Bombeiros combatem mais de 500 incêndios no Rio de Janeiro

Bombeiros combatem mais de 500 incêndios no Rio de Janeiro


Bombeiros combatem mais de 500 incêndios no Rio de Janeiro

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) foi acionado para mais de 560 ocorrências de fogo em vegetação, entre segunda (17) e terça-feira (18) em todo o estado. Foram mais de 2 mil ocorrências registradas pela corporação nos primeiros 45 dias do ano de 2025. No mesmo período de 2024, 700 ocorrências deste tipo foram atendidas pelos bombeiros.ebc Bombeiros combatem mais de 500 incêndios no Rio de Janeiroebc Bombeiros combatem mais de 500 incêndios no Rio de Janeiro

“Está bem atípica a quantidade de incêndios florestais que estamos enfrentando neste momento. No dia 17, combatemos 312 focos de incêndio florestal. Isso corresponde, quando comparado ao mesmo período do ano passado, a um aumento de mais de 370%. Os salvamentos marítimos aumentaram em mais de 120%”, disse o coronel Tarciso, comandante-geral do Corpo de Bombeiros e secretário da Defesa Civil.

Notícias relacionadas:

Segundo o Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), neste momento, o risco de incêndio florestal é alto nas regiões Sul, Baixada Fluminense e Serrana; e muito alto na capital e nas regiões Metropolitana, Baixada Litorânea, Norte e Noroeste.

De acordo com o Alerta Rio, a quarta-feira (19) foi de céu claro, podendo ficar parcialmente nublado, mas sem previsão de chuva. Os ventos estarão fracos a moderados, sendo mais intensos nos períodos da noite e as temperaturas apresentam leve declínio em relação ao dia anterior, porém permanecem elevadas, com mínima prevista de 22°C e máxima de 39°C.

Desde segunda-feira (17), o município do Rio está no nível de Calor 4. Segundo a prefeitura, o Calor 4 é marcado por índices de calor muito altos (40°C a 44°C), que se estendem por, ao menos, três dias consecutivos.