Asma grave e câncer de pulmão: qual é o link?

Asma grave e câncer de pulmão: qual é o link?

22 de maio de 2023 – Você sabia que pesquisas de ponta estão destacando a ligação entre doenças altamente sintomáticas asma e câncer de pulmão?

Cerca de 25 milhões de americanos têm asma, uma doença inflamatória crônica das vias aéreas isso faz o revestimento interno de seus pulmões incham. Entre 5% e 10% dos americanos com a doença têm asma grave. A asma grave é categorizada pela necessidade de corticosteroides em doses médias a altas e outros medicamentos de ação prolongada. Muitas vezes, esses medicamentos não controlam os sintomas da asma, que as pessoas com asma têm todas as noites e na maioria dos dias da semana.

A inflamação causada pela asma desencadeia ataques quando os pacientes respiram alérgenos como pólen, poeira ou poluentes.

O câncer de pulmão é também impulsionado pela inflamação no trato respiratório, o que pode contribuir para o desenvolvimento de tumores.

650x350_asthma_medication_video Asma grave e câncer de pulmão: qual é o link?

“A inflamação parece estar ligada a malignidades”, disse William L. Dahut, MD, diretor científico da American Cancer Society. “A inflamação da asma pode ser uma das razões pelas quais as pessoas com asma são mais propensas a ter câncer de pulmão.”

A asma grave também é caracterizada por fibroblastoscélulas que podem promover inflamação. Pesquisadores também ligam os fibroblastos ao câncer de pulmão.

“Em um estudo básico de laboratórioos investigadores descobriram que fibroblastos brônquicos invasivos derivados de pacientes asmáticos podem ativar células de câncer de pulmão”, disse Yi Guo, PhD, professor associado de resultados de saúde e informática biomédica na Faculdade de Medicina da Universidade da Flórida, em Gainesville. “Mais estudos são necessários para explorar essa relação em populações de pacientes do mundo real”. (Guo também é co-autor de um novo estudo que descobriu que pacientes com asma têm quase uma vez e meia mais chances de contrair câncer do que aqueles com boa saúde respiratória.)

Pesquisadores nos Emirados Árabes Unidos descobriram que os pacientes com asma grave são frequentemente diagnosticados com câncer de pulmão depois que ele se desenvolveu ao longo de 3 décadas. Isso é importante porque mostra que a inflamação da asma grave pode contribuir para danos de baixo nível a longo prazo ao tecido pulmonar. Autores do estudo trabalhando com pesquisadores canadenses descobriram ainda que os pacientes com asma grave têm maior probabilidade de serem diagnosticados com câncer de pulmão agressivo em estágio III ou IV, e que os médicos podem querer considerar a asma grave como um preditor de risco para a doença.

Continue lendo para dar uma olhada nas coisas que podem colocar as pessoas com asma grave em maior risco de câncer de pulmão, bem como reduzir essas chances.

Quais são os sintomas da asma grave?

O os sintomas da asma são:

  • tosse
  • Falta de ar
  • Chiado
  • Aperto no peito

As pessoas com asma grave também podem respirar rapidamente, ter alterações na frequência cardíaca e forçar os músculos da cabeça e do pescoço devido ao estresse de tossir ou tentar obter mais ar.

Quais são os sintomas do câncer de pulmão?

dois tipos de câncer de pulmão. O adenocarcinoma ocorre em até 85% dos pacientes e também está relacionado a um subtipo chamado câncer de pulmão de células escamosas. O câncer de pulmão de pequenas células, que ocorre em apenas 15% dos pacientes, cresce e se espalha mais rapidamente. Para pacientes com asma grave, “o aumento do risco de câncer de pulmão não ocorre no adenocarcinoma, mas é mais comum em células pequenas e em células escamosas”, disse Dahut.

Os sintomas do câncer de pulmão incluem:

  • Um agravamento ou tosse persistente
  • Dor no peito
  • Falta de ar
  • Tossindo sangue
  • Fadiga extrema
  • Perda de peso inexplicável

Alguns dos sintomas do câncer de pulmão se sobrepõem aos sinais de asma grave. É importante que as pessoas com asma grave informem seu médico sobre qualquer novidade preocupante.

Você deve ser rastreado para câncer de pulmão se tiver asma grave?

Nesta hora, o recomendações para rastreio do cancro do pulmão aplicam-se a doentes que:

  • Ter um histórico de tabagismo de 20 maços/ano ou mais e
  • Fume agora ou pare nos últimos 15 anos e
  • Têm entre 50 e 80 anos

Dito isso, o risco pode ser muito específico, por isso é importante que as pessoas façam o que é certo para elas individualmente.

“É importante seguir o que seu médico recomenda”, disse Albert Rizzo, MD, diretor médico da American Lung Association. “Se você tem histórico familiar de câncer de pulmão, também é importante revisar isso com seu médico.”

Como você pode reduzir o risco de câncer de pulmão se tiver asma grave?

Para reduzir o risco, é importante:

  • Fique por dentro dos seus sintomas. Pesquisadores na Noruega descobriram recentemente que pacientes com sintomas de câncer de pulmão apenas parcialmente controlados têm um risco maior de câncer de pulmão. Se os sintomas da asma forem bem controlados, há muito menos chance de danos ao tecido pulmonar.
  • Pergunte sobre como ajustar sua medicação.
    “Alguns estudos também mostraram que pacientes que usaram glicocorticóides diminuir o risco de câncer de pulmão”, disse Dahut. (Os glicocorticóides não apenas combatem a inflamação na asma grave, mas também em câncer.)
  • Não fume e evite o fumo passivo.
  • Torne o seu espaço habitacional mais seguro.
    “Teste sua casa para gás radãoo que pode aumentar o risco de câncer de pulmão”, disse Rizzo.
  • Evite produtos químicos causadores de câncer onde você trabalha. fumaça de diesel, por exemplo, foram associados a um maior risco de câncer de pulmão. Evite a exposição a eles enquanto se desloca, fechando as janelas no trânsito.
  • Coma mais frutas e vegetais. Esses alimentos contêm compostos poderosos que pode ter um efeito protetor. Brócolis, couve-flor, repolho, bok choy e couve de Bruxelas contêm sulforafano, que pode reduzir o risco de câncer. As folhas verdes são embaladas com folato, o que também pode ajudar a prevenir a doença. Além disso, pense em laranja: alimentos dessa cor, como laranjas, tangerinas, pêssegos, mamões, pimentões vermelhos e cenouras, contêm beta-criptoxantina, um pigmento que é um conhecido combatente do câncer.
  • Exercite-se o máximo que puder. Peça ao seu médico para recomendar exercícios de baixo impacto que não causem falta de ar.

“Quanto mais controle você tiver sobre seus fatores de risco para câncer de pulmão, mais suas chances podem diminuir”, disse Rizzo. Resumindo: há muito que você pode começar a fazer hoje para ter uma vida mais longa e saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *