ASSISTA: Por que o Everton está enfrentando uma dedução de pontos
O Everton foi encaminhado pela Premier League a uma comissão independente, por uma suposta violação das regras de fair play financeiro do futebol inglês.
Os detalhes da violação ainda não foram divulgados – apenas que a violação ocorreu na temporada passada, quando os Toffees escaparam do rebaixamento por apenas quatro pontos em circunstâncias dramáticas.
Então, o Everton poderia ser rebaixado por causa dessa má administração financeira? Sim, eles poderiam – e aqui está FFT’s Adam Clery no vídeo abaixo para explicar mais.
Adam Clery, da FFT, explica por que o Everton está enfrentando uma dedução de pontos
Em março de 2022, o Everton anunciou perdas de £ 120,9 milhões para a temporada 2020/21. As perdas em um período de três anos totalizaram £ 372 milhões – e isso é mais de três vezes os £ 105 milhões permitidos pelas regras da Premier League.
Como Adam aponta no vídeo, a Premier League foi abordada na última temporada por temores de que os Merseysiders estivessem violando o FFP. Eles não acharam que eles quebraram as regras, tornando esta última notícia particularmente interessante. O Prem basicamente admitiu que pode ter errado na última temporada ao encaminhar este caso a um órgão independente.
“Durante um período de três anos, você pode perder £ 105 milhões”, diz Adam. “Muitas equipes ultrapassaram o limite de £ 105 milhões: você pode dedutíveis, pode colocar dinheiro em sua equipe feminina, em sua infraestrutura, em projetos comunitários, etc., etc.
“Há coisas que você pode afirmar que não contam para isso. Sim, eles estão pensando em conseguir um novo estádio, eles investiram pesadamente em seu time feminino, definitivamente há coisas que eles podem anular, mas … isso ainda os coloca em uma perda de £ 185 milhões, cerca de £ 80 milhões acima do que eles podem gastar.”
Como Adam também cobre, não há prazo para esta investigação e qualquer punição é improvável – se não impossível – nesta temporada.
Ainda bem, já que Adam classifica qualquer perda de pontos, por menor que seja, na batalha contra o rebaixamento desta temporada, como “fatal”.
O Everton está lutando contra as acusações, afirmando: “O clube contesta veementemente a alegação de não conformidade e, juntamente com sua equipe independente de especialistas, está totalmente confiante de que permanece em conformidade com todas as regras e regulamentos financeiros.
“O clube, ao longo de vários anos, forneceu informações à Premier League de maneira aberta e transparente e optou conscientemente por agir com a maior boa fé em todos os momentos”.