Clive Mendonça admite que ‘queria assinar pelo Sunderland’ na temporada antes de seu hat-trick ajudar a afundá-los na maior final de play-off de todos os tempos
Clive Mendonça entrará para a história do Charlton Athletic por marcar um hat-trick na final do play-off da Primeira Divisão de 1998 contra o Sunderland, mas ele revelou que quase se juntou ao adversário na temporada anterior.
Antes da final, o Charlton venceu o Ipswich Town por 1 a 0 nas duas mãos da semifinal. Mendonça, o prolífico atacante do Charlton que marcou 25 gols no campeonato naquela temporada, não estava disponível para a segunda partida, no entanto, o inglês se limitou a uma agonizante observação do banco contra o Tractor Boys.
“Nunca fiquei tão nervoso em uma partida de futebol na minha vida”, lembra Mendonça a QuatroQuatroDois25 anos depois.
Um problema nas costas impediu Mendonça de escalar. No entanto, a contratação recorde de £ 700.000 estaria pronta para a final do play-off – para enfrentar o time que ele torcia desde a infância.
“Eu estava lutando com minhas costas, mas sabia que jogaríamos contra o Sunderland na final. Eu sou um rapaz do Sunderland. Nasci em Londres, mas me mudei para Sunderland quando tinha dois anos e fui criado lá.
“Fui para a escola em Sunderland; joguei pelo Sunderland Boys e Durham County; fui torcedor do Sunderland toda a minha vida. Em todos os times que joguei, o primeiro resultado que procurei foi o Sunderland. Todos os meus companheiros são Sunderland. Tudo o que sei.
Mendonça ingressou no Charlton no início daquela temporada vindo de Grimsby, que havia sido rebaixado da segunda divisão.
“Realmente, eu queria assinar pelo Sunderland”, ele admite. “Eu vim para Charlton, falei com Alan Curbishley e fiquei muito feliz com o que ele disse. Ouvi dizer que o Sunderland queria me contratar também, então disse a Curbs: ‘Acho que o Sunderland quer nos contratar, mas se isso não acontecer, assinarei com você’. Não aconteceu, então pensei: ‘Tenho que cuidar de mim – Charlton realmente me quer, então vou lá’.”
Parece que Mendonça também tomou a decisão certa. O tempo de jogo no nordeste pode ter sido limitado devido à parceria de Niall Quinn e Kevin Phillips na época, enquanto o Charlton acabou sendo promovido à Premier League às custas do Sunderland.
De fato, o Charlton venceu o Sunderland nos pênaltis na final do play-off da Primeira Divisão em 1998, um jogo considerado a melhor final do play-off de todos os tempos, depois de terminar em 4–4 após 120 minutos. Mendonça conseguiu um hat-trick na partida, embora desejasse que o Sunderland não tivesse que suportar o peso de suas façanhas de gols.
“Foi um prazer absoluto participar de um jogo como esse”, diz Mendonça. “Mas eu gostaria de ter feito isso contra qualquer outro time da liga. É apenas o destino, como funcionou. Não foi fácil. Algumas pessoas nunca aceitam isso, mas eu estava simplesmente fazendo meu trabalho da melhor maneira possível.”