Câncer de cólon em pessoas com menos de 45 anos

Câncer de cólon em pessoas com menos de 45 anos

ASCO_START_Lewis_1800x1200 Câncer de cólon em pessoas com menos de 45 anos

Historicamente, se você fosse um adulto com risco médio de câncer colorretal (câncer de cólon e reto), também conhecido como câncer de cólon, precisaria começar a fazer colonoscopias quando completasse 50 anos.

Mas em maio de 2021, a Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA atualizou as diretrizes. Agora você precisará de uma colonoscopia quando fizer 45 anos. Mas você deve fazê-lo mais cedo se tiver um histórico familiar de câncer de cólon.

Isso porque estudos recentes mostram que está aumentando entre pessoas com menos de 50 anos.

“Nunca vimos mais câncer colorretal acontecendo em pessoas tão jovens. É o único grupo demográfico, pessoas com menos de 50 anos, onde esta doença está aumentando e se tornando mais mortal, não menos comum e menos mortal”, diz Mark Lewis, MD, diretor de oncologia gastrointestinal da Intermountain Healthcare em Utah.

Mais especificamente, Lewis observa que “as mulheres têm um risco maior” de contrair esse câncer precocemente.

O câncer de cólon é a segunda causa mais comum de mortes relacionadas ao câncer entre as pessoas nos EUA. Na verdade, espera-se que cause cerca de 52.000 mortes em 2023. E embora haja uma curva descendente no câncer colorretal entre pessoas com mais de 50 anos, é o oposto para as pessoas abaixo de 50.

“Na minha prática, se você pegar a idade média de todos os meus pacientes, a idade média de todos os meus pacientes com câncer GI é 68. E, no entanto, 1 em cada 7 dos meus pacientes é um adulto jovem com câncer colorretal e Eu vejo mais mulheres do que homens”, diz Lewis.

Então, qual é a causa desse rápido aumento de casos? Os especialistas não sabem ao certo. Mas o estilo de vida e os fatores ambientais em mudança nos últimos tempos podem ter um papel a desempenhar.

Isso pode incluir:

  • Obesidade e sobrepeso
  • Estilo de vida sedentário
  • Fumar
  • Beber muitas bebidas alcoólicas
  • Dietas com baixo teor de fibras
  • dietas ricas em gordura
  • Comer muitas carnes processadas
  • Bactérias intestinais
  • Inflamação

De acordo com o National Cancer Institute, se você é obeso, tem 1,3 vezes mais chances de ter câncer de cólon.

A maioria das pessoas não apresenta sintomas perceptíveis durante os estágios iniciais do câncer de cólon. Mas a ironia é que é facilmente tratável durante esse período.

Lewis diz que você conhece bem o seu corpo. Portanto, fique de olho em quaisquer sintomas “fora de proporção”.

Sinais e sintomas de câncer de cólon podem incluir:

  • Uma mudança consistente em sua rotina intestinal, como diarreia, constipação ou uma consistência diferente de suas fezes
  • Sangue nas fezes (sangramento retal)
  • Dor de estômago ou desconforto, como cólicas, gases, inchaço ou dor
  • Você não sente como se tivesse esvaziado seus intestinos completamente.
  • Fraqueza ou fadiga
  • Perda de peso inexplicável

Infelizmente, Lewis observa que “você nunca é jovem demais para ter câncer”. Especialmente câncer de cólon.

Se notar estes sinais, fale com o seu médico assim que possível. Anote todos os padrões que você pode ter notado. Além disso, se você tiver um histórico familiar de câncer de cólon, não deixe de mencioná-lo durante a consulta médica.

De acordo com Lewis, quaisquer sintomas relacionados ao intestino que “não parecem se encaixar no que você entende sobre seu corpo e seu ciclo, isso merece investigação”.

Mas ele também reconhece que é muito comum os médicos descartarem suas preocupações, como sangue nas fezes, como “apenas hemorróidas” ou, para as mulheres, como um “problema ginecológico”.

Então o que você pode fazer? Lewis insiste que os jovens adultos, especialmente as mulheres, devem se defender.

“A, você é o especialista, o especialista em conteúdo, em seu próprio corpo. Você sabe quais padrões são anormais para você e deve levá-los ao atendimento médico. B, você deve conhecer sua história familiar. Há absolutamente um componente aqui de hereditariedade”, diz ele.

Se você tiver um histórico familiar, como regra geral, seu médico calculará a idade da pessoa mais jovem de sua família com câncer de cólon e subtrairá 10 anos dessa idade. Essa é a idade ideal para começar a fazer exames de câncer de cólon.

Se você tem risco médio, comece a fazer colonoscopias anuais quando completar 45 anos.

Há coisas que você pode fazer para assumir o controle e reduzir suas chances de câncer de cólon. Primeiro, faça o exame quando se tornar elegível ou notar os primeiros sinais de câncer de intestino.

A colonoscopia é um dos melhores procedimentos de triagem disponíveis para cortar o câncer pela raiz e impedir que ele cresça ou se espalhe em seu intestino.

Para obter um, você precisará consultar um colonoscopista. Isso geralmente é um gastroenterologista – um especialista em intestino – ou um cirurgião geral.

Durante o procedimento, eles inserem um tubo flexível com uma câmera iluminada na ponta no intestino grosso. Se virem um pólipo – um tipo de pedaço extra de tecido que cresce como uma marca de pele dentro do seu corpo – eles o removerão.

“Você interrompeu a trajetória da doença daquele pólipo. Não pode se tornar câncer se for removido do seu corpo”, diz Lewis. “Então, para resumir, conheça a si mesmo, conheça sua família e saiba a idade em que deve começar a triagem.”

Além disso, você deve:

  • Comer uma dieta bem equilibrada com alimentos integrais, frutas e legumes.
  • Adicione grãos integrais e fibras às suas refeições.
  • Diminua ou pare de fumar.
  • Encontre maneiras de ser mais ativo fisicamente. Você pode começar com caminhadas regulares e progredir para exercícios mais rigorosos.
  • Limite a quantidade de álcool que você consome.
  • Coma menos carne vermelha e alimentos processados ​​em geral.
  • Tome suplementos de cálcio e vitamina D se tiver deficiência. Estudos demonstraram que isso pode diminuir o risco de câncer de cólon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *