Chefe de arbitragem da Premier League revela por que o áudio do VAR não é reproduzido ao vivo durante as partidas
O diretor de arbitragem da PGMOL, Howard Webb, revelou por que o áudio e a filmagem ao vivo entre os árbitros assistentes de vídeo e os árbitros em campo não são permitidos durante os jogos da Premier League.
Em uma tentativa de fornecer mais transparência em torno do VAR, Webb se juntou a Jamie Carragher e Gary Neville no Monday Night Football da Sky Sports para discutir várias decisões envolvendo a tecnologia da atual temporada da Premier League.
Em imagens inéditas, os que assistiram pela TV tiveram um vislumbre por trás da cortina sobre o funcionamento interno do VAR, com conversas detalhadas entre os árbitros apresentadas para destacar como uma decisão é tomada.
Fãs e especialistas têm pedido maior transparência nas decisões importantes nos jogos, algo que Neville perguntou a Webb: “Os fãs precisam ver isso, não precisam? Precisamos ver isso e os jogadores precisam ver isso.
“O que será necessário para você – onde os fãs não gostam de uma decisão – liberar as filmagens de forma transparente das grandes decisões?
“Se você divulgar a filmagem naquela noite, provavelmente esclareceria se foi um erro humano. Isso pode acontecer na próxima temporada?”
Em resposta, Webb disse que o PGMOL está considerando lançar conversas sobre as principais decisões do VAR no futuro e explicá-las em formatos semelhantes aos vistos no MNF.
Ao discutir a possibilidade de o áudio do jogo ser disponibilizado ao vivo para as pessoas que assistem na TV ou mesmo no estádio, Webb afirmou que simplesmente não é uma opção no momento.
“Obviamente, isso é algo novo. Estamos dando um pequeno passo à frente e, na próxima temporada, procuraremos fazer mais do mesmo”, disse ele.
“Não podemos jogar ao vivo no jogo. Isso não é permitido dentro das leis do jogo. A FIFA não permite que seja jogado fora durante o jogo. Quem sabe onde isso pode ir no futuro? Mas nada nos impede de fazer o que estamos fazendo esta noite e mostrar essa informação mais tarde.
“Espero que esta noite tenha sido um bom insight, pois revelamos como os oficiais se comunicam e alguns dos fundamentos por trás das decisões. Daqui para frente, queremos fazer mais do mesmo.”