CLASSIFICADO! Os 10 melhores jogadores do Newcastle de todos os tempos
De volta à Liga dos Campeões após uma ausência de 20 anos, o Newcastle está lutando pela grandeza mais uma vez – e uma nova geração de jogadores pode imitar alguns dos grandes nomes do passado do clube.
Grandes troféus podem ter escapado deste famoso clube antigo desde a década de 1960, mas grandes jogadores não – nem antes daquela longa, longa seca de troféus, aliás.
Alguns verdadeiros ícones do futebol surgiram em preto e branco ao longo das décadas, conquistando o sempre leal Exército Toon com heroísmo de goleiros, exibições defensivas sólidas, dinamismo no meio-campo e forma prolífica na frente do gol.
Aqui, QuatroQuatroDois vasculha os livros de história para tentar determinar os 10 maiores jogadores do Newcastle de todos os tempos…
10. Malcom Macdonald
A carreira de Malcom Macdonald no Newcastle foi relativamente curta – ele passou cinco temporadas no St. James ‘Park – mas ele conseguiu marcar gols suficientes (138) para ainda ser classificado como o quinto maior artilheiro de todos os tempos dos Magpies.
Contratado do Luton em 1971, Macdonald não perdeu tempo e conquistou o Toon Army, marcando um hat-trick em sua estreia em casa contra o Liverpool – o que certamente foi um sinal do que estava por vir: o internacional da Inglaterra por 14 partidas marcou pelo menos 24 gols em cada uma de suas cinco campanhas no Newcastle.
9. Paul Gascoigne
A Inglaterra produziu poucos jogadores de futebol mais divertidos do que Paul Gascoigne – que estreou no time principal do Newcastle pouco mais de um mês antes de completar 18 anos, tendo capitaneado os Magpies até a vitória na FA Youth Cup de 1984/85.
Problemas fora do campo significavam que PegaA carreira de James nunca foi tão espetacular quanto deveria – mas seu tempo em Tyneside é lembrado com carinho – especialmente sua excelente campanha de 1987/88, que garantiu a ele uma transferência recorde britânica de £ 2,2 milhões para o Tottenham.
8. Rob Lee
Rob Lee foi promovido à primeira divisão em sua primeira temporada no Newcastle – e passou a década seguinte vestindo o icônico kit preto e branco, desempenhando um papel fundamental no meio-campo para o time ‘Entertainers’ de Kevin Keegan.
Internacional por 21 vezes pela Inglaterra – pela qual atuou na Copa do Mundo de 1998 – Lee acumulou 267 jogos na Premier League pelo Newcastle, colocando-o em quarto lugar na lista de todos os tempos do clube na competição.
7. Shay Dado
Um dos goleiros de destaque da era da Premier League, ninguém foi mais útil para o Newcastle do que Shay Given.
Nenhum goleiro fez mais aparições pelo Newcastle do que as 463 de Given – o que o coloca em terceiro lugar entre os jogadores em todas as posições que já jogaram pelo clube – e ninguém jogou mais vezes na Europa pelos Magpies do que o irlandês seguro (54) .
6.Kevin Keegan
Kevin Keegan fez menos de 100 partidas pelo clube que viria a comandar – mas 85 jogos foi tudo o que ele precisou para consolidar seu lugar entre os maiores jogadores de todos os tempos do Newcastle em campo.
Depois de marcar 49 gols em duas temporadas com os Magpies, o vencedor da Bola de Ouro de 1978 e 1979 encerrou sua carreira de jogador no St. equipe Blacktown City no ano seguinte.
5. Bobby Moncur
Bobby Moncur vestiu a camisola do Newcastle pela última vez em 1974 – mas, quase meio século depois, o lendário defesa continua a ser o último capitão do clube a erguer um grande troféu: a Taça das Cidades com Feiras de 1968/69.
É uma honra que o ex-internacional escocês – que também jogou pelo Sunderland, arquirrival do Newcastle – preferiria não ter: “Estou em um clube no qual realmente não quero estar”, admitiu antes dos Magpies. ‘ Carabao Cup derrota final para o Manchester United em fevereiro.
4. Peter Beardsley
Os dribles complicados de Peter Beardsley são um elemento básico do Anos da Premier League episódios dos anos 90 – uma grande parte da qual o ex-atacante da Inglaterra passou com o Newcastle – tendo anteriormente trocado seu clube de infância pelo Liverpool em 1987.
Um dos principais ‘Entertainers’ do criador Keegan depois de voltar aos Magpies em 1993, Beardsley fez 185 jogos na Premier League pelo Newcastle e esteve envolvido em 91 gols – marcando 58 e dando assistência em mais 33.
3. Hughie Gallacher
Já se passou quase um século desde que o Newcastle foi o último campeão da Inglaterra – e Hughie Gallacher foi um membro integrante da equipe campeã de 1926/27, marcando 36 gols ao longo da campanha, ainda um recorde do clube em gols na liga em uma única temporada.
Gallacher marcou 143 gols em 174 partidas em cinco anos com o Newcastle, antes de partir para o Chelsea – e ele foi ainda mais prolífico para a Escócia, marcando 24 gols em 20 partidas.
2. Jackie Milburn
Carinhosamente conhecido como Wor JackieOs gols de Jackie Milburn ajudaram o Newcastle a três triunfos na FA Cup durante a gloriosa década de 1950 do clube.
Nascido em uma família de jogadores de futebol em Ashington, Northumberland, Milburn passou quase toda a sua carreira no Newcastle, marcando 200 gols em 14 temporadas no St. James ‘Park – mais do que qualquer jogador na história dos Magpies, exceto Alan Shearer.
Honrado por ter um estande com o seu nome (e uma locomotiva a vapor – como você faz …), e nada menos que três estátuas encomendadas, o legado deste verdadeiro titã do esporte de Tyneside dificilmente poderia ser mais garantido para durar.
1. Alan Shearer
Alguma vez seria mais alguém no topo desta lista? Poucos contestariam que o herói da cidade, Alan Shearer, é o maior jogador do Newcastle de todos os tempos – e um dos maiores jogadores da era da Premier League.
A lenda Toon virou Partida do dia o especialista ainda detém o recorde de gols de todos os tempos da Premier League com impressionantes 260 gols (e 200 para o Newcastle ao todo) – e com Harry Kane potencialmente a caminho do Bayern de Munique, ainda pode demorar algum tempo até que Shearer nos supere.
Shearer nunca ganhou um grande troféu durante sua carreira no Newcastle, mas não há como negar o impacto que ele teve em alguns times realmente excelentes do Newcastle – estrelando sob o comando de nomes como Kevin Keegan e Sir Bobby Robson, lendas do St. James ‘Park.