As estatinas podem causar nevoeiro cerebral?
O colesterol é uma substância cerosa, semelhante à gordura, que flui pela corrente sanguínea. Você corre o risco de um ataque cardíaco ou derrame se seus números de colesterol não forem bons. Estatinas podem ajudar. Essa é uma classe de medicamentos projetados para reduzir o nível de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL) do seu corpo, também conhecido como colesterol “ruim”.
Embora as estatinas tenham muitos benefícios para a saúde e sejam seguras para a maioria das pessoas, existem alguns efeitos colaterais. Estes podem incluir:
A névoa cerebral é “um nível geral de confusão e desorientação”, diz Robert Rosenson, MD, diretor da Unidade Cardiometabólica do Hospital Mount Sinai, na cidade de Nova York.
A FDA aprovou alterações na bula das estatinas que listam a perda de memória e a confusão como um “efeito colateral não grave e reversível”.
O colesterol é uma parte importante do seu cérebro. Na verdade, 25% do colesterol do corpo é encontrado lá. Portanto, pode parecer que as estatinas podem afetar o funcionamento do seu cérebro.
Mas os especialistas não acham que haja motivo para preocupação. Vários estudos sobre os efeitos colaterais da droga sugerem que não há ligação direta. E os sintomas podem ser um sinal de outros problemas, diz Rosenson.
“Eles esquecem onde colocaram as chaves, podem abrir a geladeira, colocar as chaves lá dentro, (e) esquecem e não encontram. Mas estes são frequentemente sinais de Alzheimer. E o Alzheimer é uma doença que se desenvolve a longo prazo”, afirma.
Esses tipos de problemas de memória geralmente ocorrem em pessoas de meia-idade ou mais velhas e podem ser um sinal de muitas condições.
“Pode ser necessário fazer a pergunta: ‘É realmente a droga?’ Ou há algo mais acontecendo aqui que exigiria avaliação formal com um especialista em neuropsiquiatria ”, diz Rosenson.
Por outro lado, algumas pesquisas sugerem que o uso de estatinas está associado à redução do risco de demência ou à melhora da função cerebral. Um estudo de 12 anos em Taiwan analisou 57.669 pessoas com mais de 65 anos e descobriu que altas doses de estatina eram “particularmente eficazes” na prevenção da demência. Mais pesquisas precisam ser feitas sobre isso.
Não pare de tomar a medicação sem falar primeiro com o seu médico. Eles podem optar por:
- Interrompa sua terapia com estatina
- Trocá-lo por outro tipo de estatina
- Abaixe sua dose
Rosenson diz que pode mudar alguém para uma droga não estatina como a ezetimiba. Funciona absorvendo o colesterol no intestino. Ou ele pode tentar um inibidor de PCSK9. É uma classe de drogas que não atravessa a barreira hematoencefálica. Eles quebram os receptores de LDL e eliminam o colesterol ruim da corrente sanguínea.
O FDA aprovou dois inibidores de PCSK9 para uso. Eles são:
- Alirocumabe (Praluente)
- Evolocumabe (Repatha)
Rosenson enfatiza que, quando se trata de terapia com estatina, os efeitos colaterais, como nevoeiro cerebral, são raros e geralmente de curto prazo. Os prós geralmente superam os contras, especialmente para pessoas com colesterol alto ou em risco de:
“Você precisa perceber que não existem muitos medicamentos que possam reduzir a inflamação nas artérias e diminuir o colesterol”, diz ele. “Portanto, é preciso pensar no quadro geral e nos dados extensos.”
Aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente para evitar ou aliviar os efeitos colaterais:
Tenha cuidado com a toranja. O suco contém certos produtos químicos que podem interromper o metabolismo das estatinas em seu intestino. Embora você não precise desistir da toranja, pergunte ao seu médico qual quantidade é segura para comer ou beber.
Informe o seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando. Certos medicamentos podem interagir com estatinas e causar efeitos colaterais. Esses incluem:
Vá com calma quando você exercício. Um dos efeitos colaterais comuns das estatinas são as dores musculares. Mas muito exercício pode aumentar o risco de lesão muscular ou piorá-lo. Se você está iniciando uma nova rotina de exercícios, aumente a intensidade lentamente.