Como funciona o novo formato da Liga dos Campeões
A partir da temporada 2024/25, a UEFA Champions League passará para o “modelo suíço”, um novo sistema pensado para aumentar o drama, aumentar o número de equipas envolvidas e, claro, o dinheiro que ganha.
Mas como realmente funciona ter 36 times em uma enorme superligae por que isso está acontecendo?
Naturalmente, as mudanças aconteceram, em grande parte, por conta das receitas. Em sua forma atual, a Liga dos Campeões rende à UEFA cerca de € 3,5 bilhões todos os anos. No entanto, mais jogos equivalem a mais oportunidades comerciais, com os clubes mais ricos tendo uma chance maior de se classificar a cada ano.
Espera-se que os ganhos da Uefa apenas com a Liga dos Campeões aumentem para € 4,5 bilhões.
Levando o número total de equipes de 32 para 36 na Liga dos Campeões, a maior mudança será a transformação da tradicional fase de grupos para uma única fase da liga que inclui todas as equipes participantes.
Cada equipe jogará oito partidas, metade em casa e metade fora, com todas as oito ocorrendo em um período de dez semanas. Com essas equipes extras e jogos extras, o novo formato da Liga dos Campeões terá, portanto, 189 partidas em vez de 125.
As oito primeiras equipes da liga se classificarão automaticamente para a fase eliminatória, enquanto as equipes que terminarem em 9º a 24º competirão em um play-off de duas mãos para garantir seu caminho para as oitavas de final da competição. Os últimos oito lados são eliminados.
Clubes do mesmo país também têm a possibilidade de se enfrentar nas oitavas de final ou mesmo nas vagas do play-off, ao invés da atual estipulação das quartas de final.
A forma como as oitavas de final serão sorteadas também muda. Será totalmente semeado. Assim que as 16 equipes forem decididas pela qualificação, o caminho de cada equipe até a final ficará claro. Em teoria, isso mantém os melhores times separados até a final, com o primeiro e o segundo colocados em lados opostos do sorteio.
A competição renovada também significa que é provável que um quinto clube da Premier League compita na Liga dos Campeões, devido a quatro vagas extras adicionadas à competição em toda a Europa.
A UEFA anunciou que duas das quatro vagas irão para nações cujos clubes obtiveram o melhor desempenho coletivo na Europa na temporada anterior. Por exemplo, se essas novas regras tivessem sido aplicadas para esta campanha, as duas vagas extras teriam ido para clubes da Inglaterra e da Holanda.
De fato, em quatro das últimas cinco campanhas, um time da Premier League teria recebido uma das vagas adicionais.
Uma das outras vagas irá para o clube classificado em terceiro lugar no campeonato do país quinto colocado no ranking da federação nacional da UEFA (seria a França com base na classificação atual). Por que a quinta nação e não a terceira ou quarta?
Isso ocorre porque as nações terceira e quarta já têm seus quatro primeiros colocados na fase de grupos. A UEFA quer que as duas principais nações enviem cinco clubes e as três nações enviem quatro clubes, em vez das três principais nações enviarem cinco e a quarta enviar quatro, com a quinta apenas três. Você está acompanhando?
A última vaga extra do grupo da UCL irá para um campeão nacional, estendendo de quatro para cinco o número de clubes qualificados por meio do chamado “Caminho dos Campeões”.
Mais histórias da Liga dos Campeões
Classificados da fase de grupos da Liga dos Campeões 2023/24 confirmadoscom Manchester United, Arsenal e Real Madrid fora do Pote 1.
Desmistificando um dos maiores mitos da história do futebol que Franco Baresi e Paolo Maldini sofreram apenas 23 gols juntos como zagueiros.
Muito raramente! Manchester City garante sensacional tripla vitória com vitória na Liga dos Campeões em Istambul.