Burnley, de Vincent Kompany, conquista o título do campeonato com vitória sobre o rival Blackburn
Os fãs de Burnley terão uma noite inesquecível depois de conquistar o título do campeonato com uma vitória fora de casa sobre o rival Blackburn.
A vitória coloca os irreprimíveis Clarets com 95 pontos na temporada, 13 pontos à frente do Sheffield United, segundo colocado, que ainda tem quatro partidas pela frente.
Um gol maravilhoso aos 66 minutos do ala Manuel Benson garantiu ao Burnley a vitória por 1 a 0 de que precisava para erguer o troféu após uma temporada brilhante.
A equipe de Vincent Kompany já havia garantido a promoção no início deste mês, mas havia vencido apenas uma desde então até o derby do leste de Lancashire – uma sequência surpreendentemente ruim que incluiu uma derrota por 2 a 1 para o QPR no fim de semana.
Kompany rapidamente se tornou um dos jovens gerentes mais empolgantes da Europa durante sua primeira temporada como técnico na Inglaterra. Seu time de Burnley ganhou aplausos por seu estilo de jogo empolgante, e ele tem sido relacionado com os cargos vagos de gerentes no Chelsea e no Tottenham.
Faltando duas partidas para o fim, Burnley não pode quebrar o recorde de pontos do campeonato, mas ainda pode terminar na lista dos melhores times do campeonato de todos os tempos.
Seu domínio nesta temporada também viu dois jogadores do Burnley serem eleitos QuatroQuatroDoisOs 10 melhores jogadores de EFL de 2023 pelos fãs.
Como se assistir seus rivais locais comemorando a conquista do título em seu próprio campo não fosse suficiente, a derrota de terça-feira também prejudica as esperanças de promoção do próprio Blackburn. Tendo permanecido nas vagas do play-off na maior parte da temporada, sete jogos do campeonato sem vencer agora deixam o Blues fora dos seis primeiros no saldo de gols, com dois jogos restantes para o fim.
O Sheffield United ainda não confirmou sua própria promoção, mas pode selar sua vaga na Premier League com uma vitória sobre o Preston na quarta-feira.