‘Boris quer conversar’: como Marcus Rashford manteve o ex-primeiro-ministro esperando em 2020
Marcus Rashford fez o governo do Reino Unido se sentar e prestar atenção em 2020, a campanha de pobreza alimentar do atacante do Manchester United culminou em um telefonema com o então primeiro-ministro Boris Johnson.
Depois de ser nomeado Membro da Ordem do Império Britânico (MBE) em outubro daquele ano, Rashford iniciou uma petição para acabar com a pobreza alimentar infantil, com demandas feitas para a expansão do programa de merenda escolar gratuita.
Sua petição logo ultrapassou um milhão de assinaturas. O telefonema para o Manchester United partiu do secretário pessoal de Boris Johnson, com o mundo paralisado pela pandemia em novembro de 2020.
“Boris quer falar com Marcus agora”, disse a secretária de Johnson.
“Ele está treinando”, respondeu o Manchester United.
“Bom, você vai precisar tirá-lo do treino, porque o Boris quer falar com ele agora.”
“Desculpe, mas ele não pode, ele está treinando.”
O primeiro-ministro do Reino Unido e um dos principais atacantes do Reino Unido acabaram conversando, depois que os Red Devils jogaram contra o Everton a portas fechadas.
O placar do Goodison Park naquele dia mostrava uma imagem de Rashford junto com as palavras: “Obrigado por defender nossos filhos que precisavam de voz, aqui em Merseyside e em todo o país”.
Há muito pouco que une Manchester e Liverpool, mas Rashford conseguiu.
Infelizmente, ninguém teve a sorte de ser uma mosca na parede para a conversa entre Rashford e Johnson, mas foi relatado que Rashford, premiado com um MBE um mês antes, estava “dominado de orgulho” com o progresso de sua campanha para lutar pobreza alimentar infantil.
Em uma reviravolta do governo, os ministros anunciaram um esquema de subsídios de inverno de £ 170 milhões, destinado a ajudar famílias de baixa renda que lutam por causa do COVID. Uma faixa logo apareceu sob a placa ‘Bem-vindo a Wythenshawe’, perto de onde Rashford passou parte de sua infância, declarando: “Rashford 1 Boris 0.”
O antigo lençol agora está pendurado no National Football Museum em Manchester, ao lado de obras de arte encomendadas pelo duradouro anti-sistema Eric Cantona.
Um grande sucesso no governo, a campanha de merenda escolar gratuita de Rashford também foi um esforço de relações públicas bem-sucedido.
“Um dos trabalhos de marketing mais abrangentes e extensos que já foi feito em torno de um atleta”, disse um especialista em relações públicas de alto nível. QuatroQuatroDois. “Mas foi bem feito e fez muito bem.
“Marcus ficou mais confortável com as mensagens ao longo do tempo porque ele estava intimamente envolvido, mas Kelly Hogarth (sua então PR) estava conduzindo e ela fez um trabalho muito bom nisso. Tanto por ele quanto pelo que conseguiram. Ele comprou no nível superior. Ele concordou com isso, ele pressionou.