CDC investiga surto de Salmonella ligado à farinha
Por Cara Murez
HealthDay Repórter
SEGUNDA-FEIRA, 3 de abril de 2023 (HealthDay News) – As autoridades de saúde dos EUA estão investigando um Salmonella Infantis surto que provavelmente está ligado à farinha crua. Não está claro qual marca de farinha é a culpada.
Investigadores dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças e Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA identificaram 12 doenças e três hospitalizações ocorrendo em 11 estados.
As doenças relatadas começaram em 6 de dezembro e continuaram até 13 de fevereiro. A maioria dos doentes é do sexo feminino e varia de 12 a 81 anos.
O número real de pessoas infectadas neste surto pode ser muito maior do que o relatado, já que muitas pessoas se recuperam sem tratamento médico ou não fazem o teste de Salmonella. Também leva de três a quatro semanas para determinar se uma pessoa doente faz parte de um surto, disse a agência de saúde.
Até agora, os estados com doenças conhecidas incluem Oregon, Califórnia, Nebraska, Minnesota, Iowa, Missouri, Illinois, Ohio, Tennessee, Virgínia e Nova York.
Entre as sete pessoas que os investigadores entrevistaram, seis relataram comer massa ou massa crua. A farinha era o único ingrediente comum e os investigadores estão trabalhando duro para identificar a marca.
Para se manter seguro, não coma ou brinque com farinha, massa ou massa não cozida, adverte o CDC, observando que qualquer farinha crua – ou não cozida – pode conter germes como Salmonella.
As autoridades de saúde ofereceram alguns outros conselhos:
- Siga a receita ou as instruções da embalagem para cozinhar ou assar a farinha.
- Use a temperatura e o tempo de cozimento indicados na receita ou instruções.
- Compre farinha tratada termicamente para usar em receitas de massinha caseira. As crianças podem ficar doentes ao manusear massa crua usada para artesanato ou brincar de massinha.
- Use água morna e sabão para lavar as mãos e todas as tigelas, utensílios e superfícies que tocaram a farinha crua.
- Mantenha a farinha crua, a massa e a massa separadas dos alimentos que não serão cozidos.
- Chame imediatamente um médico se você ou seu filho tiverem diarreia e febre acima de 30°C, diarreia por mais de três dias que não melhora, diarreia sanguinolenta ou tanto vômito que você não consegue reter os líquidos.
Também chame o médico se tiver sinais de desidratação, como não fazer muito xixi, boca e garganta secas ou sentir tonturas ao se levantar.
Os sintomas da infecção por Salmonella incluem diarréia, febre e cólicas estomacais. Estes geralmente começam entre seis horas e seis dias após a ingestão da bactéria.
A maioria das pessoas se recupera sem tratamento após quatro a sete dias.
Crianças com menos de 5 anos, adultos com mais de 65 anos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido podem apresentar doenças mais graves que requerem tratamento médico ou hospitalização.
Mais Informações
A Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA tem mais informações sobre infecções por salmonela.
FONTE: Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, comunicado à imprensa, 30 de março de 2023