Classificado! Os 10 melhores zagueiros do mundo
Quem é o melhor zagueiro do mundo? Temos certeza de que você tem uma ideia.
É uma parte difícil do campo para julgar. Talvez alguns defensores sejam melhores do que parecem e simplesmente joguem em um sistema difícil – enquanto outros não são necessariamente os melhores jogadores, mas protegidos pelo formato de sua equipe.
Bem, analisamos o que há de melhor no momento – e chegamos a um pedido…
Classificado! Os 10 melhores zagueiros do mundo
10. Cristian Romero (Tottenham)
Persistente. Esperto. Resoluto.
Estes são todos os adjetivos usados para descrever a forma como Cristian Romero aborda o futebol, mas não conta metade da história.
Enquanto Romero é um típico Argie – constantemente eliminando jogadores adversários – ele também é um zagueiro excepcional que ajudou a transformar a sorte do Tottenham no ano passado. O jogador de 24 anos é rápido, forte e tão confortável em desafiar uma bola no ar quanto em seus pés.
Sintetizando o estilo determinado e disciplinado de Antonio Conte, Romero simplesmente adora defender e se diverte em qualquer oportunidade que tem de interceptar passes ou deixar um adversário esparramado no chão após um tackle violento.
9. Eder Militão (Real Madrid)
Apesar de ter de dividir responsabilidades como zagueiro com o recém-chegado Antonio Rudiger, Eder Militão continua impressionando sempre que é chamado. Um zagueiro forte, com um salto impressionante e atacando a bola com determinação, o brasileiro complementa David Alaba perfeitamente no coração deste time do Real Madrid.
Bicampeão da Liga dos Campeões e da La Liga, Militao foi uma grande parte do sucesso dos Los Blancos na última temporada. Ele raramente é pego com bolas atrás e, se for, suas corridas de recuperação regularmente permitem que ele volte para o lado do gol e defenda a bola adequadamente novamente.
8. Dayot Upamecano (Bayern de Munique)
Dayot Upamecano está se tornando cada vez mais um líder na linha de defesa do Bayern de Munique e tem sido a primeira escolha de Julian Nagelsmann como zagueiro nesta temporada.
Uma figura imponente, Upamecano é atleticamente e fisicamente insuperável, enquanto sua consciência tática e tomada de decisão estão melhorando continuamente jogo a jogo. Com apenas 23 anos, o francês poderia dominar os atacantes da oposição nos próximos anos.
7. Virgil van Dijk (Liverpool)
Anteriormente o indiscutível melhor zagueiro do mundo, nesta temporada Virgil van Dijk falhou em cumprir os padrões ridículos que estabeleceu na última meia década. No entanto, suas qualidades certamente não diminuíram, e o Liverpool ainda conta com a presença do holandês em alguns dos maiores jogos do futebol mundial.
Van Dijk transformou o Liverpool em uma força imparável quando veio do Southampton em 2018, e seu ritmo, inteligência e capacidade de comandar a defesa certamente não foram perdidos em seu jogo. Ele pode não estar apresentando suas capacidades atualmente, mas Van Dijk, sem dúvida, retornará aos seus altos padrões no devido tempo.
Sobre isso não há dúvida.
6. Guilherme Lilina (Arsenal)
William Saliba se encaixou direto no centro da defesa do Arsenal e está atuando em um nível incrivelmente alto, suas exibições quase perfeitas na primeira parte da temporada 2022-23.
O jovem jogador do ano da Ligue 1 na última temporada é agressivo em sua defesa, mas mantém a compostura com a bola em situações frenéticas. Basta observar seu gol enrolado com o pé mais fraco contra o Bournemouth em agosto para provar isso.
Com apenas 21 anos, Saliba está consolidando seu lugar na seleção principal da França e representou tudo de positivo no impressionante início de campanha do Arsenal na Premier League.
5. Kim Min-jae (Napoli)
Contratado do Fenerbahçe no verão para substituir Kalidou Koulibaly, que estava indo para o Chelsea, Kim Min-Jae começou sua carreira no Napoli com consistência infalível, já que o time de Nápoles impressiona no topo da Série A e da Liga dos Campeões.
Uma figura confiável no coração da defesa do Napoli, o jogador de 25 anos é um grande leitor do jogo e regularmente usa sua compreensão para interceptar passes para os atacantes adversários. Ele também se sente confortável em trazer a bola para fora da defesa, progredindo na posse de bola de sua equipe em direção às estrelas do ataque do Napoli.
Apesar de ingressar apenas em julho, Kim já está sendo cotado para uma mudança para alguns dos clubes de elite da Europa.
4. Antonio Rudiger (Real Madrid)
Entrar em um time vencedor da Liga dos Campeões e afirmar sua autoridade na defesa central nunca é fácil, mas Antonio Rudiger encarou o desafio como um pato na água.
Embora tenha tido que dividir as responsabilidades de jogo com Eder Militão, Rudiger parece ser o parceiro preferido de Carlo Ancelotti para David Alaba na defesa do Real Madrid. Um batedor rápido como um raio, que lê o jogo de forma sublime e carrega a bola para a frente com uma intenção implacável, Rudiger também provou sua versatilidade nesta temporada, ocasionalmente atuando como zagueiro para ver os jogos.
3. Ruben Dias (Manchester City)
Ruben Dias passou despercebido no início da temporada, seu companheiro de equipe no Manchester City marcando uma quantidade desconcertante de gols do outro lado do campo, roubando todas as manchetes.
Mas o zagueiro português ainda está produzindo exibições excepcionais na defesa do City, uma presença formidavelmente imbatível que oferece o aço e a segurança que permitem aos jogadores do City correr em busca de gols.
Calmo com a bola, Dias também é supremo posicionalmente e confortável na defesa de situações de um contra um – uma característica essencial para equipes de Pep, onde os zagueiros costumam ficar expostos a contra-ataques.
2. Marquinhos (PSG)
Com Messi, Mbappé e Neymar permitidos licença livre no topo do campo, o Paris Saint-Germain teve que contar com seu sempre confiável capitão Marquinhos para reprimir os ataques montados através dos enormes buracos deixados pelos atacantes do time.
O defesa-central brasileiro tem estado imperioso desde que herdou a braçadeira de Thiago Silva no início da época 2020/21. Marquinhos é uma rocha para os campeões franceses, marcou mais gols desde que se tornou capitão e seu posicionamento, fisicalidade e capacidade de passe são absolutamente excelentes.
1. David Elogia (Real Madrid)
David Alaba não é apenas um dos melhores zagueiros do mundo, ele é um dos melhores zagueiros, um bom meio-campista, um bom lateral-esquerdo… inferno, dê a ele algumas luvas e ele provavelmente manteria um ficha limpa também.
O austríaco sempre esteve presente na linha de defesa que levou o Real à glória na La Liga e na Liga dos Campeões na última temporada, e começou a nova campanha tão forte quanto terminou a última.
Tal é sua habilidade notável, Alaba é tanto uma ameaça de gol quanto forte em manter a bola fora de sua própria rede, criando chances para seus companheiros com um excelente alcance de passe e compostura ao iniciar a posse de bola, muitas vezes sob pressão na parte de trás.