Belo Horizonte poderá ter voo direto para Roma no segundo semestre
Belo Horizonte está próxima de receber um voo direto para Roma a partir do segundo semestre deste ano. A informação, que circula entre operadoras e agências de viagens, ainda não foi confirmada pela concessionária BH Airport, responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. O governador Romeu Zema, no entanto, já expressou publicamente seu desejo de fortalecer a conexão entre Minas Gerais e a Itália. A Ita Airways, sucessora da Alitalia, seria a responsável por operar três frequências semanais na rota.
Em entrevista exclusiva ao jornal O Tempo em fevereiro deste ano, o governador Zema destacou seu interesse em ampliar as rotas internacionais a partir de Belo Horizonte, mencionando especificamente a Europa, com foco em Roma ou Alemanha. “Hoje, temos voos que no passado não tínhamos para Santiago, Buenos Aires. Quero muito e tenho lutado para ter mais um voo para a Europa. Nós só temos hoje para Lisboa. Precisávamos ter um mais para leste ou para Roma, já que temos tantas empresas italianas aqui, ou ainda para a Alemanha. E também um para o Oriente Médio, que é abertura para ir para a Ásia, quem sabe Dubai, que dali você tem facilidade para ir para China, Japão. Estamos no momento pleiteando esses voos”, afirmou Zema.
As negociações tiveram início em setembro do ano passado, durante uma missão internacional do governador na Itália e na Áustria. Segundo fontes não oficiais, a Ita Airways já estaria em processo de validação do voo. João Paulo Braga, presidente da agência Invest Minas, comentou sobre o progresso das tratativas: “Nós fomos à Itália e abrimos conversas promissoras com a Ita Airways. Desde nossa primeira reunião, as conversas não cessaram e evoluíram. O voo não está confirmado, mas estamos otimistas que venha a ser em breve.”