Como o filme de D&D acerta o tropo da família encontrada

Como o filme de D&D acerta o tropo da família encontrada

Dungeons & Dragons: Honra Entre Ladrões é o mais recente filme familiar de ação ao vivo de alto orçamento a chegar aos cinemas. Como o popular jogo de mesa Masmorras e Dragões – no qual o filme é baseado – segue um grupo de criaturas de fantasia (criadas e retratadas pelos jogadores) enquanto eles partem em algum tipo de missão. Se isso parece ter todos os ingredientes de uma história de aventura estrelada por uma série de personagens que se reúnem depois de levarem vidas diferentes, é porque geralmente acontece. Isso é algo que definitivamente leva adiante no filme, como Honra Entre Ladrões faz o tropo de “família encontrada” melhor do que praticamente qualquer outro sucesso de bilheteria na memória recente.

Enquanto a motivação do protagonista do filme (Chris Pine’s Edgin Davis, um bardo que virou ladrão) é trazer sua filha biológica para casa e reviver sua falecida esposa, a maior parte de seu tempo na tela é gasto com os outros ladrões que ele reuniu para ajudá-lo a fazer o trabalho. Há Holga de Michelle Rodriguez, um bárbaro que Edgin fez amizade logo após a morte de sua esposa, Simon de Justice Smith, um feiticeiro em ascensão que precisa aprender a utilizar melhor sua magia para que a missão seja bem-sucedida, e Doric de Sophia Lillis, uma druida que muda de forma que é novo na equipe reunida, mas se adapta rapidamente.

Quando Simon precisa dominar o poder do Elmo da Disjunção, ele tem uma visão de um de seus ancestrais dizendo que ele nunca será capaz de fazê-lo e passa horas e horas tentando provar o contrário. É somente quando ele se defende e ataca o dito ancestral que ele consegue assumir o controle do capacete. É digno de nota que enquanto seu familiar biológico está dizendo que ele não pode fazer isso, é Edgin quem o está encorajando a continuar tentando. É bastante discreto no filme, mas enquanto Edgin está tentando ter sua filha de volta, parece que ele pode ser uma espécie de pai substituto para Simon – com quem ele mostrou ter trabalhado em um bando de ladrões antes dos eventos principais. do filme – e possivelmente até Doric também, apesar de não conhecê-la por tanto tempo.

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Mas o exemplo mais proeminente de quão seriamente este filme leva seu elemento familiar encontrado vem em como as histórias românticas de Edgen e Holga são tratadas. Embora seja mostrado que os dois se conheceram logo após o término de seus respectivos relacionamentos (Holga recentemente se divorciou de um halfling), o filme deixa claro desde o início que esses dois não são nada além de platônicos e se apega a isso. Isso é revigorante, especialmente porque teria sido muito fácil para os cineastas usar o tropo de “melhores amigos para amantes”, já que eles são os únicos dois “adultos” na maior parte do filme. Além disso, ambos ainda precisam encerrar seus relacionamentos perdidos, mesmo depois de alguns anos.

Holga não quer ver o ex, mas isso se torna necessário quando o grupo tem que ir à sua terra natal para fazer um recado como parte da missão. Ela acaba tendo uma conversa agradável com ele, durante a qual ele compartilha suas esperanças de que mesmo que as coisas não tenham dado certo entre eles, ela encontrará a família que merece. Edgen não consegue ter uma conversa semelhante com sua falecida esposa, mas consegue se soltar e seguir em frente em um momento importante no final do filme.

Depois de várias grandes batalhas, todos os vilões foram derrotados, e tudo o que resta a fazer é usar a tão procurada tábua da ressurreição para trazer de volta Zia, a esposa de Edgen e mãe de sua filha, Kira. No entanto, Holga foi mortalmente ferida e Kira está perturbada. Um pouco mais cedo no filme, Edgin reconhece que a razão pela qual ele quer trazer Zia de volta não é porque ela era a mãe de Kira – Zia morreu quando Kira era um bebê, então ela não se lembra dela – mas porque ela era sua esposa. Então, ele percebe que Holga é a verdadeira figura materna de Kira. Talvez o título de tia seja mais apropriado, dada a relação entre ela e Edgin, mas mesmo assim o principal modelo feminino na vida de Kira.

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A escolha que Edge enfrenta aqui é salvar sua família nuclear – aquela pela qual ele lutou durante todo o filme – ou sua família encontrada. Uma vez que fica claro que para Kira, esta é sua família, a decisão é fácil. Este é um final incrível porque mostra que a família nuclear não é o fim da vida que todos devem aspirar a ter. Em um filme menor, Holga seria o grande sacrifício, aquela que se permite ser morta para retribuir Edgin por acolhê-la para que ele possa ter a vida que sempre quis (a implicação é que ele é o único com uma esposa e filho biológico, então ele “merece” viver mais do que ela). Mas Honra Entre Ladrões é sobre o significado da família encontrada, e se apega a isso.

Até o final reitera a importância do grupo central de ladrões que acompanhamos nas últimas duas horas. Eles estão todos juntos, prontos para mais aventuras, quando muitos outros filmes ficariam felizes em simplesmente fazer com que eles seguissem caminhos separados no final da história. Mas para os personagens de Honra Entre Ladrõesnão se trata apenas de fazer o trabalho, trata-se dos amigos — e até mesmo da família — que fizeram ao longo do caminho.

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