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Asas de aviões congelam em aeroporto de Curitiba e atrasam voos
Quatro voos que estavam programados para sair no início da manhã deste sábado (15) no Aeroporto Internacional de Curitiba – o Aeroporto Afonso Pena, na região metropolitana da capital – foram adiados e acabaram atrasados depois que as asas dos aviões que fariam as viagens congelaram durante a noite.
Outros dois voos, com saída e chegada ao mesmo aeroporto, foram cancelados por conta das condições climáticas na região.
As informações foram confirmadas pela Azul, companhia aérea responsável pelas seis viagens.
A previsão do tempo para este sábado em Curitiba era de máximo de 18 graus e mínima de 4 graus, com previsão de geada pela manhã, de acordo com a Climatempo.
“A Azul informa que, devido às condições climáticas de Curitiba (PR) que ocasionaram a formação de gelo nas extremidades das aeronaves que pernoitaram no aeroporto, quatro voos que sairiam da cidade ficaram retidos em solo aguardando as condições necessárias para decolagem”, disse a Azul em nota.
Todos foram liberados para embarque às 8h45, informou a empresa, mas um deles (o voo AD2966, para Campinas) acabou cancelado “por questões técnicas na aeronave”, de acordo com a nota.
Os quatro voos que foram adiados por conta do gelo nas estruturas foram:
- D4060, para Belo Horizonte
- AD6021, para São Paulo (aeroporto de Congonhas)
- AD4315 e AD2966, ambos para Campinas (SP)
Os voos que foram cancelados por conta das condições meteorológicas em Curitiba foram:
- AD4465, de Curitiba para Guarulhos
- D4826, de Guarulhos para Curitiba
“Os clientes estão recebendo toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), sendo reacomodados em outros voos da companhia”, informou a Azul.
“A Azul lamenta eventuais transtornos causados e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações.”
A CNN também procurou a CCR Aeroportos, que administra o Aeroporto Afonso Pena, e aguarda posicionamento.
O aeroporto Afonso Pena está localizado em São José dos Pinhais, na região metropolitana da capital paranaense.
Ciclone extratopical deixa rastro de estragos no Rio Grande do Sul
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Carro arrastado e coberto por madeira e outras objetivos que voaram em Horizontina – RS.
Crédito: Soldado Nagel -
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Terreno arrasado em Horizontina – RS.
Crédito: Soldado Nagel -
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Telhados danificados em Pinhal Grande – RS.
Crédito: Reprodução -
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Lona cobrindo telhado de casa em Pinhal Grande – RS.
Crédito: Reprodução -
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Alagamento em Não-Me-Toque – RS.
Crédito: Reprodução -
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Casa danificado em Nova Candelária – RS.
Crédito: Soldado Nagel -
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Casa danificada em Nova Candelária – RS.
Crédito: Soldado Nagel -
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Galpão ficou destelhado após passagem do ciclone no município de Bom Progresso (RS)
Crédito: Divulgação -
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Galpão ficou destelhado após passagem do ciclone no município de Bom Progresso (RS)
Crédito: Divulgação -
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Danos após passagem do ciclone em Bom Progresso (RS)
Crédito: Divulgação -
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Telhas no chão após passagem do ciclone no município de Bom Progresso (RS)
Crédito: Divulgação -
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Casa é protegida com toldo após passagem do ciclone em Cerro Largo (RS)
Crédito: Divulgação -
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Árvores caíram devido ao ciclone na cidade de Cerro Largo (RS)
Crédito: Divulgação -
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Vila Olímpica da cidade de Osório (RS) ficou danificada após passagem do ciclone
Crédito: Divulgação -
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Muro ficou danificado após passagem do ciclone no município de Osório (RS)
Crédito: Divulgação -
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Galhos de árvores foram parar em cima de fios após a passagem do ciclone no município de Rolador (RS)
Crédito: Divulgação -
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Árvores caíram após passagem do ciclone no município de Rolador (RS)
Crédito: Divulgação
A Resolução 400 da Anac é a norma que regula os cancelamentos ou alterações de voos feitos pelas companhias, e não pelos passageiros.
O passageiro, por exemplo, tem o direito de optar tanto pela reacomodação em outro voo de sua escolha (conforme a disponibilidade de assentos) quanto pelo cancelamento e reembolso integral do valor das passagens, sem custos adicionais.
O cliente também pode escolher a melhor data e horário para reacomodação, sem limite de data.
A companhia tem que dar todas as opções e não pode obrigá-lo a aceitar apenas uma ou outra.
A empresa também é obrigada a oferecer suporte e auxílios de custo aos passageiros afetados. Isto vai desde acesso a telefone e refeições pagas até pernoite em hotel próximo, a depender da duração da espera gerada.
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