Classificado! Os 100 melhores estádios do mundo
Pronto para visitar um século dos melhores estádios do mundo?
Bem aqui em QuatroQuatroDois, passamos todas as horas acordados discutindo sobre os melhores terrenos da Terra – no escritório, nos pubs, até mesmo ao lado de outros torcedores nos assentos do estádio. Este compêndio começou a vida originalmente oito anos atrás, na verdade – antes de alguns desses locais realmente existirem. Em seguida, chegamos a 100-5 nesta lista antes de passar o bastão para você: o FFT Twitter os seguidores escolheram a ordem dos quatro primeiros, pois entregamos o poder.
Julgamos em cinco critérios: história; atmosfera; capacidade; arquitetura e meio ambiente; e aquele “fator uau” quase indefinível, mas visceralmente óbvio. Resumindo, quão desesperadamente os torcedores de futebol gostariam de ir para lá?
Nós até combinamos este fantástico PDF da lista completa também – para que você também possa começar a peregrinação do jogador final.
Você pode não concordar com todas as inclusões ou preferências, mas esperamos que encontre muito para aproveitar e se encantar com esses recursos. É justo dizer que todos nós aprendemos algo novo e ganhamos alguns destinos em potencial, dependendo do acordo dos sócios e gerentes do banco.
O que criamos é uma lista definitiva de onde ir no Planeta Terra para se perder por 90 minutos (mais tempo adicional e, em alguns casos, o evento de prorrogação e tiroteio). Desde os melhores ingressos de futebol até as experiências mais bonitas, inspiradoras e simplesmente únicas possíveis no esporte… aqui estão os melhores estádios do mundo.
Os 100 melhores estádios do mundo, segundo a FourFourTwo
100. Kenilworth Road
📍 Luton, Inglaterra
🏠 1905
🏟 10.356
Luton Town está procurando um novo lar desde 1955 – mas parece que não consegue se livrar de seu amor por Kenilworth Road.
De maneira bastante famosa, a entrada decididamente peculiar do Oak Stand leva os fãs para cima e para os jardins vizinhos, embora os camarotes executivos ao longo de uma linha lateral tenham sido removidos após a promoção do clube à Premier League. Uma mistura incompatível de terraços convertidos, assentos ocultos e uma arquibancada alegre paralela à estrada atrás dela. Há muito caráter aqui – será uma pena quando o clube se mudar para uma nova casa daqui a alguns anos. – RD
99. O Flutuador
📍 Marina Bay, Singapura
🏠 2007
🏟 27.000
Consistindo de uma plataforma de aço instalada na Marina Bay de Cingapura, o The Float foi inicialmente concebido como uma estrutura temporária, mas desde então os planos começaram a torná-la permanente. Embora não tenha sediado nenhuma partida de alto nível, o The Float é verdadeiramente único, com 27.000 fãs sentados ao longo da costa. Um local ao ar livre multifuncional, ele recebe regularmente o Desfile do Dia Nacional de Cingapura, bem como outros eventos esportivos e musicais.
Felizmente, há muitas redes envolvendo o campo sempre que um jogo é jogado, então não se preocupe – as bolas de futebol não são constantemente lançadas na água ao redor.
98. Estádio Etihad
📍 Manchester, Inglaterra
🏠 2004
🏟 55.000
Havia muito o que amar naquele antigo esteio mancuniano, Maine Road, mas você não encontrará muitos Blues reclamando do Etihad – originalmente construído para os Jogos da Commonwealth de 2002 antes de receber uma bela reforma para o futebol.
É agradável à vista com suas entradas/saídas em estilo San Siro e mastros e cabos de aço. Ele impulsionou o poder aquisitivo do City ao, pelo menos em um ponto, se posicionar como o terceiro maior estádio da Premier League: a reforma do South Stand adicionou outros 7.000 assentos. Mais importante de tudo, está no centro de uma enorme regeneração para toda a área. – NM
97. Estádio Henningsvaer
📍 Lofoten, Noruega
🏠 2000
🏟 500
Seriamente espetacular, o Henningsvaer Stadion foi criado nivelando a sólida camada rochosa em que se encontra, com o mar da Noruega a poucos metros da linha lateral. Localizado na vila das Ilhas Lofoten, na costa norte da Noruega, sem dúvida não haveria lugar melhor no mundo para jogar futebol.
Embora não tenha arquibancadas e só possa receber times amadores, as vistas panorâmicas que oferece são espetaculares. Você seria perdoado por não manter os olhos na bola enquanto jogava aqui, com certeza. – RD
96. Estádio Austrália
📍 Sydney, Austrália
🏠 1996
🏟 82.5000
Construído para as Olimpíadas de Sydney em 2000, o Stadium Australia abriu com muito alarde em março de 1999 com uma série de eventos de alto nível. A cidade estava inundada de boa vontade e orgulho em um estádio que comportava nada menos que 110.000 pessoas e que rapidamente começou a registrar novos recordes mundiais de público na liga de rúgbi e na união de rúgbi.
Esse orgulho atingiu níveis sem precedentes quando Sydney sediou o que foi anunciado como “a melhor Olimpíada de todos os tempos” pelo ex-chefe do Comitê Olímpico Internacional, Juan Antonio Samaranch. – JD
95. Estádio Internacional King Fahd
📍 Riyadh, Arábia Saudita
🏠 68.752
🏟 1982
Construído em 1987 a um custo preguiçoso de US$ 510 milhões (£ 330 milhões), o King Fahd apresenta uma das estruturas de telhado mais icônicas do futebol mundial – uma área de superfície de 47.000 metros quadrados, sustentada por 24 enormes pilares que lembram uma tenda beduína e é ideal para manter o calor do deserto sob controle. Dois anos após sua construção, o estádio foi palco da final do Campeonato Mundial Juvenil da FIFA e, em 2014, sediou a segunda mão da decisão da Liga dos Campeões da Ásia, onde o time australiano do Western Sydney Wanderers conquistou o título em uma partida selvagem com alegações de cabeçadas e cuspir. Igualmente dramático, provavelmente haverá uma final da Copa do Mundo mais cedo ou mais tarde, certo? – SM
94. Mane Garrincha
📍 Brasília, Brasil
🏠 1974
🏟 72.788
Batizado em homenagem ao ex-grande brasileiro Garrincha, o estádio foi originalmente chamado de Estádio Governador Hélio Prates da Silveira quando foi construído pela primeira vez, em homenagem ao governador Hélio Prates da Silveira. Quando Garrincha faleceu em 1983, com apenas 49 anos, as autoridades o renomearam em sua homenagem.
Desde então, passou por uma reconstrução completa, sendo o elemento mais característico do estádio os 288 pilares que formam o exterior e sustentam a cobertura circular. Reformado a um custo de US$ 900 milhões, é o terceiro estádio de futebol mais caro do mundo, recebendo sete jogos da Copa do Mundo de 2014 e vários jogos de futebol das Olimpíadas de 2016 também. – RD
93. O Covil
📍 Millwall, Inglaterra
🏠 1993
🏟 20.146
O mais antigo dos ‘novos’ estádios para todos os lugares construídos após o Taylor Report – e também o mais próximo do centro de Londres – o Den deu continuidade ao infame Millwall Roar, sinônimo de seu antecessor. Há uma ótima atmosfera para os grandes jogos… principalmente quando o West Ham ou o Leeds estão na cidade.
Ao contrário de outros novos terrenos, porém, nenhum dos quatro cantos do terreno é preenchido, aumentando ainda mais a atmosfera incomparável ao longo dos 90 minutos. The Den também dobrou como a casa do time fictício Harchester United da Sky One em céu um bater, Time dos sonhos. – RD
92. Estádio da Cidade do Cabo
📍 Cidade do Cabo, África do Sul
🏠 2007
🏟 57.367
Anteriormente conhecido como Green Point Stadium, o impressionante campo de futebol da Cidade do Cabo foi um dos locais criados especificamente para a Copa do Mundo de 2010. Na verdade, ele sediou oito partidas de qualidade variada durante o torneio, desde a vibrante vitória da Holanda por 3 a 2 na semifinal sobre o Uruguai, passando pela goleada de Portugal por 7 a 0 sobre a Coreia do Norte, até o monótono empate de 0 a 0 da Inglaterra com a Argélia.
A nova arena agora oferece a uma das maiores cidades do mundo um excelente local para eventos esportivos e musicais de primeira classe, não muito longe da popular área de V&A à beira-mar e claramente visível da Table Mountain, que oferece um cenário deslumbrante. O problema é que, como muitos estádios de exibição, ele precisa se pagar depois disso; o conselho local tentou atrair a equipe de rúgbi da Província Ocidental como inquilinos âncora, mas após quatro anos de negociações, o negócio fracassou. – GM
91. Red Bull Arena
📍 Harrison, Estados Unidos
🏠 2010
🏟 25.000
A MLS realmente começou a funcionar assim que os times abriram estádios específicos para futebol, em vez de chacoalhar em campos de beisebol ou campo de futebol mal ajustados. Os Red Bulls foram um dos primeiros a abrir caminho, em 2006, embora tivessem que esperar mais quatro anos para se mudar oficialmente para seu estádio de $ 200 milhões em Harrison, Nova Jersey.
Não estar no coração de Nova York não impediu o clube de atrair torcedores para o estádio e, com a chegada do New York City FC, o Hudson River Derby é um espetáculo brilhante de se ver. – KH