Cães reagem à psoríase e outras condições
Sempre que a psoríase de Russell Hartstein surgir, conte com seu pastor alemão de 6 anos, Koa, para tentar lamber as manchas secas em seus cotovelos.
“Ele sempre parece sintonizado e curioso sobre as pessoas, é muito afetuoso e observador”, diz Hartstein, que está sintonizado com essas coisas como um treinador de cães certificado.
Harstein teve psoríase desde a infância. Koa não é seu primeiro cachorro a lamber, cheirar e olhar para manchas na pele com “o que parecia ser curiosidade e interesse”.
As pessoas com psoríase dirão que Koa não é uma raça rara. Não é incomum que os cães reajam fortemente aos surtos de psoríase em suas famílias humanas.
Mas por que? O que há na psoríase que chama a atenção de alguns cães?
Os especialistas não têm certeza. Alguns acham que os cães, com seu olfato aguçado, são atraídos por um odor único proveniente de manchas de psoríase. Outros acreditam que os cães gostam de lamber essa área como um gesto de cura.
Pode ser difícil recusar as lambidas de um cachorro amigável. Mas se você tem psoríase e, especialmente, se tiver feridas durante os surtos, essa é a coisa segura a fazer.
“Cães e gatos têm muitos (germes) em suas bocas, então qualquer lambida pode levar a uma infecção”, diz Deborah Silverstein, DVM, professora de emergência e cuidados intensivos na Escola de Medicina Veterinária da Universidade da Pensilvânia. na Filadélfia.
E a saúde do seu cachorro? Se você não colocou medicamentos em sua pele, seu cão deve ficar bem se lamber os adesivos de psoríase.
Mas os ingredientes de algumas pomadas e cremes para psoríase podem causar danos nos rins e outros problemas graves de saúde em cães se eles lamberem medicação suficiente, diz Silverstein.
if (!document.getElementById(‘woobox-root’)) { var wooRoot = document.createElement(‘div’); wooRoot.setAttribute(‘id’,’woobox-root’); document.getElementsByTagName(‘body’)(0).prepend(wooRoot); ( function ( d , s , id ) { var fjs = d . getItemByTagName ( s ) ( 0 ); if ( d . getItemById ( id ) ) return ; var js = d. createItem ( s ) ; js id = id ; js .src=” fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, ‘script’, ‘woobox-sdk’)); };
Não é só psoríase. Algumas pesquisas mostram que os cães podem ser atraídos ou até prever sintomas de outras condições, incluindo:
- Epilepsia
- Baixo nível de açúcar no sangue em pessoas com diabetes
- Melanoma e outros tipos de câncer
- Narcolepsia
- Enxaqueca
- COVID 19
Mas isso não é certo. Mais pesquisas são necessárias.
“Parte do desafio é que não sabemos exatamente o que os cães estão captando” quando reagem a condições médicas humanas, diz Evan MacLean, PhD, diretor do Arizona Canine Cognition Center da Universidade do Arizona em Tucson.
Uma possibilidade é que as mudanças em seu corpo causadas por psoríase, câncer de pele, etc. desencadeiem um cheiro único que você não consegue sentir, mas seu cachorro consegue.
Os cães experimentam o mundo principalmente por meio do olfato. Isso “dá a eles uma perspectiva diferente e uma capacidade única de perceber mudanças… sutis demais para reconhecermos”, diz Melissa Singletary, DVM, PhD, diretora assistente do programa Canine Performance Sciences da Faculdade de Medicina Veterinária da Auburn University, no Alabama. .
Os cães também podem ser rápidos em detectar e reagir a mudanças sutis em seu comportamento ou aparência física quando você lida com um surto de uma condição médica, diz Singletary.
Que tal emparelhar uma pessoa com uma condição médica crônica com um cão de serviço que reage aos sintomas?
“É preciso uma avaliação muito específica para garantir que você tenha a doença certa, juntamente com o cão certo, juntamente com a pessoa certa”, diz Raelynn Farnsworth, DVM, reitor associado interino de programas clínicos da Faculdade de Medicina Veterinária da Washington State University. em Pullman, WA.
Algum dia, os cães poderiam ser treinados para rastrear pessoas para certas condições de saúde? Isso pode não ser uma ideia tão absurda.
Os cães têm uma “enorme capacidade de cheirar produtos químicos em muitos níveis diferentes”, o que já ajuda as autoridades na detecção de bombas e drogas, aponta Hartstein.
E não se esqueça “da sensibilidade de um cão a mudanças comportamentais muito sutis em uma pessoa”, diz Singletary.
Um artigo de jornal médico de um dermatologista descreve uma mulher cujo cachorro cheirou repetidamente e ficou chateado com uma toupeira em suas costas. Essa mulher procurou atendimento médico e foi diagnosticada com melanoma.
Ainda assim, mesmo o cão mais inteligente não consegue diagnosticar nada. Portanto, se o seu cão reage de maneira diferente e forte a algo em seu corpo, convém consultar um médico – que colocará o melhor da medicina humana em prática.