Brasil se mantém vigilante no Carnaval mesmo sem confirmação de coronavírus no país
O Brasil tem se mantido vigilante, mesmo sem confirmação de casos de infecção no país pelo novo coronavírus .
Se por um lado, a informação de que não existe circulação do novo coronavírus no Brasil tranquiliza a população, por outro, há necessidade de manter cuidados básicos de higiene neste carnaval e ao longo do ano.
O Ministério da Saúde e a Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, orientam os tripulantes dos navios de cruzeiro, que atracam na costa brasileira neste Carnaval.
A atenção deve ser redobrada não só para os navios que vêm da China, mas também para outros sete países que registraram casos de infecção pelo coronavírus. São eles: Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Singapura, Vietnã, Tailândia e Camboja.
No caso de cruzeiros marítimos, alguns procedimentos devem ser adotados para proteger a saúde dos passageiros e tripulantes, pessoal de solo e do público em geral nos portos.
Entre as ações que devem ser adotadas pelos passageiros e tripulantes estão a frequente higienização das mãos com água e sabonete, utilização de álcool em gel a 70% , lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo, evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas, e lavar as mãos após tossir ou
espirrar.