidade de interação” (o que significa que o pai estava estruturando a tarefa para a criança, usando uma linguagem muito diferente e fornecendo carinho e encorajamento). Pesquisar também constata que um envolvimento mais sutil dos adultos ajuda as crianças de 2,5 a 3 anos a transferir o aprendizado. Pesquisar constata que até mesmo crianças de 5 e 6 anos apresentam aprendizado aprimorado quando um adulto se envolve em um aplicativo com elas.
As crianças aprendem melhor com aplicativos ou vídeos?
Portanto, a pesquisa sugere que as crianças têm problemas para transferir o aprendizado dos aplicativos para o mundo real, assim como fazem com os vídeos, mas a natureza interativa dos aplicativos ajuda a melhorar a qualidade do aprendizado, sugerindo que os pais podem preferir aplicativos em vez de TV passiva assistindo?
O pesquisar é misturado com alguns estudos que encontram aprendizagem aprimorada de aplicativos e alguns estudos que encontram aprendizagem aprimorada de vídeos. Embora alguma pesquisa descobre que a natureza interativa dos aplicativos versus passiva mostra aprendizado aprimorado, outra pesquisa constata que os recursos interativos dos aplicativos podem interferir no aprendizado porque podem sobrecarregar a atenção e as habilidades de funcionamento executivo das crianças, dificultando o aprendizado e a interação com o aplicativo ao mesmo tempo. Pesquisar também sugere que a natureza interativa do aplicativo deve estar relacionada ao que o aplicativo está tentando ensinar, em vez de ser irrelevante para o ensino (por exemplo, a criança deve tocar onde acredita que um objeto está oculto, em vez de tocar em qualquer lugar da tela). há também alguma evidência que as meninas podem aprender mais com certas formas de interagir com aplicativos, enquanto os meninos aprendem mais assistindo.
Como os pais podem identificar os aplicativos mais educativos?
Assim, a pesquisa descobriu que é possível que as crianças aprendam com aplicativos e que o uso de aplicativos com elas pode melhorar a transferência do aprendizado para o mundo real, mas isso significa que elas podem aprender com qualquer aplicativo? Como você pode determinar quais aplicativos são verdadeiramente educacionais?
A estudo recente avaliaram 124 aplicativos “educacionais” populares e descobriram que 58% dos aplicativos populares eram de “baixa qualidade” em termos de como promovem o aprendizado.
Os pesquisadores avaliaram aplicativos com base no “Quatro Pilares” da aprendizagem precoceque incluem:
- Aprendizado ativo – se o aplicativo requer pensamento crítico ou esforço intelectual versus uma simples causa e efeito
- Engajamento no processo de aprendizagem – se os recursos interativos aprimoram ou distraem o aprendizado, incluindo se o aplicativo possui efeitos visuais e sonoros desnecessários e anúncios que distraem
- aprendizagem significativa – quão relevante é o que a criança está aprendendo no aplicativo é para a vida da criança e conhecimento existente
- Interação social – até que ponto o aplicativo incentiva as crianças a interagir com os personagens do aplicativo ou com seus cuidadores enquanto interagem com o aplicativo
Os pesquisadores descobriram que os seguintes aplicativos receberam as pontuações mais altas em termos de promoção do aprendizado:
- My Food – Nutrição para Crianças
- Bacio Stop & Go de Daniel Tiger
- Toca Life (Bairro, Escola e Hospital)
- Cidade LEGO DUPLO
- Zoombinis
Os seguintes aplicativos também receberam pontuações relativamente altas:
- App da Bíblia para Crianças: Leia a História da Natividade
- Simulador de Fazenda 18
- Toca Lab: Elementos
- Toca Hair Salon 3
- Toca Life: World
- Toca Cozinha 2
- Minha Lagarta Muito Faminta AR
- Melody Jams
- Caminhões e escavadeiras para férias Sago Mini
- Amigos do Sago Mini
- Stellarium Mobile Sky Map
- Star Walk – Guia do Céu Noturno: Mapa de Planetas e Estrelas
- Mundo Brio – Ferrovia
- Pré-escola Noggin
- SkyView Lite
Um recente revisão sistemática dos aplicativos educacionais para crianças pequenas também descobriram que as crianças podem aprender com os seguintes aplicativos:
- Meça Aquele Animal
- estante matemática
- Saber Número Gratuito
- alfabeto sem fim
- escola de letras
- Amostrador da Primeira Palavra
- Word Wall HD
- Pocket Phonics
- Ortografia do construtor de habilidades
- Monstro Fônico 1
- ABC Toque e Aprenda
- Abelhas
- Berçário Lite
- Starfall
- Super por que
Pesquisar também não encontrou nenhuma diferença na qualidade educacional de aplicativos gratuitos versus pagos, portanto, não pense que precisa gastar uma fortuna para obter aplicativos de alta qualidade para seu filho.
tradução geral
A pesquisa sugere que as crianças podem aprender com aplicativos, mas não está claro se elas podem realmente transferir esse aprendizado para o mundo real. No entanto, nem todos os aplicativos são verdadeiramente educacionais, e pais, cuidadores e professores devem avaliar cuidadosamente os aplicativos com base nos princípios respaldados por pesquisas descritos acima antes de permitir que crianças pequenas se envolvam com eles. Também é importante observar que esta pesquisa não aborda se há algum impacto negativo do aprendizado de aplicativos sobre o aprendizado na “vida real”, como possíveis interrupções no sono, miopia (miopia que pode ser desenvolvida devido ao tempo excessivo de tela), falta de atividade física ou a natureza potencialmente “viciante” de alguns desses aplicativos. O uso excessivo até mesmo dos aplicativos mais “educacionais” provavelmente terá impactos negativos.
Esta pesquisa também fornece as seguintes dicas para pais relacionadas a aplicativos:
- Se possível, espere até que seu filho tenha pelo menos 3 anos antes de experimentar aplicativos educacionais. A pesquisa descobriu que, embora crianças com menos de 3 anos possam aprender em um aplicativo, elas podem ter menos probabilidade de aplicar esse conhecimento ao mundo real.
- Envolva-se em aplicativos com seu filho. Forneça alguma ajuda e assistência sem fazer a tarefa por eles. Ajude a criança a entender as instruções e preste atenção aos recursos relevantes.
- Ao interagir com aplicativos juntos, use muita linguagem para ajudar a explicar a tarefa para a criança. Ofereça elogios e encorajamento frequentes.
- Escolha aplicativos que exijam que a criança pense criticamente em vez de simples causa e efeito, como um aplicativo no qual eles precisam escolher a resposta correta, em vez de um aplicativo no qual eles simplesmente pressionam um botão e uma animação é reproduzida.
- Evite aplicativos com recursos ou anúncios irrelevantes ou excessivos que não estão relacionados com o processo de aprendizagem.
- Procure aplicativos que ensinem habilidades às crianças que elas possam transferir facilmente para a vida real e que estejam relacionados aos seus conhecimentos já existentes, como um aplicativo que ensine sobre as letras do alfabeto.
- Escolha aplicativos que incentivem seu filho a interagir com os personagens do aplicativo e/ou com você ou outros cuidadores enquanto interage com o aplicativo.