Boas notícias para o Arsenal: o Tottenham não pode mais somar mais pontos do que os Gunners nesta temporada
O Arsenal pode não ter conseguido o resultado que buscava contra o West Ham United – mas ainda há boas notícias quando se trata de seus rivais mais próximos.
O único ponto conquistado pelos Gunners no London Stadium os colocou em 74º lugar na temporada, com sete jogos restantes nesta temporada da Premier League. São 21 pontos à frente do vizinho Tottenham Hotspur, que está em quinto lugar na tabela com 53 pontos.
O Tottenham perdeu todos os três pontos em uma tarde dramática em casa para o Bournemouth ontem, depois de assumir a liderança. Em uma temporada abaixo da média em que Antonio Conte foi demitido, os Spurs também perderam duas vezes contra seus adversários mais amargos, enquanto os Gunners perseguem seu primeiro título em 19 anos.
Com uma diferença de gols de 31 entre Arsenal e Spurs, seria necessário que os Lilywhites vencessem todos os jogos restantes e esperassem que o Arsenal perdesse todos os seus para terminar acima deles no saldo de gols.
Nas últimas temporadas, no entanto, a maré mudou firmemente no norte de Londres. O Arsenal administrou duas décadas como a força dominante sob Arsene Wenger, com Gooners comemorando ‘St. Totteringham’s Day’: a data do calendário em que se torna matematicamente impossível para seus rivais terminarem acima deles no campeonato.
Em 2015/16, a luta entre os dois chegou ao limite, com o colapso do Spurs no último dia contra o Newcastle United colocando-os em terceiro lugar, um lugar entre o Arsenal – mas na temporada seguinte, eles venceram a equipe de Wenger na final North London Derby em White Hart Lane para terminar acima deles pela primeira vez em uma geração.
O Tottenham terminou acima do Arsenal em todas as temporadas desde então, no ano passado perdendo para a Liga dos Campeões no último dia da temporada, após a equipe de Mikel Arteta sofrer derrotas fora no derby e em St. .
O abismo entre os dois ficou evidente nesta temporada, no entanto. O Arsenal ainda está na liderança, apesar de ter perdido dois pontos hoje.