Às vezes, a perda de cabelo em mulheres pode apontar para problemas de saúde maiores
Por Cara Murez
HealthDay Repórter
SEXTA-FEIRA, 17 de março de 2023 (HealthDay News) — A perda de cabelo pode ser devastadora para as mulheres, mas a condição também pode sinalizar problemas de saúde adicionais.
Um especialista da Academia Americana de Dermatologia oferece informações sobre os tipos de perda de cabelo observados em mulheres com tons de pele mais escuros, tipos comuns de condições médicas associadas à perda de cabelo e opções de tratamento.
“A pesquisa mostra que as mulheres que sofrem de queda de cabelo também podem ter outras condições médicas, como diabetes, acne e câncer de mama”, disse a Dra. Valerie Callender, professora de dermatologia da Howard University College of Medicine em Washington, DC
“Ao reconhecer os sinais de queda de cabelo e consultar seu dermatologista o mais rápido possível, você poderá limitar a progressão, manter o cabelo que possui e descobrir quaisquer outras condições médicas subjacentes que possa ter”, disse ela em um comunicado de imprensa da academia.
Uma condição – alopecia cicatricial centrífuga central (CCCA) – causa perda de cabelo no centro do couro cabeludo. Este é o tipo mais comum de perda de cabelo observada em mulheres com tons de pele mais escuros, afetando quase 15% das mulheres negras.
A detecção precoce é importante porque o CCCA pode causar cicatrizes ao destruir os folículos pilosos. Uma vez que o folículo piloso cicatriza completamente, o crescimento torna-se difícil e a perda de cabelo pode ser permanente.
Um dermatologista pode diagnosticar esta condição e trabalhar em um plano de tratamento, que pode incluir antibióticos, medicação esteróide tópica ou injeções de corticosteróides, oferecendo alívio da dor e ausência de coceira. Também pode evitar que as cicatrizes piorem.
Câncer de mama, colesterol alto, diabetes e pressão alta são comuns entre mulheres negras com CCCA, disse Callender. Um dermatologista pode fornecer à mulher informações sobre se a perda de cabelo pode ser um sintoma de outra doença.
A queda de cabelo de padrão feminino também é comum, afetando milhões de mulheres de todos os tons de pele.
Com esta condição hereditária, o cabelo afina principalmente na parte superior do couro cabeludo. Geralmente começa com um alargamento da parte central do cabelo. Muitas mulheres com queda de cabelo de padrão feminino também têm acne devido ao aumento de hormônios, disse Callender. Menopausa e pressão alta também são comuns à medida que a perda de cabelo de padrão feminino progride.
Um possível tratamento para isso é o minoxidil, que pode reduzir a queda de cabelo, estimular o crescimento do cabelo e fortalecer os fios de cabelo existentes. Você pode comprar produtos que contenham isso na farmácia, mas um dermatologista pode fornecer uma dosagem mais alta disponível com receita.
Penteados que puxam muito o cabelo podem causar alopecia por tração, que é comum em mulheres com tons de pele mais escuros devido ao penteado.
“Uma das primeiras coisas que pergunto aos meus pacientes com histórico de tranças é se dói quando o cabelo é trançado”, disse Callender. “Arrumar o cabelo não deve doer, então se eles sentirem dor, é um indicador de que eles podem estar desenvolvendo alopecia por tração.”
Uma pessoa ainda pode manter um senso de estilo, mas com um penteado mais solto ou evitando o uso frequente de estilos que puxam o cabelo.
Os ingredientes dos produtos capilares também são importantes, disse Callender. Enquanto as mulheres com tons de pele mais escuros, principalmente as de ascendência africana, têm cabelos que tendem a ser ásperos, secos e frágeis, alguns xampus para caspa e outras doenças do couro cabeludo podem ressecar ainda mais o cabelo, levando à quebra. Xampus e produtos capilares devem conter ingredientes que hidratam o cabelo, como vitaminas A e E, óleo de jojoba e manteiga de karité.
“Quando os tratamentos não são eficazes para prevenir a queda de cabelo, uma solução permanente é considerar um transplante de cabelo, que cria resultados de aparência natural”, disse Callender. “Os transplantes capilares são mais eficazes em pacientes com alopecia por tração e calvície de padrão feminino. Embora os pacientes com CCCA nem sempre sejam candidatos ideais para um transplante de cabelo devido às cicatrizes, é possível que tenham sucesso. Um dermatologista certificado pode determinar se um transplante de cabelo é a opção certa.”
Callender fará uma apresentação sobre queda de cabelo em um encontro da Academia Americana de Dermatologia, em Nova Orleans, de 17 a 21 de março.
Mais Informações
O Jornal da Associação Médica Americana tem mais sobre causas comuns de perda de cabelo.
FONTE: Academia Americana de Dermatologia, comunicado à imprensa, 17 de março de 2023