ASSISTA: Jude Bellingham é o meio-campista completo, jogando em três posições ao mesmo tempo
Jude Bellingham, o jogador mais procurado do futebol mundial antes da janela de transferências do verão, com a elite da Europa farejando o meio-campista inglês.
Suas excelentes atuações pelo Borussia Dortmund na Bundesliga e na Liga dos Campeões, bem como suas exibições na Copa do Mundo de 2022, fizeram com que todos se sentassem e notassem o talento cintilante de Bellingham. Sem contar que o jovem de 19 anos já vestiu a braçadeira de capitão por quatro vezes nesta temporada.
Mas com isso dito, o que realmente torna Jude Bellingham um jogador tão especial? QuatroQuatroDois‘s Adam Clery explica mais no vídeo abaixo.
A habilidade de Bellingham de jogar em três posições ao mesmo tempo
Em ambos os jogos de qualificação da Inglaterra para o Euro 2024 contra a Itália e a Ucrânia, Gareth Southgate colocou o time na formação 4-3-3, com Bellingham sempre no meio-campo esquerdo. Declan Rice jogou ao lado dele nas duas vezes, com Kalvin Phillips e Jordan Henderson se alternando em cada jogo.
No entanto, como FFT’s destaques de Adam Clery, Bellingham não se manteve apenas nessa posição durante todo o jogo. Não, em vez disso, ele desempenhou o papel de três meio-campistas ao mesmo tempo
“Uma coisa que você precisa entender sobre Jude Bellingham é que ele é um dos melhores jogadores do mundo neste [defensive third] posição, mas também é um dos melhores jogadores do mundo nesta [midfield third] posição – e, convenientemente, é um dos melhores jogadores do mundo neste [attacking third] posição.
“Ele pode literalmente desempenhar quase qualquer papel de meio-campo em nível de elite. Foi o que ele fez pela Inglaterra quando as situações exigiram que ele o fizesse.”
Destacando todos os aspectos de seu jogo contra a Itália na última quinta-feira, Bellingham pressiona, recupera a bola, avança, capacidade de vencer faltas, chutes e seu desejo de entrar na área para atacar cruzamentos.
De fato, para contribuições defensivas por 90 minutos no ano passado nas cinco principais ligas da Europa, Bellingham está entre os 25, 15 e 5% dos meio-campistas. Para ações progressivas por 90 minutos na mesma escala de tempo, o jovem de 19 anos está entre os dez por cento melhores dos meio-campistas.
E, finalmente, por contribuições de ataque por 90 minutos no ano passado, ele está mais uma vez entre os dez por cento dos meio-campistas.
“O cara literalmente faz tudo e faz tudo em todos os jogos”, conclui Clery.
Vestir a camisa nº 22 pelos times de seu clube também indica sua habilidade como meio-campista de jogar em todas as posições naquela área do campo – como quatro, oito e 10.
Durante uma entrevista com FFTo primeiro gerente sênior de Bellingham em Birmingham, Pep Clotet, ligou para o meio-campista do Dortmund para verificar sua insistência em vestir o número específico.
“Ei Jude, só uma rapidinha? Sim, está tudo bem”, continuou a conversa de Clotet com Bellingham.
“Só uma rapidinha: por que você escolheu a camisa 22 no Blues? E por que quatro, por que oito e por que 10? Essas são todas as posições que você pode jogar? Caramba, você sabe mais do que eu!’ Eu disse: ‘Vou perguntar a ele!’ Tudo bem, obrigado – era isso. Continue, eu falo com você mais tarde!