As nozes podem ajudar os adolescentes com maturidade, pensamento e atenção

As nozes podem ajudar os adolescentes com maturidade, pensamento e atenção

26 de abril de 2023 – As nozes parecem ser uma maneira saborosa e nutritiva de aumentar a atenção e inteligência e maturidade psicológica em adolescentes, de acordo com uma nova pesquisa.

Os investigadores estudaram 771 adolescentes saudáveis ​​que frequentavam 12 escolas de ensino médio na Espanha. Os jovens tinham idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos, com uma idade média de 14 anos.

Os alunos foram instruídos a seguir recomendações de alimentação saudável e foram divididos aleatoriamente em dois grupos: 386 receberam 30 gramas por dia de nozes cruas da Califórnia – cerca de 14 metades de nozes – para adicionar à dieta, enquanto 385 não receberam nozes e serviram como grupo de controle. .

Eles foram testados antes de entrarem no estudo e novamente aos 6 meses, quando o estudo terminou. A análise incluiu testes de atenção, memória de trabalho e rapidez com que eles pensam e raciocinam, bem como pontos fortes e dificuldades comportamentais. Alguns questionários, particularmente aqueles que tratam do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, foram preenchidos por professores.

Os adolescentes que comeram nozes por pelo menos 100 dias foram mais capazes de pensar e raciocinar, e tiveram menos sintomas de TDAH – prestaram mais atenção nas aulas e foram menos hiperativos. Mas não houve mudanças significativas entre os grupos em outras áreas cognitivas, como a memória de trabalho.

O autor sênior Jordi Julvez, PhD, líder do grupo no Instituto de Pesquisa em Saúde Pere Virgili e pesquisador associado do Instituto de Saúde Global de Barcelona, ​​disse que os profissionais de saúde devem aconselhar os adolescentes “a comer um punhado de nozes três vezes por semana para o resto de suas vidas; eles podem ter um cérebro mais saudável com melhor função cognitiva”.

Fonte Rica de Ácidos Graxos Saudáveis

A adolescência é um momento chave no desenvolvimento do cérebro, quando as conexões entre os neurônios e comportamentos complexos estão sendo “refinadas”, escreveram os autores.

Pesquisas anteriores sugerem que os ácidos graxos poliinsaturados (PUFAs) são fundamentais para ajudar o sistema nervoso central a se desenvolver corretamente, moldando sua arquitetura e função durante os períodos de desenvolvimento neural.

Três desses ácidos desempenham um “papel de desenvolvimento essencial”. Dois deles – os ácidos graxos ômega-3 docosahexaenóico (DHA) e eicosapentaenóico (EPA) – são ácidos graxos poliinsaturados que só podem vir da dieta, principalmente de frutos do mar.

Mas os frutos do mar não são a única fonte de ômega-3. Eles também podem vir de plantas. As nozes estão “entre as fontes mais ricas” de ácidos graxos ômega-3 derivados de plantas.

Comida é remédio

Uma Naidoo, MD, diretora de psiquiatria nutricional e de estilo de vida do Massachusetts General Hospital em Bostondisse que a COVID “nos deixou com um enorme problema de saúde mental entre os jovens: a taxa de suicídio na juventude aumentou e é muito preocupante”.

Por esta razão, Naidoo, um chef profissional, biólogo nutricional e autor do livro Este é o seu cérebro em comidaestá “animada ao ver pesquisas de alta qualidade sendo feitas sobre essa população vulnerável, oferecendo mais soluções mais fáceis de implementar, como nutrição”.

Ela também está entusiasmada com o fato de que esse tipo de pesquisa está “aumentando a nutrição funcional para a saúde mental”, pois acredita que “comida é remédio”.

As descobertas “se alinham” com a própria abordagem de Naidoo à psiquiatria nutricional e também estão de acordo com sua prática clínica.

No entanto, embora esses resultados sejam “promissores”, são necessárias mais pesquisas em populações mais diversas para “garantir que esses resultados sejam realmente generalizáveis”, diz Naidoo, membro do corpo docente da Harvard Medical School que não participou do estudo.

Ela “prevê um futuro em que a pesquisa é tão avançada que podemos ‘dosar’ esses alimentos integrais saudáveis ​​para sintomas e condições psiquiátricas específicas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *