Como fazer seu dinheiro durar quando você viaja (edição de 2023)
Ultima atualização: 10/07/23 | 10 de julho de 2023
Uma das perguntas mais comuns que me fazem sobre minha capacidade de viajar a longo prazo é como posso me dar ao luxo de viajar tanto. Eu sou rico? Mamãe e papai pagaram? Eu tenho um tio rico? Eu ganhei na loteria?
Antes de transformar este blog em um negócio, passei anos viajando pelo mundo fazendo uma coisa: controlar meus gastos.
Esse é realmente o segredo para viagens de longo prazo. Muito boa gestão de dinheiro.
Simples e chato.
Sim, você tem que economizar dinheiro antes de ir (ou trabalhar no exterior para continuar recarregando sua conta bancária), mas os viajantes de longo prazo são muito bons em administrar dinheiro porque você tem que fazer um recurso limitado (sua conta bancária) durar muito, muito tempo.
Quando comecei a viajar, belisquei cada centavo e economizei dinheiro sempre que pude. Embora às vezes eu gastasse dinheiro generosamente como se estivesse saindo de moda, compensava isso em outros dias ficando em casa e cozinhando macarrão. (Afinal, você viveu como um mendigo em casa para ir para a Austrália e não mergulhar na Grande Barreira de Corais? Claro que não! Você tem que viver um pouco às vezes!)
Mantive um diário do que gastei para poder acompanhar meus gastos e ter certeza de que estava dentro do orçamento. (Observação: adoro quando vejo viajantes mantendo um diário de gastos para acompanhar seu orçamento. Esses são os viajantes que acabam ficando dentro do orçamento!)
Enquanto estiver na estrada (assim como em casa), haverá circunstâncias imprevistas que afetarão suas economias, como voos perdidos, uma câmera perdida ou uma mudança de planos que fará com que você tenha que pagar mais pela acomodação (é por isso que você tem seguro de viagem para cobrir esses custos). Você não pode evitar esse tipo de coisa, mas pode estar preparado.
Para ajudá-lo a fazer seu dinheiro durar na estrada, aqui estão as estratégias que me ajudaram a fazer meu dinheiro durar:
1. Saiba no que você quer gastar dinheiro
Quando viajo, não gasto muito dinheiro com hospedagem, passeios ou transporte. Encontro o alojamento mais barato e vou a pé para todo o lado. Se eu precisar de carona, vou de transporte público ou de carona!
Mas vou gastar muito dinheiro com comida e bebida.
Por que?
Porque é isso que eu quero fazer!
Eu não belisquei centavos de volta para casa para poder voar para a Austrália e passar minhas noites assistindo Netflix, nem fui para a França apenas para cozinhar refeições em um albergue todas as noites.
Não eu não. Eu vim para comer e beber.
E estou disposto a dormir em dormitórios enormes, no chão, ou caminhar 11 quilômetros para garantir que tenho os fundos para fazer isso acontecer.
Saber com o que você deseja gastar o ajudará a criar um orçamento realista com base em seus desejos de viagem, para que você tenha dinheiro suficiente para o que deseja e não se sinta culpado por gastar com isso. Vejo muitos viajantes gastarem seu orçamento rapidamente porque, mesmo planejando fazer muitas atividades ou comer fora, não incluíram no orçamento.
2. Crie seu orçamento
Quando você conhece a si mesmo e com o que deseja gastar dinheiro, é fácil criar um orçamento que o cubra durante a viagem. É aqui que entra a pesquisa pré-viagem.
Quando comecei a planejar minha viagem em 2005, não havia muitas informações sobre viagens online. Passei muito tempo lendo guias e procurando qualquer informação que pudesse encontrar sobre preços. Montei uma planilha complexa de quanto gastaria por dia em vários lugares com base no quanto poderia economizar e no que encontrei online.
Hoje em dia, você não precisa ficar tão louco ao planejar sua viagem, porque há muita informação disponível online sobre preços. Você pode literalmente pesquisar no Google o preço de qualquer coisa que quiser!
Muitas vezes vejo viajantes serem pegos de surpresa por custos inesperados.
“Uau! Esse passeio é tão caro. Eu estraguei meu orçamento!” “Eu não esperava que as bebidas custassem tanto!” “Este lugar é mais caro do que eu pensava.”
Eu apenas balanço minha cabeça quando ouço esses comentários, porque são pessoas que claramente não fizeram nenhum planejamento.
Não seja como essas pessoas. Faça sua pesquisa, planeje com antecedência e evite as armadilhas que o levarão para casa muito mais cedo (e muito mais pobre) do que você deseja.
Meus guias de viagem para mais de 300 destinos são um bom ponto de partida.
Anote todas as coisas que deseja fazer, onde deseja fazê-las e quanto custarão. Contabilize sua alimentação, seguro, transporte, voos, acomodações, bebidas, atividades e qualquer outra coisa que considere relevante.
(Observação: não vou falar sobre como economizar para sua viagem neste post. Mas tenho toneladas e toneladas e toneladas de postagens sobre como fazer isso. Você pode encontrá-las aqui.)
3. Acompanhe todas as suas despesas
Enquanto estiver na estrada, você precisa controlar todas as suas despesas. As pessoas que precisam voltar mais cedo para casa são sempre as que não têm ideia de quanto dinheiro estão gastando na estrada.
Ao rastrear todas as despesas – desde dormitórios de albergue até aquele lanche que você comprou – você pode ver se está no caminho certo ou se está gastando demais (nesse caso, você pode corrigir seus gastos).
Isso é o coisa mais importante que você pode fazer para fazer seu dinheiro durar!
Se você fizer apenas uma coisa, controle seus gastos! Claro, você precisa se lembrar de fazer isso, e é fácil esquecer, mas fazer isso ativamente garantirá que você se torne um viajante econômico melhor e logo se tornará um hábito.
Você pode acompanhar tudo em um diário (Eu uso um caderno Moleskine) ou use um aplicativo como:
Sugiro rastrear suas despesas por algumas semanas em casa antes de sua viagem para adquirir o hábito. Dessa forma, quando você estiver na estrada, não parecerá uma tarefa árdua. Aqui estão alguns modelos de orçamento gratuitos que você pode usar para começar.
4. Viaje de graça
Como eu disse, fazer seu dinheiro durar é realmente definir seu orçamento, economizar dinheiro e controlar suas despesas na estrada. Mas outra ótima maneira de fazer seu dinheiro durar é não gastá-lo. E há muitas maneiras de fazer isso.
Primeiro, você sempre pode trabalhar quando viaja. Há muitos empregos disponíveis para viajantes. E você sempre pode trabalhar em uma fazenda via WWOOFing, que é uma ótima experiência cultural que muitos viajantes fazem.
Em segundo lugar, você pode usar a economia compartilhada para reduzir custos. Você pode ficar com as pessoas de graça, compartilhar viagens e muito mais. Os sites e aplicativos de economia de compartilhamento conectam os viajantes com os locais e contornam os tradicionais guardiões de viagens. Agora você só economiza dinheiro, mas conhece os locais!
Terceiro, use pontos e milhas. A melhor viagem é a viagem gratuita e acumular pontos e milhas pode permitir que você obtenha voos, transporte e acomodação gratuitos. Você pode fazer isso antes de viajar e durante a viagem por meio de seus gastos diários. Eu escrevi extensivamente sobre este tópico. É a maneira número um de viajar tanto por tão pouco. Baixe meu guia gratuito e saiba mais!
Seu orçamento durará apenas o tempo que você planejou. Se você planejar bem o seu orçamento, ele durará até o final da sua viagem. Não importa o que você faça, anote suas despesas!!! Manter o controle de suas despesas permitirá que você faça ajustes à medida que avança e garanta que seu dinheiro de viagem dure o tempo que desejar.
Ao planejar e rastrear como um ninja financeiro, essas coisas provavelmente não acontecerão. Isso significa mais dias na estrada, mais aventuras e mais experiências de viagem incríveis.
Quanto mais você se conhecer e montar um orçamento baseado nisso, mais tempo vai durar o seu dinheiro na hora de viajar!
Reserve sua viagem: dicas e truques logísticos
Reserve seu voo
Encontre um voo barato usando Skyscanner. É o meu mecanismo de pesquisa favorito porque pesquisa sites e companhias aéreas em todo o mundo, para que você sempre saiba que não há pedra sobre pedra.
Reserve sua acomodação
Você pode reservar seu albergue com Hostelworld. Se você quiser ficar em outro lugar que não seja um albergue, use Booking.com pois retorna consistentemente as tarifas mais baratas para pensões e hotéis.
Não se esqueça do seguro viagem
O seguro de viagem irá protegê-lo contra doenças, ferimentos, roubo e cancelamentos. É uma proteção abrangente caso algo dê errado. Eu nunca viajo sem ele, pois já tive que usá-lo muitas vezes no passado. Minhas empresas favoritas que oferecem o melhor serviço e valor são:
Quer viajar de graça?
Os cartões de crédito para viagens permitem que você ganhe pontos que podem ser trocados por passagens e acomodações gratuitas — tudo sem nenhum gasto extra. Confira meu guia para escolher o cartão certo e meus favoritos atuais para começar e ver as últimas melhores ofertas.
Pronto para reservar sua viagem?
Confira minha página de recursos para as melhores empresas para usar quando você viaja. Listo todos os que uso quando viajo. Eles são os melhores da classe e você não pode errar ao usá-los em sua viagem.