Boxe: Pelé e Muhammad Ali: o dia em que os dois ‘maiores’ expressaram admiração um pelo outro
Primeiroconsiderado por muitos o maior jogador de futebol de todos os tempos, morreu na quinta-feira, pondo fim a uma era do esporte mundial, depois que cada vez menos atletas sobrevivem, considerados os melhores do século XX.
Após sua aposentadoria, Pelé tornou-se um porta-voz do futebol mundial que percorreu o planeta promovendo o esporte e sua própria imagem de celebridade. Isto permitiu-lhe conhecer inúmeras personalidades, algumas delas ao seu nível entre os melhores expoentes da sua modalidade. Um deles era ninguém menos que Muhammad Alitambém considerado o “Maior” do seu esporte, o boxe.
Esse momento histórico ocorreu no dia 1º de outubro de 1977, quando Pel se aposentou definitivamente do futebol profissional, vestindo a camisa do NY Cosmos da agora extinta NASL.
Naquela noite, “The Greatest” esteve presente no antigo estádio dos gigantes e no final do jogo desceu a campo para parabenizar o Peel e ainda o acompanhou até o vestiário.
Esta foi uma das muitas ocasiões em que ambas as figuras coincidiram num espaço público, mas não só viveram lado a lado, como até se consideraram amigos.
Mensagem de condolências de Pelé a Muhammad Ali
Depois A morte de Ali em 2016 devido ao Parkinson, Pelé garantiu que perdeu uma pessoa especial em sua vida: “meu amigo, ídolo e herói. Desejo que ele descanse com Deus”. A estrela brasileira partilhou nas suas redes sociais uma fotografia da tarde da sua reforma, recebendo precisamente os parabéns de Ali.
Ele acrescentou: “Passamos muitos momentos juntos e sempre mantivemos contato durante todos esses anos”.
Ele ainda se referiu às palavras que o melhor boxeador da história lhe dedicou naqueles momentos emocionantes que eles compartilharam e, lembrando-se delas, Pelé foi às lágrimas: “Todo mundo tem que agradecer“.
Duas lendas que compartilharam uma era
Assim como Pelé é reconhecido por ganhar a Copa do Mundo três vezes com o Brasil, deixando, ainda, uma cátedra da magia que sabia fazer com a bola nos pés, sendo até agora o único jogador a vencer três Copas do Mundo.
Ali conquistou o título dos pesos pesados em três ocasiões, com um cartel profissional de 56 vitórias com 37 nocautescinco derrotas, uma delas por nocaute, mostrando força, velocidade e até estética ao “voar como uma borboleta no ringue”.
Em uma era maravilhosa do esporte internacional, as duas figuras coincidiram no auge: Pel estreou em 7 de setembro de 1956, quando tinha apenas 5 anos. Muhammad Ali fez sua estreia quatro anos depois, em 27 de dezembro de 1960, ganhando o ouro olímpico em Tóquio.
De sua parte, Pelé conquistou pela primeira vez uma Copa do Mundo (Suécia 1958), do que um torneio da Liga (1961).
Muhammad Ali, por sua vez, ganhou seu primeiro campeonato mundial depois de surpreender um experiente Sonny Liston em 1964 para tirá-lo de seu Cintos WBC e WBA.