Atualmente, Luton Town não poderá jogar futebol da Premier League se for promovido
Luton Town está prestes a concluir o gerente de futebol sonho, tendo trabalhado fora da liga para a final do play-off do campeonato. A terra prometida dos Barclays brilha ao longe como uma miragem no deserto.
Mas enquanto a maioria dos proprietários pensa principalmente no que o futebol da Premier League pode oferecer, Luton terá que pagar para entrar na tabela principal. Kenilworth Road precisa desesperadamente de uma reforma – e, claro, os Hatters começaram a explorar maneiras de deixar sua antiga casa já em 1955 – mas competir no topo da pirâmide do futebol inglês imporia essa reforma do estádio há muito esperada.
A alternativa seria Luton deixar seu terreno completamente. Certamente as coisas não podem ser tão ruins que eles teriam que tocar em Milton Keynes, certo?
Luton Town tem que pagar £ 10 milhões em reformas de estádios para cumprir as regras da Premier League
O Luton joga em Kenilworth Road desde 1905. É um estádio clássico nos moldes de muitos na época que parece confundir os estrangeiros quando os vêem pela primeira vez: está bem preso entre casas geminadas, não pode ser expandido sem sérias interrupções ao bairro e pouco mudou arquitetonicamente ao longo de décadas.
“Há muito trabalho a fazer”, disse o presidente e executivo-chefe Gary Sweet sobre o campo, que se tornaria o menor de todos os tempos na Premier League – sim, ainda menor que o Vitality Stadium de Bournemouth. No início de 2008, ambas as equipes perderam pontos na League Two – Luton -30, Bournemouth -17 – enfrentando a expulsão da Football League. Agora, os dois poderiam estar se enfrentando nos próprios estádios da primeira divisão do futebol inglês.
Mas enquanto Dean Court em Bournemouth cumpre os regulamentos, essencialmente, os Hatters teriam que investir até £ 10 milhões na reconstrução de uma das arquibancadas em menos de três meses, caso subissem, a fim de atender à transmissão e instalação do Prem. requisitos.
Luton estão realmente em processo de mudança
Luton está se preparando para mudar de terreno de qualquer maneira – portanto, quaisquer atualizações que eles derem à Kenilworth Road seriam extremamente temporárias. O terreno proposto para o Power Court também fica mais perto do centro da cidade, em vez de arrastar o clube para o meio do nada, como alguns novos estádios infelizmente fazem.
Mas o novo terreno não está longe o suficiente para que Luton possa se mudar cedo. Felizmente, o clube está pensando em arrecadar £ 100 milhões, caso chegue ao grande momento – então dinheiro não será um problema – a maior questão em relação aos fãs é se Kenilworth Road iria ou não sediar os maiores clubes em futebol inglês. É uma atmosfera e uma experiência únicas no futebol inglês – e certamente diferente de tudo que a primeira divisão já viu desde a virada do século.
É possível que a Premier League adie os jogos em casa nas primeiras semanas da temporada se o trabalho de construção precisar ser concluído – a alternativa seria dividir o terreno enquanto o Luton está na primeira divisão. É seguro dizer que o dinheiro da Premier League certamente ajudaria na construção do novo terreno, no entanto, que foi adiado devido ao COVID-19.
“É um investimento bastante pesado para o futebol nesse nível para nós e nos colocará firmemente na chave da Premier League”, disse o presidente Sweet sobre a reforma de Kenilworth Road. “Mas ser capaz de preparar (o terreno) agora, talvez apenas por dois ou três anos, talvez seja uma tarefa gigantesca do que construir um novo estádio.”